Think tanks

Centros de estudo sobre a UE

Reflexão e debate das questões que marcam a realidade europeia

Think tanks

Nesta página, encontra uma lista de instituições de investigação que produzem e partilham ideias sobre os temas europeus.

Portugal

Associação EuroDefense-Portugal | Lisboa [en, fr ,pt, es]

A Associação EuroDefense-Portugal tem como principal missão promover o estudo, a reflexão e o debate sobre a política europeia de segurança e defesa e as suas implicações para Portugal.

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) | Coimbra [en, pt]

O CEIS20 é uma unidade de investigação do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Tem por objetivos apoiar o desenvolvimento da investigação, atividades de divulgação, transferência de conhecimento, prestação de serviços e consultoria, e cursos de formação. 

Centro de Estudos Internacionais do ISCTE (CEI-IUL) | Lisboa [en, pt]

O CEI-IUL é um centro de investigação sediado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Tem por objetivo investigar de forma interdisciplinar, as  Ciências Sociais,  nas  áreas de especialização geográfica: África, Ásia, Europa e Relações Transatlânticas.

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) | Lisboa [en, pt]

Centro de investigação universitário do ISCTE-IUL, constituído em 1985. O CIES desenvolve projetos de investigação fundamental na área da sociologia, e ciências sociais afins, nomeadamente a ciência política, as ciências da comunicação, as ciências da educação e a antropologia urbana.

Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos (CIEP) | Lisboa [en, pt]

O CIEP da UCP dedica-se à investigação científica nos vários ramos da Ciência Política, designadamente: Relações Internacionais, Política Comparada, Políticas Públicas, História do Pensamento Político e Teoria Política.

Institute of Public Policy (IPP) | Lisboa [en, pt]

O IPP é um think tank de origem académica, independente. Tem como missão contribuir para a melhoria contínua da análise e do debate público das instituições e políticas, incidindo em Portugal e na Europa, através da criação e disseminação da investigação.

Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) | Lisboa [pt]

Instituto de investigação científica fundado pela UNL, a FLAD e a Fundação Oriente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com a Universidade de Georgetown e o IUE de Florença. Um dos objetivos do IPRI é a investigação científica no campo das Relações Internacionais. Pretende ainda promover a discussão pública sobre temas de política internacional através da organização de debates e seminários.

Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa (OBSERVARE) | Lisboa [en ,pt]

O OBSERVARE foi criado em 1996. Realiza iniciativas académicas e científicas – conferências, colóquios, mesas redondas - entre especialistas, na área das relações internacionais.

Europa

Agora Energiewende | Berlim [en, de, fr, es, pt, zh]

Think tank sem fins lucrativos que desenvolve estratégias baseadas em evidências, politicamente viáveis, para promover a neutralidade climática na Alemanha, na Europa e no resto do mundo.

ARENA Centre for European Studies | Oslo [en, nor]

O ARENA é um centro multidisciplinar de investigação da Universidade de Oslo. Estuda a evolução da ordem política europeia.

Austrian Institute for European and Security Policy (AIES) | Viena [de, en]

O AIES foi criado em 1996, a sua área de investigação é a UE e o processo de integração europeia, incidindo na política europeia de segurança e defesa.

Austrian Society for European Politics | Viena [dan, en]

Organização não-governamental e apartidária, fundado em 1991. Tem por objetivo informar sobre os desenvolvimentos da integração europeia e promover o diálogo sobre os assuntos europeus e as suas implicações para a Áustria.

Bertelsmann Stiftung | Gütersloh [en, de]

O Bertelsmann Stiftung estimula o debate e impulsiona a mudança social, através de projetos, estudos e eventos.

Brussels European and Global Economic Laboratory (BRUEGEL) | Bruxelas [en]

Centro de Estudos sobre economia internacional. Criado em Bruxelas, em 2005, com o objetivo de trazer uma nova voz na discussão da política económica da Europa. Entre os seus membros, encontram-se 19 Estados-Membros.

Bussola Institute | Bruxelas [en]

Organização não governamental independente e sem fins lucrativos, criado em 2017. Tem por objetivo promover e reforçar as relações entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e da UE , em particular as questões políticas, sociais, económicas, de segurança e culturais.

Carnegie Europe | Bruxelas [en, fr, de, zh, ar]

O Carnegie Europe é parte do think tank Carnegie Endowment for International Peace. Estabelecido em 2007, independente, trabalha na área da política externa e da segurança europeia, entre outros assuntos sobre a UE.

Centre for European Integration Research (EIF) | Viena [en]

O EIF está localizado na Universidade de Viena e dedica-se à pesquisa e ao ensino da integração europeia.

Center for European Integration Studies (ZEI) | Bonn [en, de]

O ZEI é um instituto da Rheinischen-Friedrich-Wilhelms University Bonn. Fundado em 1995, o ZEI centra-se na pesquisa sobre as questões não resolvidas da integração europeia e do papel global da Europa. 

Centre for European Politics (CEP) | Copenhaga  [en, da]

O CEP é um think tank do Departamento de Ciência Política da Universidade de Copenhaga, criado em outubro de 2007. O seu tema central é a investigação das políticas europeias.

Centres for European Policy Network  | Freiburg, Roma, Berlim, Paris [de, en, fr, it]

Rede de think tanks independente que procura analisar e informar a política da UE.

Centre for European Policy Studies (CEPS) | Bruxelas [en]

Fundado em Bruxelas em 1983, o CEPS é um dos mais experientes think-tanks na UE. Procura constituir-se como fórum de debate sobre assuntos europeus e como uma rede colaborativa de investigadores, responsáveis políticos e empresários. Conta ainda com uma extensa rede de institutos parceiros em todo o mundo.

Centre for European Reform (CER) | Londres [en]

Centro de estudos dedicado a melhorar a qualidade do debate sobre a União Europeia. É um fórum de discussão sobre os desafios políticos, económicos e sociais que a Europa enfrenta. As publicações do CER refletem as conclusões de investigação e de seminários realizados.

Centre for Russia Europe Asia Studies (CREAS) | Bruxelas [en]

O CREAS é um think-tank que procura promover a análise, o debate e refletir acerca da importância das conexões na Eurásia.

Center for the Law of EU External Relations (CLEER) | Haia [en]

Desde 2008, o CLEER tem como objetivo fornecer ferramentas para compreender a realidade multidisciplinar e intradisciplinar do direito e da política de ação externa da UE.

Centre in Regulation in Europe (CERRE) | Bruxelas [en]

Estabelecido em 2010, o seu objetivo é apoiar e informar acerca da regulamentação na Europa, focando-se nos setores da energia, tecnologia, os meios de comunicação, telecomunicações, mobilidade e água.

Cercle des Européens | Paris [fr]

Associação dedicada à promoção de debates sobre a Europa, promovendo a troca de ideias e o diálogo sobre a situação europeia face à conjuntura internacional. Apresenta uma análise da atividade dos principais think tanks sobre questões europeias.

Chatham House | Londres [en]             

Chatham House é um instituto independente com a missão de ajudar governos e a sociedade a construir um mundo seguro, próspero e justo. Tem uma área dedicada à Europa onde explora questões como o Brexit, o Reino Unido, a política externa da UE, entre outros assuntos.

Cicero Foundation | Maastricht, Paris [en]

A «Fundação Cicero» é um organismo independente holandês sem fins lucrativos, fundado em 1992, com o objetivo de criar um amplo fórum global que discuta assuntos de importância fulcral na integração europeia. Assume-se como um centro de investigação pró-europeu e pró-atlântico.

CONCORD | Bruxelas [en]

Confederação europeia de organizações não-governamentais na área da ajuda e do desenvolvimento. Trabalha para garantir que as políticas europeias promovam um desenvolvimento económico, social e humano sustentável.

Confrontations Europe | Bruxelas [en, fr]

A «Confrontations Europe» é uma associação sem fins lucrativos criada em 1992 que prossegue as suas atividades e projetos nos seguintes âmbitos: como movimento cívico, como think tank e como lóbi.

Cyprus Center for European and International Affairs (CCEIA) | Nicósia [el, en]

Criado em 1993, é um centro de investigação (Research Center – Intercollege) independente e sem fins lucrativos, renomeado como CCEIA em 2007, altura que integrou a Universidade de Nicósia. A investigação produzida pelo CCEIA  incide nas questões relacionadas com o Chipre e a questão cipriota, nas relações Greco-Turcas e na segurança e cooperação no Mediterrâneo Oriental e no Médio Oriente.

Danish Institute for International Studies (DIIS) | Copenhaga [da, en]

O DIIS é um instituto independente com financiamento do Estado dinamarquês. Desenvolve investigação e produz estudos na esfera das relações internacionais, nomeadamente, nas áreas de segurança, globalização e desenvolvimento.

demosEUROPA - Centre for European Strategy | Varsóvia [en, pl]

demosEUROPA foi criado em 2006 como uma instituição privada, sem fins lucrativos, com sede em Varsóvia. Conduz pesquisas, desenvolve análises e promove iniciativas cujo principal objetivo é formular respostas para os desafios enfrentados pela UE, seus Estados-Membros e cidadãos.

Ecologic Institute | Berlim, Bruxelas [en, de]

Think tank independente, criado em 1955. Investiga a área ambiental, o desenvolvimento sustentável e as políticas. 

EGMONT - The Royal Institute for International Relations | Bruxelas [en, fr, nl]

O Instituto EGMONT (nome do Palácio em Bruxelas onde o Instituto se encontra sediado) é uma organização independente que desde 1947 (ainda como Instituto de Relações Internacionais, conhecido pelas iniciais IRRI-KIIB) se dedica à investigação interdisciplinar.

Eurocité | Paris [fr, en, it, es]

Think tank social-democrata europeu, que se dedica à análise e ao debate das políticas europeias. 

Eurofi | Paris [en]

Centro de reflexão e prospetiva, criado em 2000. O principal objectivo é ajudar a construir um fluido, eficiente e seguro mercado único de capitais na UE.

Europa-Kolleg Hamburgo | Hamburgo [en, de]

A Europa-Kolleg Hamburgo foi criada em 1953. É uma instituição interdisciplinar que investiga nas áreas da educação e da integração europeia.

Europe Jacques Delors | Bruxelas [en, fr]

Centro Jacques Delors criado em 2020 e membro da família de think tanks inspirados na visão e legado de Jacques Delors (Notre Europe, em Paris e Institute Jaques Delors, em Berlim). Os três Centros visam contribuir para o debate sobre a integração europeia.

European Centre for Development Policy Management (ECDPM) | Bruxelas, Maastricht [en]

O Centro Europeu de Gestão de Políticas de Desenvolvimento é uma organização independente. O principal objetivo é o desenvolvimento das políticas na Europa e em África, para promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

European Center for International Political Economy (ECIPE) | Bruxelas [en]

O ECIPE foi fundado em 2006, é um think tank independente e sem fins lucrativos. A sua área é o comércio internacional, regulação, digitalização e outras questões de política económica internacional.

European Council on Foreign Relations (ECFR) | Londres, Madrid, Berlim, Paris, Sófia [en] 

ECFR é um centro pan-europeu de reflexão e investigação, criado em 2007. Organização independente sem ligação com as instituições da UE, mantém gabinetes em Berlim, Londres, Madrid, Paris, Roma e Sófia. O seu objetivo principal é promover o debate alargado na Europa sobre o desenvolvimento de políticas comuns coerentes e eficazes baseadas nos valores europeus.

European Cyber Security Organization (ECSO) | Bruxelas [en]

A ECSO é uma organização sem fins lucrativos, criada em junho de 2016. O seu principal objetivo é coordenar o desenvolvimento do European Cybersecurity Ecosystem, apoiar a proteção do mercado único digital e contribuir para o avanço da soberania digital europeia.

EuropaNova | Paris [fr]

O EuropaNova foi fundado em 2003. Pretende contribuir para o reforço do espírito europeu, implementando um plano de ação que visa promover a prosperidade dos cidadãos, no projeto europeu.

EU-Russia Expert Network on Foreign Policy (EUREN) | Moscovo [en, ru] 

A EUREN foi criada pela Delegação da UE na Rússia e pelo Conselho de Assuntos Internacionais da Rússia, em 2016, como uma nova plataforma de interação entre especialistas em política externa da UE e da Rússia e, think tanks. Desde 2017, a EUREN faz parte da diplomacia pública sendo um projeto da UE e da Rússia para promover o diálogo de questões bilaterais e globais.

European Foreign Policy Unite (EFPU) | Londres  [en]

A EFPU investiga as questões relacionadas com a criação uma política externa europeia coletiva.

European Institute | Sófia [en, bg]

É uma organização civil independente criada em 1999. Numa primeira fase apoiou o processo de preparação da Bulgária para a adesão à União Europeia. Após esse objetivo continuou a trabalhar na integração do país nas estruturas e nas políticas europeias.

European Institute for Asian Studies (EIAS) | Bruxelas [en]

O Instituto Europeu de Estudos Asiáticos (EIAS) foi fundado em 1989. É um think tank focado nas relações UE-Ásia para promover a compreensão da relação entre as duas áreas geográficas.

EUROPEUM Institute for European Policy | Praga [cz, en]

O Centro EUROPEUM é um instituto sem fins lucrativos, apartidário e independente. As suas áreas de investigação prioritárias são as questões da integração europeia e o seu impacto na transformação política, económica e jurídica da República Checa.

European Institute of Public Administration (EIPA) | Maastricht, Luxemburgo [en]

A EIPA foi criada em 1981. Tem como missão fornecer conhecimento sobre as políticas da UE, relativamente aos assuntos públicos, promovendo uma gestão eficiente das políticas.

European Laboratory of Political Anticipation (LEAP) | Sainte-Christine [en, fr]

O LEAP é um grupo de reflexão dedicado à investigação, ao ensino e à aplicação da antecipação política.

European Parliamentary Research Service Blog (EPRS) |  [en]

O Serviço de Investigação do Parlamento Europeu (EPRS) apoia e produz investigação e análise solicitada pelos deputados do Parlamento Europeu. Também trabalha para as comissões parlamentares e o Parlamento Europeu, no seu conjunto, de forma independente. 

European Peacebuilding Liaison Office (EPLO) | Bruxelas   [en]

A EPLO foi fundada em 2001 por 16 organizações não-governamentais comprometidas com a construção da paz e a prevenção de conflitos violentos. Esta plataforma pretende influenciar a UE nas áreas que defende. 

European Policy Centre (EPC) | Bruxelas [en]

Centro de estudos independente sem fins lucrativos que tem como missão fazer a integração europeia acontecer. Um dos objetivos é promover um diálogo equilibrado entre os diferentes membros transpondo todos os aspetos da vida económica e social.

European Policy Centre (CEP) | Belgrado [en, ser]

O CEP é um grupo de reflexão não governamental, sem fins lucrativos e independente. A sua visão visa melhorar a formulação de políticas na Sérvia, orientado para a adesão à UE.

European Policy Institute (EPI) | Escópia [mk, alb, en]

O EPI foi fundado em 24 de fevereiro de 2011. A missão da EPI é investigar e formular propostas sobre a política europeia, também fomentar o debate e procurar soluções, dirigidas aos decisores e ao público em geral.

European Social Observatory (OSE) | Bruxelas  [en, fr]

O OSE é um centro de investigação, que realiza estudos e outras atividades no domínio da política social e do emprego na Europa.

European Policies Research Centre (EPRC) | Glasgow [en]

O EPRC foi fundado em 1978 e pertence à Universidade de Strathclyde. Investiga as políticas públicas europeias, em especial, as de desenvolvimento regional.

European Stability Inicitiave (ESI) | Berlim, Bruxelas, Viena [en]

A ESI é um grupo de reflexão independente, sem fins lucrativos, tem como objetivo lutar por uma Europa melhor, mais justa e mais forte, baseada no Estado de direito e no respeito pelos direitos humanos, oferecendo a oportunidade dos seus vizinhos se juntarem.

European Think Tanks Group (ETTG) | Bruxelas [en]

Grupo criado em 2010. É uma rede de think tanks europeus, que trabalham a área da cooperação internacional da União Europeia e do desenvolvimento global sustentável.

European Trade Union Institute (ETUI) | Bruxelas [en, fr]

O Instituto Europeu dos Sindicatos é um centro independente de investigação e formação da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES). Associa os sindicatos europeus a uma única organização europeia e disponibiliza a sua experiência ao serviço dos trabalhadores europeus, reforçando a dimensão social na União Europeia.

EUROTHINK- Center for European Strategies | Escópia [en, mk]

É uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2002. Inicialmente apoiava o processo de adesão da Macedónia e a europeização da sociedade, desde 2007 tornou-se um think tank com o objetivo de fomentar a criação de políticas públicas.

Farm Europe | Bruxelas [en, fr]

Think tank que visa estimular a reflexão sobre as economias rurais da União Europeia. Este grupo de reflexão centra-se nas áreas políticas com impacto nas empresas rurais, incidindo nas políticas agrícolas e alimentares, em particular na Política Agrícola Comum (PAC).

Foundation for European Progressive Studies (FEPS) | Bruxelas [en]

Think tank criado em 2008, visa promover políticas progressistas na UE. A sua missão é desenvolver investigação inovadora, aconselhamento político, formação e debates na sua área de ação.

Fondation Jean-Jaurès | Paris [fr]

A Fundação Jean-Jaurès é um think tank que se disponibiliza ao serviço de todos os que defendem o progresso e a democracia no mundo. Fundação de utilidade pública, que serve o interesse geral.

Fondation pour l’innovation politique (fondapol) | Paris [fr, en]

A Fundação insere-se numa perspetiva liberal, progressista e europeia. Pretende contribuir para o pensamento plural e o debate público renovado.

Fondation Robert Schuman | Paris, Bruxelas [de, en, es, fr]

Centro de investigação sobre assuntos da União Europeia, fundado em 1991, que promove os valores e ideais europeus. Tem como objetivo contribuir para o debate e para o progresso da União Europeia, ajudar os recentes Estados-membros na sua integração e encorajar a investigação nos jovens europeus.

Friends of Europe / Les amis de l'Europe | Bruxelas [en]

Centro de estudos e investigação criado em 2000 que pretende estimular novas ideias sobre o futuro da Europa e alargar o debate sobre a UE. É uma organização independente e sem fins lucrativos.

German Council on Foreign Relations (DGAP) | Berlim [en, de]

O DGAP foi fundado em 1955, é um think tank sem fins lucrativos. A área de ação é a política externa e de segurança da Alemanha e da Europa, também promove a democracia, a paz e o Estado de direito.

GKI Economic Research Co. | Budapeste [en, hu]

Este Instituto foi criado em 1992 por funcionários do extinto Economic Research Institute (dissolvido pelo governo húngaro), por bancos, organizações empresariais e economistas de renome. A sua principal área de atividade continuam a ser estudos e análises prospetivas de cariz económico.

GLOBSEC | Bratislava [en]   

A GLOBSEC é um grupo de reflexão, empenhado em aumentar a segurança, a prosperidade e a sustentabilidade na Europa e no mundo. 

Hellenic Foundation for European and Foreign Policy (ELIAMEP) | Atenas [el, en]

Esta Fundação grega, criada em 1988, apresenta-se como um espaço de investigação e de formação em matéria de política europeia e internacional. A sua área geográfica de eleição inclui o Sudeste Europeu, o Mar Negro, o Mediterrâneo e o Médio Oriente.

Hertie School Institute Jaques Delors | Berlim [de, en]

O Centro Jacques Delors foi criado em 2014 e é membro da família de think tanks inspirados pela visão e legado de Jacques Delors (Notre Europe, em Paris e Europe Jacques Delors, em Bruxelas). Investiga e acompanha o desenvolvimento de ideias das políticas da UE para fornecer uma visão independente e imparcial dos processos de decisão.

Institute for European Environment Policy (IEEP) | Bruxelas, Londres [en]

O Instituto para a Política Ambiental Europeia é uma organização sem fins lucrativos cujo compromisso consiste no avanço da política de sustentabilidade.

Institute for European Policy (IEP) | Berlim [en, de]               

Fundada em 1959, o IEP é uma organização sem fins lucrativos. Dedica-se ao estudo da integração europeia.

Institute for European Studies (IES) | Bruxelas [en]

O IES está localizado na Vrije Universiteit Brussel (VUB) e é think tank político. Concentra-se no papel da União Europeia no cenário internacional.

Institute of International and European Affairs (IIEA) | Dublin [en]

Think tank criado em 1991, tem por missão a promoção das políticas e do discurso público para ampliar a consciencialização das questões internacionais e europeias.

Institut Montaigne | Paris [en, fr]

Institut Montaigne é um think tank independente, sem fins lucrativos. A sua missão consiste em elaborar propostas de políticas públicas que promovam os debates políticos e tomadas de decisões em França e na Europa.

Institute for Security and International Studies (ISIS) | Sófia [en]

O ISIS é uma organização independente, sem fins lucrativos e apartidária. Estimula, organiza e incentiva a investigação nos domínios das relações internacionais, da política externa, da segurança, da defesa, entre outros assuntos. 

Institut Thomas More | Paris, Bruxelas [en, fr]

O Thomas More Institute é um think tank conservador, livre e independente. Pretende ser um laboratório de ideias e soluções inovadoras, um centro de pesquisa, um centro de especialização e formação de opiniões. 

The Lisbon Council | Bruxelas [en]

Associação independente e não lucrativa que promove o desenvolvimento de estratégias de modernização económica e social, baseadas na inclusão social, criação de oportunidades e sustentabilidade.

Kangaroo Group | Bruxelas [en]

Associação criada em 1979 com o objetivo de reforçar a unidade europeia em torno da prossecução de projetos comuns. Os seus principais objetivos são a plena implementação do mercado interno, a estabilidade do euro e a política comum de segurança e defesa. 

Leibniz Centre for European Economic Research (ZEW) | Mannheim [de, en]

O ZEW visa o estudo e o auxílio da projeção de mercados e instituições na Europa. Procura compreender como criar um mercado que facilite o desenvolvimento sustentável e eficiente das economias europeias.

LUISS School of European Political Economy (SEP) | Roma   [en]

A SEP é um think tank centrado nos assuntos europeus. Pretende contribuir para o debate em Itália e na Europa sobre a integração europeia e o reforço das instituições, tentando simultaneamente desenvolver estratégias eficazes para o Governo italiano.

Mannheim Centre for European Social Research (MZES) | Mannheim [en ,de]

Fundado em 1989 como um instituto interdisciplinar da Universidade de Mannheim. O MZES investiga o desenvolvimento das sociedades europeias e os seus sistemas políticos, associando ao mesmo tempo a questão da integração europeia. 

Notre Europe - Institut Jacques Delors | Paris [fr, en]

O grupo de estudos e pesquisa Notre Europe – Institut Jacques Delors foi fundado por Jacques Delors em 1996. Este think tank pretende contribuir para uma união mais estreita dos povos europeus através de um acompanhamento ativo da atualidade europeia, fazendo análises e apresentando propostas.

Real Instituo Elcano | Madrid [en, es]

O Real Instituto Elcano constituiu-se como fundação privada e independente, em 2001. Procura ser um fórum de discussão e de análise das relações internacionais com ênfase particular nas de Espanha.

Robert Schuman Centre for Advanced Studies | Florença [en]

Criado em 1992, localiza-se no Instituto Universitário Europeu (EUI). O seu objetivo é promover um ambiente e uma estrutura de apoio que promova a curiosidade intelectual e a pesquisa científica.

Scottish Centre on European Relations (SCER) | Edimburgo  [en]

O SCER é um think tank europeu e internacional, independente. Tem como objetivo informar, debater e fornecer investigações e análises sobre a União Europeia, bem como outros desenvolvimentos internacionais, com especial interesse para a Escócia.

Observatori de Política Externa Europea | Barcelona [en, es] 

Criado em 2001, é um grupo de investigação do Institut Barcelona d'Estudis Internacionals. A sua área de investigação são as matérias da política externa europeia.

German Institute for International and Security Affairs (SWP) | Berlim [de, en]

O SWP é uma instituição independente de cariz científico que realiza estudos sobre política externa e de segurança utilizados pelo governo federal e pelo parlamento da Alemanha.

Swedish Institute for European Policy Studies (SIEPS) | Estocolmo [en, sv]

O SIEPS é uma agência governamental independente que desenvolve investigação multidisciplinar em assuntos europeus (mercado interno, política económica, energia e alterações climáticas, etc.), procurando contribuir para uma ligação profícua entre os estudos académicos e o policy making a nível sueco e europeu.

The Europa Institute | Edimburgo [en] 

Centro de investigação multidisciplinar da Universidade de Edimburgo dedicado ao estudo da governação, das instituições, do direito e das políticas da União Europeia, e da Europa.

Think Tank EUROPA | Copenhaga  [en, dan]

Think tank independente criado em 2013. Analisa os assuntos europeus partindo de uma perspetiva dinamarquesa, tendo como principal área de investigação a posição global da UE.

Trans European Policy Studies Association (TEPSA) | Bruxelas [en]

A TEPSA surgiu em 1974. É uma rede transnacional europeia de investigação, sem fins lucrativos, no domínio dos assuntos europeus. 

University Association for Contemporary European Studies (UACES) | Londres [en]

A UACES é uma associação para acadêmicos, estudantes e profissionais interessados em todos os aspetos da Europa e da União Europeia. O seu objetivo é promover a educação para o benefício público através da promoção do ensino e da investigação dos estudos europeus contemporâneos.

Wilfried Martens Centre for European Studies | Bruxelas [en]

Think tank oficial do Partido Popular Europeu, tem como objetivos a proposta de ideias e debates, o impacto político através de propostas, a formação da opinião pública europeia e ser uma plataforma de cooperação para parceiros e peritos de centro-direita.

América

Center for Transatlantic Relations | Washington [en]

Este Centro pertence à Johns Hopkins University School of Advanced International Studies (SAIS). Estuda os desafios contemporâneos da Europa e da América do Norte para fortalecer e reorientar as relações transatlânticas.

The Minda de Gunzburg Center for European Studies (CES) | Cambridge [en]    

O CES foi fundado em 1969 na Faculdade de Artes e Ciências de Harvard para promover a compreensão interdisciplinar da história, política, economia e sociedade europeia.