Uma Nova Narrativa para a Europa

Projeto promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, uma parceria estratégica com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors e gerido pela Setepés

Duração do projeto: setembro de 2014 a março de 2015.

Ver PDF
Uma Nova Narrativa para a Europa
Índice

Enquadramento

O Presidente da Comissão Europeia lançou em 2013 a iniciativa “Uma Nova Narrativa para a Europa” em resposta a um apelo do Parlamento Europeu e do Conselho.
«Porquê Uma Nova Narrativa para a Europa? “Não porque tenhamos deixado de ser fiéis àquilo que constitui a razão de ser da Comunidade Europeia e da União Europeia (...) mas porque penso que necessitamos, no início do século XXI, de continuar a contar a história da Europa, sobretudo às novas gerações, que já não se identificam muito com a atual narrativa» (President BARROSO. Launch of New Narrative for Europe. Bozar - Brussels, 23 April 2013, http://ec.europa.eu/debate-future-europe/new-narrative/, acedido a 21 de julho de 2014)

 

Objetivo geral

Estimular um vivo debate nacional que conduza à proposição de ideias e suscitar a participação dos cidadãos, garantindo que o projeto da UE continuará a ser um espaço de desenvolvimento para todos.
As atividades sugeridas, a decorrer em todo o país, procuram apelar à reflexão, promover o debate e colher opiniões e visões criativas sobre o futuro da União Europeia.

 

Público-Alvo

Agentes culturais, comunidade académica (alunos e professores dos ensinos secundário e universitário - incluindo as universidades seniores) e cidadãos em geral.

 

Como associar-se ao projeto?

Para a concretização dos objetivos o promotor e o parceiro estratégico contam com a participação de vários parceiros a nível nacional que contribuam para a concretização da iniciativa e para a realização das atividades propostas, nomeadamente, os espaços culturais, as escolas secundárias e as universidades (incluindo as universidades seniores).

 

Instrumentos de apoio disponibilizados:

  • Declaração “O Corpo e a Mente da Europa” 
  • Mapa de conceitos do texto "O Corpo e Mente da Europa"
  • Vídeo inspirado na Declaração e que servirá de mote às atividades a realizar
  • Short docs - entrevistas a seis personalidades proponentes da Declaração “O Corpo e a Mente da Europa”
  • Brochura Pedagógica
  • Workshop "Metodologia World Café"
  • Plataforma Nova Narrativa para a Europa - sítio web com finalidade informativa e participativa

 

Exemplo de atividades a desenvolver

Café Europa

Evento de debate, suportado pela metodologia “World Café”, sobre questões previamente preparadas, envolvendo 20 a 30 cidadãos. Tem como finalidade conduzir ao aparecimento de propostas no contexto do assunto em debate e decorrerá num ambiente de informalidade.

Aula-Debate

Esta atividade pressupõe a realização de aulas-debate no âmbito de diferentes disciplinas do ensino secundário, com base num plano de aula-debate sugerido pelo projeto. Cada professor poderá, no entanto, alterar, melhorar ou criar um novo plano de aula, adotando as estratégias mais adequadas aos seus alunos e ao contexto da respetiva disciplina.

Concurso para Clubes Europeus

Tendo como título “Nós somos a Nova Narrativa?” e como parceiro o Ministério da Educação e Ciência - DGE. O projeto inclui um concurso nacional dirigido aos Clubes Europeus. O objetivo é premiar projetos (discursos, manifestos, propostas e histórias…) que contribuam para uma nova narrativa para a Europa, realizados por alunos de um Clube Europeu no ano letivo de 2014-2015. O regulamento do concurso estará disponível aqui.

Conferência Internacional

A conferência internacional decorreu a 23 de janeiro, na Casa da Música, no Porto. Subordinada ao tema “Novo Renascimento e Novo Cosmopolitismo", procurou suscitar o debate e a proposição de ideias para “Uma Nova Narrativa para a Europa”. O evento contou com a participação de autores da declaração “O Corpo e a Mente da Europa” e de personalidades e reputados académicos portugueses em assuntos europeus, bem como dos parceiros e dos parceiros associados.

Think and Do Tank

Será criado um grupo de reflexão, promotor de iniciativas, sobre o lema “Pensar, refletir e agir pela Europa”, constituído por cinco a seis personalidades portuguesas de relevante notoriedade intelectual, científica e cívica.

Conferência “RenEU: New Renaissance in Europe”

A conferência “RenEU: New Renaissance in Europe” pretende promover a reflexão e o debate sobre a Europa à luz dos valores que marcaram o período Renascentista. Contará com a parceria da iniciativa europeia «A Soul for Europe», nomeadamente o seu Strategy Group e AdvisoryBoard, entre os quais  Nele Hertling, Kathrin Deventer, Steve Austen e Bernhard Schneider.
Será igualmente apresentada e lançada a edição de um livro para memória futura do projeto. Este evento terá lugar em Vila Nova de Gaia, no Mosteiro da Serra do Pilar.

Consulte aqui o programa e inscreva-se no evento.

Calendário de Atividades

O projeto decorre de setembro de 2014 a março de 2015.
Consulte as atividades previstas na Agenda.

 

Informações e Contactos

Setepés

Henrique Praça |e-mail: henriquep@setepes.pt | tel.: (+351) 932 747 039

Jonathan da Costa | e-mail: jonathancosta@setepes.pt | tel.: (+351) 222 081 969

Márcia Pinto | e-mail: setepes@setepes.pt | tel.: (+351) 222 081 969


Última atualização em: 2015-03-11