Todos Queremos um Bairro Melhor

Iniciativa promovida pela Comunidade EDP e a revista Visão com a participação do CIEJD.

Duração do projeto: janeiro a abril de 2015.

Projeto "Todos Queremos um Bairro Melhor"

O projeto Todos Queremos um Bairro Melhor é uma iniciativa da Comunidade EDP e da revista Visão que pretende dar uma nova energia aos bairros de Portugal na qual o CIEJD é parceiro.
 

Enquadramento

Este projeto tem por base o princípio de que os bairros estão de volta, enquanto comunidades essenciais para garantir a dimensão de vida comunitária que é essencial ao homem e ao país, enquanto comunidade de interesses, e à democracia, enquanto modelo político de eleição.

 

Objetivos

Desenvolver e melhorar os bairros portugueses, aumentando dessa forma a qualidade de vida de todos os cidadãos, e dando-lhes a oportunidade de melhorar ou desenvolver algo que está em falta no seu bairro e que poderá contribuir para uma vida melhor na sua vizinhança. Pretende, igualmente colocar os bairros portugueses na nova corrente global do desenvolvimento local.
 

Destinatários

O projeto foi desenhado a pensar nos cidadãos que vivem nos bairros e cidades de Portugal continental ou nas ilhas dos Açores e Madeira.

 

Projeto

O projeto Todos Queremos um Bairro Melhor procura ouvir especialistas em urbanismo e desenvolvimento local, técnicos e dirigentes que trabalham em câmaras municipais e em juntas de freguesia, gente que participa em associações de moradores ou de comerciantes, cidadãos individuais que lançaram projetos que aumentam a qualidade de vida dos seus bairros ou que têm ideias para o fazer. Projetos pequenos e grandes, ideias de empreendedores e fazedores, de associações locais com vontade de inovar – planos simples para construir novas comunidades.

Para tal, a revista Visão e a Comunidade EDP disponibilizam 35 000 EUR para premiar as melhores ideias e asseguram a sua publicação para que toda a gente as conheça.

Uma outra parte do projeto passa por contar histórias dos bairros das grandes e pequenas cidades, vilas, aldeias ou lugares que são exemplos interessantes, bem-sucedidos e que podem ser replicados. Histórias nacionais e de outros pontos do mundo, porque uma boa ideia encontrada no outro lado do planeta pode resolver um problema de uma qualquer comunidade local portuguesa.

A fase final do projeto envolve ainda a promoção de uma conferência para debater o futuro dos bairros e a importância que eles podem ter na qualidade de vida dos cidadãos e na organização do tecido social.

 

Participação CIEJD

O Centro Jacques Delors é parceiro da iniciativa, acrescentando-lhe uma dimensão europeia através da inclusão de projetos/exemplos/iniciativas de boas práticas europeias. Contribui para a disseminação do projeto através das redes de parceiros nacionais e comunitários em que participa, da colaboração de municípios com os quais possui protocolos de colaboração e aposta na divulgação da iniciativa através das newsletters mensais do CIEJD e das suas páginas oficiais no Facebook.

 

Participar no projeto

Este é um projeto criado a pensar nas pessoas, nos vizinhos, nas comunidades pequenas e grandes e que, como tal, convida à participação e contributo de todos. Se tem interesse em participar, as suas ideias podem ser submetidas até dia 31 de março de 2015. Saiba aqui como participar nesta iniciativa.


Última atualização: 2015-02-02