Realizações da UE

Relatório Geral sobre a Atividade da UE

Principais iniciativas e resultados alcançados pela UE no ano anterior

Relatório Geral sobre a Atividade da UE

Contexto

Quer saber o que a União Europeia (UE) alcançou em cada ano? Que progressos fez para concretizar as suas prioridades? Que medidas tomou para impulsionar o emprego, o crescimento e o investimento? Que medidas se adotaram no domínio da migração? E quais os benefícios que a UE trouxe aos seus cidadãos?

Através da consulta dos sucessivos Relatórios Gerais que têm sido, anualmente, publicados pela Comissão Europeia, pode obter resposta a estas e a muitas outras questões.

A UE em 2019

O Relatório Geral sobre a Atividade da UE em 2019 faz o ponto da situação sobre a forma como a UE cumpriu as dez prioridades definidas pela Comissão Juncker.

Para além dos resultados das Eleições Europeias, informe-se sobre as alterações mais importantes das instituições da UE, nomeadamente sobre as primeiras ações da nova Comissão Europeia, que tomou posse em dezembro de 2019, com destaque para o Pacto Ecológico Europeu anunciado pela sua presidente Ursula von der Leyen.

Este Pacto Ecológico procura fazer da Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050, criando postos de trabalho, cuidando do ambiente, melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

A edição de 2019 deste relatório mostra também a forma como a UE está a dar resultados para os cidadãos europeus, tendo a economia europeia registado, em 2019, o seu sétimo ano consecutivo de crescimento, o emprego atingido um nível recorde e o desemprego descido para 6,3%, o seu nível mais baixo desde o início do século. O Plano de Investimento para a Europa (Plano Juncker) mobilizou mais de 439 mil milhões de euros de investimentos em toda a Europa.

A UE também reafirmou a sua posição como líder comercial mundial, tendo entrado em vigor, em 2019, os acordos comerciais com o Japão e com Singapura. Foram, ainda, concluídas as negociações com vista a um acordo com o bloco comercial do Mercosul e assinou-se um acordo com o Vietname.

Relatório completo e Destaques

Para informações sobre estes e muitos outros temas, consulte, na íntegra, o Relatório Geral 2019 e os respetivos Destaques.    

Relatórios Gerais de anos anteriores

Consulte os Relatórios Gerais sobre a Atividade da UE em anos anteriores, através da pesquisa na Biblioteca digital Infoeuropa do CIEJD e/ou no Serviço das Publicações da UE.  

Documentos relevantes

Relatório Geral sobre a Atividade da UE em 2019
20.75 MB
Destaques do Relatório Geral sobre a Atividade da UE em 2019
4.55 MB