Think tanks

Centros de estudo sobre a UE

Reflexão e debate das questões que marcam a realidade europeia

Think tanks

Nesta página, encontra uma lista de instituições de investigação que produzem e partilham ideias sobre os temas europeus.

Portugal

Associação EuroDefense-Portugal | Lisboa [en, fr ,pt, es]

A Associação EuroDefense-Portugal tem como principal missão promover o estudo, a reflexão e o debate sobre a política europeia de segurança e defesa e as suas implicações para Portugal.

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) | Coimbra [en, pt]

O CEIS20 é uma unidade de investigação do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Tem por objetivos apoiar o desenvolvimento da investigação, atividades de divulgação, transferência de conhecimento, prestação de serviços e consultoria, e cursos de formação. 

Centro de Estudos Internacionais do ISCTE (CEI-IUL) | Lisboa [en, pt]

O CEI-IUL é um centro de investigação sediado no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Tem por objetivo investigar de forma interdisciplinar, as  Ciências Sociais,  nas  áreas de especialização geográfica: África, Ásia, Europa e Relações Transatlânticas.

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) | Lisboa [en, pt]

Centro de investigação universitário do ISCTE-IUL, constituído em 1985. O CIES desenvolve projetos de investigação fundamental na área da sociologia, e ciências sociais afins, nomeadamente a ciência política, as ciências da comunicação, as ciências da educação e a antropologia urbana.

Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos (CIEP) | Lisboa [en, pt]

O CIEP da UCP dedica-se à investigação científica nos vários ramos da Ciência Política, designadamente: Relações Internacionais, Política Comparada, Políticas Públicas, História do Pensamento Político e Teoria Política.

Institute of Public Policy (IPP) | Lisboa [en, pt]

O IPP é um think tank de origem académica, independente. Tem como missão contribuir para a melhoria contínua da análise e do debate público das instituições e políticas, incidindo em Portugal e na Europa, através da criação e disseminação da investigação.

Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) | Lisboa [pt]

Instituto de investigação científica fundado pela UNL, a FLAD e a Fundação Oriente, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e em parceria com a Universidade de Georgetown e o IUE de Florença. Um dos objetivos do IPRI é a investigação científica no campo das Relações Internacionais. Pretende ainda promover a discussão pública sobre temas de política internacional através da organização de debates e seminários.

Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa (OBSERVARE) | Lisboa [en ,pt]

O OBSERVARE foi criado em 1996. Realiza iniciativas académicas e científicas – conferências, colóquios, mesas redondas - entre especialistas, na área das Relações Internacionais.

Europa

Brussels European and Global Economic Laboratory (BRUEGEL) | Bruxelas [en]

Centro de Estudos sobre economia internacional. Criado em Bruxelas, em 2005, com o objetivo de trazer uma nova voz na discussão da política económica da Europa. Entre os seus membros, encontram-se 19 Estados-Membros.

Carnegie Europe | Bruxelas [en, fr, de, zh, ar]

O Carnegie Europe é parte do think tank Carnegie Endowment for International Peace. Estabelecido em 2007, independente, trabalha na área da política externa e da segurança europeia, entre outros assuntos sobre a UE.  

Centre for European Policy Studies (CEPS) | Bruxelas [en]

Fundado em Bruxelas em 1983, o CEPS é um dos mais experientes think-tanks na UE hoje. Procura constituir-se como fórum de debate sobre assuntos europeus e como uma rede colaborativa de investigadores, responsáveis políticos e empresários. Conta ainda com uma extensa rede de institutos parceiros em todo o mundo.

Centre for European Reform (CER) | Londres [en]

Centro de estudos dedicado a melhorar a qualidade do debate sobre a União Europeia. É um fórum de discussão sobre os desafios políticos, económicos e sociais que a Europa enfrenta. As publicações do CER refletem as conclusões de investigação e de seminários realizados.

Cercle des Européens | Paris [fr]

Associação dedicada à promoção de debates sobre a Europa, promovendo a troca de ideias e o diálogo sobre a situação europeia face à conjuntura internacional. Apresenta uma análise da atividade dos principais think tanks sobre questões europeias.

Cicero Foundation | Maastricht, Paris [en]

A «Fundação Cicero» é um organismo independente holandês sem fins lucrativos, fundado em 1992, com o objetivo de criar um amplo fórum global que discuta assuntos de importância fulcral na integração europeia. Assume-se como um centro de investigação pró-europeu e pró-atlântico.

Confrontations Europe | Bruxelas [en, fr]

A «Confrontations Europe» é uma associação sem fins lucrativos criada em 1992 que prossegue as suas atividades e projetos nos seguintes âmbitos: como movimento cívico, como think tank e como lóbi.

Cyprus Center for European and International Affairs (CCEIA) | Nicósia [el, en]

Foi criado em 1993 um centro de investigação (Research Center – Intercollege) independente e sem fins lucrativos, renomeado como CCEIA em 2007 e integrando a Universidade de Nicósia. A investigação produzida pelo CCEIA tem incidido especialmente nas questões relacionadas com o Chipre e a questão cipriota, nas relações Greco-Turcas e na segurança e cooperação no Mediterrâneo Oriental e no Médio Oriente.

Danish Institute for International Studies (DIIS) | Copenhaga [da, en]

O DIIS é um instituto independente, embora financiado principalmente pelo Estado dinamarquês, que desenvolve investigação e produz estudos na esfera das relações internacionais, nomeadamente, nas áreas de segurança, globalização e desenvolvimento.

demosEUROPA - Centre for European Strategy | Varsóvia [en, pl]

demosEUROPA foi criado em 2006 como uma instituição privada, sem fins lucrativos, com sede em Varsóvia. Conduz pesquisas, desenvolve análises e promove iniciativas cujo principal objetivo é formular respostas para os desafios enfrentados pela UE, seus Estados-Membros e cidadãos.

EGMONT - The Royal Institute for International Relations | Bruxelas [en, fr, nl]

O Instituto EGMONT (nome do Palácio em Bruxelas onde o Instituto se encontra sediado) é uma organização independente que desde 1947 (ainda como Instituto de Relações Internacionais, conhecido pelas iniciais IRRI-KIIB) se dedica a uma investigação interdisciplinar e conduzida com um espírito de total liberdade académica.

Eurofi | Paris [en]

Centro europeu de reflexão e prospetiva dedicado a serviços financeiros, criado em 2000. O principal objectivo é ajudar a construir um fluido, eficiente e seguro mercado único de capitais na UE.

European Centre for Development Policy Management (ECDPM) | Bruxelas, Maastricht [en]

O Centro Europeu de Gestão de Políticas de Desenvolvimento é uma organização independente. O principal objetivo é o desenvolvimento das políticas na Europa e em África, para promover um desenvolvimento inclusivo e sustentável. 

European Center for International Political Economy (ECIPE) | Bruxelas [en]

O ECIPE fundado em 2006 e é  um think tank independente, sem fins lucrativos, focado na área do comércio internacional, regulação, digitalização e outras questões de política económica internacional.

European Council on Foreign Relations (ECFR) | Londres, Madrid, Berlim, Paris, Sófia [en] 

ECFR é um centro pan-europeu de reflexão e investigação, criado em 2007. Organização independente sem ligação com as instituições da UE, mantém gabinetes em Berlim, Londres, Madrid, Paris, Roma e Sófia. O seu objetivo principal é promover o debate alargado na Europa sobre o desenvolvimento de políticas comuns coerentes e eficazes baseadas nos valores europeus.

EuropaNova | Paris [fr]

O EuropaNova foi fundado em 2003. Pretende contribuir para o reforço do espírito europeu, implementando um plano de ação que visa promover a prosperidade dos cidadãos, no projeto europeu.

European Institute for Asian Studies (EIAS) | Bruxelas [en]

O Instituto Europeu de Estudos Asiáticos (EIAS) foi fundado em 1989. É um think tank focado nas relações UE-Ásia para promover a compreensão da relação entre as duas áreas geográficas.

EUROPEUM Institute for European Policy | Praga [cz, en]

O Centro EUROPEUM é um instituto sem fins lucrativos, apartidário e independente. As suas áreas de investigação prioritárias são as questões da integração europeia e o seu impacto na transformação política, económica e jurídica da República Checa.

European Parliamentary Research Service Blog (EPRS) |  [en]

O Serviço de Investigação do Parlamento Europeu (EPRS) apoia e produz investigação e análise do que é solicitado pelos deputados do Parlamento Europeu. Também trabalha para as comissões parlamentares e o Parlamento Europeu, no seu conjunto, de forma independente. 

European Policy Centre (EPC) | Bruxelas [en]

Centro de estudos independente sem fins lucrativos que tem como missão fazer a integração europeia acontecer. Um dos objetivos é promover um diálogo equilibrado entre os diferentes membros transpondo todos os aspetos da vida económica e social.

European Stability Inicitiave (ESI) | Berlim, Bruxelas, Viena [en]

A ESI é um grupo de reflexão independente, sem fins lucrativos, tem como objetivo lutar por uma Europa melhor, mais justa e mais forte, baseada no Estado de direito e no respeito pelos direitos humanos, oferecendo a oportunidade dos seus vizinhos se juntarem.

European Think Tanks Group (ETTG) | Bruxelas [en]

O Grupo Europeu de Think Tanks foi criado em 2010. É uma rede de think tanks europeus, que trabalham na área da cooperação internacional da União Europeia e no desenvolvimento global sustentável.

European Trade Union Institute (ETUI) | Bruxelas [en, fr]

O Instituto Europeu dos Sindicatos é um centro independente de investigação e formação da Confederação Europeia dos Sindicatos (CES). Associa os sindicatos europeus a uma única organização europeia e disponibiliza a sua experiência ao serviço dos trabalhadores europeus, reforçando a dimensão social na União Europeia.

Foundation for European Progressive Studies (FEPS) | Bruxelas [en]

Think tank criado em 2008, visa promover políticas progressistas na UE. A sua missão é desenvolver investigação inovadora, aconselhamento político, formação e debates na sua área de ação.

Fondation pour l’innovation politique (fondapol) | Paris [fr, en]

A Fundação insere-se numa perspetiva liberal, progressista e europeia. Pretende contribuir para o pensamento plural e o debate público renovado.

Fondation Robert Schuman | Paris, Bruxelas [de, en, es, fr]

Centro de investigação sobre assuntos da União Europeia, fundado em 1991, que promove os valores e ideais europeus. Tem como objetivo contribuir para o debate e para o progresso da União Europeia, ajudar os recentes Estados-membros na sua integração e encorajar a investigação nos jovens europeus.

Friends of Europe / Les amis de l'Europe | Bruxelas [en]

Centro de estudos e investigação criado em 2000 que pretende estimular novas ideias sobre o futuro da Europa e alargar o debate sobre a UE. É uma organização independente e sem fins lucrativos.

German Council on Foreign Relations (DGAP) | Berlim [en, de]

O DGAP foi fundado em 1955, é um think tank sem fins lucrativos. A área de ação é a política externa e de segurança da Alemanha e da Europa, também promove a democracia, a paz e o Estado de direito.

GKI Economic Research Co. | Budapeste [en, hu]

Este Instituto foi criado em 1992 por funcionários do extinto Economic Research Institute (dissolvido pelo governo húngaro), por bancos, organizações empresariais e economistas de renome. A sua principal área de atividade continuam a ser estudos e análises prospectivas de cariz económico.

Hellenic Foundation for European and Foreign Policy (ELIAMEP) | Atenas [el, en]

Esta Fundação grega, criada em 1988, apresenta-se como um espaço de investigação e de formação em matéria de política europeia e internacional. A sua área geográfica de eleição inclui o Sudeste Europeu, o Mar Negro, o Mediterrâneo e o Médio Oriente.

Hertie School Institute Jaques Delors | Berlim [de, en]

O Hertie School Institute Jaques Delors investiga e acompanha o desenvolvimento de ideias das políticas da UE. O objetivo é fornecer uma visão independente e imparcial dos processos de decisão.

Institute for European Environment Policy (IEEP) | Bruxelas, Londres [en]

O Instituto para a Política Ambiental Europeia é uma organização sem fins lucrativos cujo compromisso consiste no avanço da política de sustentabilidade.

Institute of International and European Affairs (IIEA) | Dublin [en]

Think tank criado em 1991, tem por missão a promoção das políticas e do discurso público para ampliar a consciencialização das questões internacionais e europeias.

The Lisbon Council | Bruxelas [en]

Associação independente e não lucrativa que promove o desenvolvimento de estratégias de modernização económica e social, baseadas na inclusão social, criação de oportunidades e sustentabilidade.

Notre Europe - Institut Jacques Delors | Paris [fr, en]

O grupo de estudos e pesquisa Notre Europe – Institut Jacques Delors foi fundado por Jacques Delors em 1996. Este think-tank pretende contribuir para uma união mais estreita dos povos europeus através de um acompanhamento ativo da atualidade europeia, fazendo análises e apresentando propostas.

Real Instituo Elcano | Madrid [en, es]

O Real Instituto Elcano constituiu-se como fundação privada e independente em 2001 sob a Presidência de Honra de Sua Alteza Real, o Príncipe das Astúrias. Procura ser um fórum de discussão e de análise das relações internacionais com ênfase particular nas de Espanha.

Robert Schuman Centre for Advanced Studies | Florença [en]

Criado em 1992, localiza-se no Instituto Universitário Europeu (EUI). O seu objetivo é promover um ambiente e uma estrutura de apoio que promova a curiosidade intelectual e a pesquisa científica.

Stiftung Wissenschaft und Politik | German Institute for International and Security Affairs (SWP) | Berlim [de, en]

SWP é uma instituição independente de cariz científico que realiza estudos sobre política externa e de segurança utilizados pelo governo federal e pelo parlamento da Alemanha.

Swedish Institute for European Policy Studies (SIEPS) | Estocolmo [en, sv]

SIEPS é uma agência governamental independente que desenvolve investigação multidisciplinar em assuntos europeus (mercado interno, política económica, energia e alterações climáticas, etc.), procurando contribuir para uma ligação profícua entre os estudos académicos e o policy making a nível sueco e europeu.

Trans European Policy Studies Association (TEPSA) | Bruxelas [en]

A TEPSA surgiu em 1974. É uma rede transnacional europeia de investigação, sem fins lucrativos, no domínio dos assuntos europeus. 

University Association for Contemporary European Studies (UACES) | Londres [en]

A UACES é uma associação para acadêmicos, estudantes e profissionais interessados em todos os aspetos da Europa e da União Europeia. O seu objetivo é promover a educação para o benefício público através da promoção do ensino e da investigação dos estudos europeus contemporâneos.

Wilfried Martens Centre for European Studies | Bruxelas [en]

Think tank oficial do Partido Popular Europeu, tem como objetivos a proposta de ideias e debates, o impacto político através de propostas políticas, a formação da opinião pública europeia e ser uma plataforma de cooperação para parceiros e peritos de centro-direita.