Relatório Geral sobre a Atividade da UE

Os feitos da UE ano após ano

Principais iniciativas e resultados alcançados

2020 | Relatório Geral sobre a Atividade da UE

Contexto

Quer saber o que a União Europeia (UE) alcançou em cada ano? Que progressos fez para concretizar as suas prioridades? Que medidas tomou para impulsionar o emprego, o crescimento e o investimento? Que influência teve o contexto em que foram tomadas determinadas decisões? E quais os benefícios que a UE trouxe aos seus cidadãos?

Através da consulta dos sucessivos Relatórios Gerais que têm sido, anualmente, publicados pela Comissão Europeia, pode obter resposta a estas e a muitas outras questões.

Conheça, seguidamente, o relatório mais recente.

A UE em 2020

A edição 2020 do Relatório Geral sobre a Atividade da UE, publicada pela Comissão Europeia em março de 2021, é marcada pela pandemia da doença da COVID-19, sendo, detalhadamente, descrita a resposta concertada da UE à crise sanitária e económica, com a indicação das ações empreendidas na Europa e em todo o mundo. Foram adotadas mais de 1 350 medidas para atenuar a crise e proteger vidas e meios de subsistência.

O orçamento da UE foi, desde logo, mobilizado ao máximo para prestar apoio financeiro direto aos Estados-Membros necessitados e, através da iniciativa SURE, foram aprovados, em 2020, mais de 90 mil milhões de euros de apoio financeiro para preservar o emprego e apoiar as famílias.

A UE chegou a acordo quanto a um orçamento de longo prazo reforçado para 2021-2027, bem como a um instrumento temporário de recuperação no valor de 750 mil milhões de euros (Próxima Geração UE). No seu conjunto, constituem o maior pacote de estímulo alguma vez financiado pelo orçamento da UE, no valor de 1,8 mil milhões de euros.

Nesse ano, a UE reuniu líderes mundiais em torno de uma resposta concertada ao coronavírus, com vista ao acesso universal a vacinas, a tratamentos e testes a preços acessíveis, ao reforço dos sistemas de saúde e ao apoio à recuperação económica mundial. Foram angariados quase 16 mil milhões de euros.

A Comissão celebrou acordos com seis empresas para garantir uma vasta gama de vacinas contra a COVID-19 seguras e eficazes para os cidadãos da UE, tendo a vacinação começado antes do final de 2020.

Paralelamente, a Comissão demonstrou a sua solidariedade para com os parceiros mundiais, contribuindo para o mecanismo COVAX que visa um acesso equitativo a vacinas contra a COVID-19 a preços acessíveis. Juntamente com os Estados-Membros da UE e o Banco Europeu de Investimento, foram afetados, até agora, mais de 2,2 mil milhões de euros à COVAX, o que faz da UE o seu maior doador desde o início.

O relatório mostra, igualmente, a forma como a UE cumpriu as suas principais prioridades políticas em 2020, incluindo progressos no sentido de tornar a Europa o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050, estimulando, simultaneamente, o crescimento, criando novos e mais empregos e melhorando o bem-estar das pessoas.

Com a Estratégia Digital Europeia, a UE anunciou novas iniciativas para fazer com que a transformação digital funcione para todos, contribuindo, quer para atingir os objetivos da UE em matéria de clima e para garantir que a Europa maximiza todo o seu potencial digital.

Em 2020, a UE lançou também muitas novas iniciativas que abrangem os cuidados de saúde, a integração social e a luta contra as ameaças à segurança europeia, tendo participado ativamente na realização de uma União da Igualdade.

Assistiu-se, ainda, a uma dinâmica crescente nas relações com África, com uma nova visão proposta para a futura parceria UE-África. A UE propôs, igualmente, uma nova agenda UE-EUA para uma mudança a nível mundial e concluiu negociações de princípio para um acordo global de investimento com a China.

Relatório de 2020 completo e versão interativa

Para informações sobre estes e muitos outros temas, consulte, na íntegra, o Relatório Geral sobre a Atividade da UE em 2020 e a respetiva versão interativa [en].    

Relatórios de anos anteriores

Consulte também os Relatórios Gerais sobre a Atividade da UE em anos anteriores, através da pesquisa na Biblioteca digital Infoeuropa do CIEJD e/ou no Serviço das Publicações da UE.  

2019 | Relatório Geral sobre a Atividade da UE

Principais iniciativas e resultados alcançados