Trabalho em rede

Reuniões e partilha de boas práticas

Potencial de cooperação e sinergias

Rede | Cidades Europeias pelo Comércio Justo e Ético
[em desenvolvimento]

Potencial 

Tradicionalmente, as cidades constituem centros de comércio global, servindo de plataformas para as relações económicas da Europa com o resto do mundo.

Atualmente, mais de dois terços dos europeus vivem em cidades e vilas que desempenham um papel fundamental no comércio e na consciencialização sobre o consumo sustentável.

Deste modo, as cidades da UE têm um grande potencial para impulsionar mudanças positivas para um comércio sustentável e inclusivo, permitindo a cooperação entre as cidades da UE e os governos locais nos países em desenvolvimento. 

Oportunidade e sinergias

A rede de Cidades da UE promotoras do Comércio Justo e Ético oferece uma plataforma onde as cidades podem compartilhar as melhores práticas, trocar informações, aprender umas com as outras e colaborar em ações e projetos conjuntos.

Os membros desta Rede são as cidades pré-selecionadas desde a primeira edição desta iniciativa, expandindo-se sucessivamente em cada edição realizada. 

Reúne-se pessoalmente uma ou duas vezes por ano e também através de algumas reuniões online. Essas reuniões ocorrem nas cidades membros numa base rotativa, de forma a que sejam dinamizadas pelo maior número possível de cidades pré-selecionadas.

Os intercâmbios práticos no terreno ajuda os membros desta Rede a aprender uns com os outros, sendo, ainda, convidadas as partes interessadas externas, numa base ad hoc, a participar dessas reuniões da Rede, no sentido de também beneficiarem do conhecimento e das melhores práticas fora dessa Rede.