Serviços

Serviços gratuitos, personalizados e especializados em assuntos europeus

Conheça os serviços da Biblioteca disponíveis para todos os utilizadores registados, em todo o país, de forma presencial e à distância.

Ver PDF
Serviços da Biblioteca
Índice

Os serviços prestados incluem a consulta e o empréstimo de documentos, com possibilidade de entrega domiciliária, e serviço de orientação e referência especializada. A Biblioteca Jacques Delors beneficia ainda de uma cooperação interbibliotecas com várias instituições de referência a nível nacional e europeu.

Serviços de Atendimento e Referência

A Biblioteca Jacques Delors presta um serviço gratuito e personalizado de orientação e apoio especializado aos utilizadores:

  • no esclarecimento de dúvidas relacionadas com assuntos europeus;
  • na otimização da consulta ao catálogo em linha, Infoeuropa;
  • na definição de estratégias de pesquisa, nomeadamente na recuperação de informação da Internet;
  • na utilização da coleção de referência.

O serviço de referência é igualmente prestado à distância. Poderá contactar a Biblioteca por telefone (210 170 113 / 211 225 047), ou por e-mail (biblioteca@ciejd.pt).

Leitura presencial

A Biblioteca dispõe de uma zona de leitura e pesquisa, oferecendo espaço para a consulta dos seus recursos. O fundo documental encontra-se disponível para pesquisa gratuita por intermédio de catálogo em linha acessível através de um posto de consulta.

O acesso ao acervo que está em Depósito (localizado no CIEJD) obriga a requisição prévia, no local com o técnico, ou por correio eletrónico (biblioteca@ciejd.pt). O pedido poderá demorar alguns dias, sendo o utilizador contactado à chegada do(s) documento(s).

Empréstimo domiciliário

Os utilizadores registados da Biblioteca Jacques Delors têm acesso ao empréstimo domiciliário de uma parte substancial das obras. Para beneficiar do empréstimo domiciliário, o utilizador poderá registar-se localmente na biblioteca ou à distância utilizando o Cartão de Cidadão.

As obras emprestadas poderão ser enviadas para a residência do utilizador. Para tal, basta que o utilizador tenha feito o registo na Biblioteca Jacques Delors ou que o faça, em linha, utilizando o Cartão de Cidadão (com PIN de morada), desde que disponha de leitor apropriado (a aplicação está desatualizada, caso queira este tipo de empréstimo, por favor contacte-nos).

O empréstimo da documentação em Depósito (no CIEJD) carece de requisição prévia, pessoalmente com o técnico, ou por correio eletrónico (biblioteca@ciejd.pt). O pedido poderá demorar alguns dias, sendo o utilizador contactado à chegada do(s) documento(s), ou ainda poderá ajustar com o técnico da BJD o levantamento do empréstimo no CIEJD.

Empréstimo interbibliotecas

A Biblioteca Jacques Delors, em conjunto com as bibliotecas parceiras de referência nacional, disponibiliza aos seus utilizadores o serviço de empréstimo interbibliotecas, sempre que as obras solicitadas não constem do seu catálogo bibliográfico. A consulta destes empréstimos é local, não sendo possível outras opções.

Da mesma forma, a Biblioteca Jacques Delors colabora com outras bibliotecas que, nas mesmas condições, pretendam ter acesso ao seu fundo bibliográfico. As obras são cedidas às instituições por um período de 15 dias. A disponibilização das obras dependerá da disponibilidade do material e da política da instituição que as possui.

Para saber mais sobre este serviço, contacte-nos através do e-mail, ou pelo telefone: 210 170 113 / 211 225 047 .

Possibilidade de acesso a qualquer documento sobre a União Europeia.

A Biblioteca Jacques Delors tem protocolos de empréstimos interbibliotecas com várias bibliotecas nacionais e europeias. Entre outras parcerias, pertence à Eurolib (rede de bibliotecas institucionais europeias).

Serviços em linha da Infoeuropa

A Biblioteca Jacques Delors oferece-lhe, através da sua base de dados em linha, Infoeuropa, a possibilidade de efetuar downloads gratuitos, proceder a pesquisas parametrizadas, receber os conteúdos em tempo real (feeds RSS) e gerir reservas e empréstimos.

Aceda em: https://infoeuropa.mne.gov.pt/.

     Serviços disponíveis para todos os utilizadores:

  • fazer o download gratuito de documentos digitais em diferentes formatos
  • utilizar vários tipos de pesquisa
  • enviar pesquisas via e-mail e fazer partilha de documentos em redes sociais
  • ordenar, refinar e filtrar registos
  • modificar a apresentação dos registos
  • adicionar pesquisas aos favoritos
  • transformar pesquisas em feeds RSS
  • usar o link das pesquisas

     Serviços adicionais para utilizadores registados:

  • aceder à sua «Área pessoal», permitindo a gestão dos seus dados pessoais e empréstimos
  • gerir registos e pesquisas guardadas
  • fazer reservas em linha de documentos que pretenda requisitar
  • requisitar publicações (para requisições à distância, contacte-nos por favor)
  • solicitar Difusões Seletivas de Informação (DSI)
  • sugerir bibliografia a adquirir

Difusão de publicações e materiais

São disponibilizadas gratuitamente publicações e outros materiais de divulgação do Serviço das Publicações da União Europeia, bem como de outras instituições europeias. Os materiais disponibilizados refletem temáticas muito abrangentes e são dirigidas ao público em geral.

Serviço pago de reprodução e digitalização de documentos

Desde que se encontra na nova morada (edifício do Caleidoscópio), a BJD não dispõe deste serviço (responsabilidade da Universidade de Lisboa).