Universo CIEJD na Internet

O Centro Jacques Delors como ponto de encontro sobre a União Europeia em Portugal

Informação europeia em língua portuguesa, para diferentes públicos em diferentes meios, para aproximar os cidadãos da União Europeia.

À distância de um click

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), inaugurado em março de 1995, tem como principal missão informar os cidadãos, respondendo às necessidades de públicos diversificados. O CIEJD procura constituir-se como um local de encontro, de formação e de animação permanentes em torno dos temas europeus. Pretende-se ainda estimular a participação dos cidadãos, em particular jovens, na vida e na construção europeias, através da informação e debate.

Para atingir os seus objetivos, o Centro Jacques Delors está presente em vários canais de comunicação, nomeadamente os que são acessíveis através da Internet.

Canais de comunicação em linha

O universo CIEJD na Internet inclui um Portal, uma Base de Dados Documental, duas páginas no Facebook, presença no Linkedin, no Youtube, no Instagram e no SlideShare.
 


Sítios Internet

Os sítios/portais na Internet são canais de comunicação estruturada, indexada, com calendário editorial, perfeitamente identificados com o detentor, que podem ou não ter subscritores. São constituídos por conteúdos, imagens e vídeos disponibilizados em permanência.

O CIEJD criou o seu primeiro sítio Internet com domínio próprio em 1996. O seu endereço era www.cijdelors.pt. Este sítio foi renovado em 2000 e, em 2001, passou a ter um  boletim informativo eletrónico ou "newsletterpara divulgar as novidades aos subscritores registados.

Em 2005, o CIEJD criou e disponibilizou em linha um portal. O seu endereço era www.eurocid.pt. Constituído por canais temáticos, sempre sujeito a alterações e melhoramentos, esteve em linha durante mais de 10 anos. Com novas potencialidades, manteve as "newsletters" periódicas e temáticas com envios para cerca de 20 000 subscritores.

Portal Eurocid

Logo Eurocid


Em 2019, respondendo à evolução e às grandes mudanças no mundo digital e também à cada vez maior integração no Serviço Público governamental, o CIEJD deu início à construção de um novo portal, sempre com o compromisso de servir de forma mais segura e apelativa os seus vários públicos. O seu endereço é https://eurocid.mne.gov.pt.

O Portal Eurocid constitui o maior ponto nacional de acesso do cidadão à informação europeia em língua portuguesa. Está estruturado por canais temáticos:

  • ABC da UE
  • Biblioteca
  • Dossiês
  • Oportunidades
  • Sobre nós

Os utilizadores do Portal Eurocid têm ao seu dispor: notícias da União Europeia, atividades do CIEJD, eventos, efemérides, consultas públicas, documentos, conteúdos pedagógicos, concursos públicos, prémios, empregos, estágios, destacamentos, bolsas, candidaturas a apoios financeiros europeus ou nacionais e recebem, se inscritos e sem qualquer encargo, "newsletters" periódicas e "flashes" informativos.

Infoeuropa

Logo Infoeuropa

 

 

 

A Infoeuropa é o catálogo em linha da Biblioteca Jacques Delors, cujo endereço é https://infoeuropa.eurocid.pt/. Procura cobrir as necessidades de documentação no que respeita a assuntos europeus e, simultaneamente, dar a conhecer a produção bibliográfica nacional sobre a União Europeia.

Contém registos de todas as obras e documentos existentes na biblioteca, documentos em formato digital, incluindo o acervo da integração de Portugal à CEE.


Redes sociais digitais

As redes sociais digitais são plataformas facilitadoras de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que partilham entre elas, em tempo real, informações, imagens e vídeos. Esta informação instantânea, temporária e interativa é adequada aos interesses/objetivos do grupo a que se destina e partilha opiniões/informações e perfis. O CIEJD tem uma presença ativa em várias redes sociais.

 

Facebook

/CentrodeInformacaoEuropeiaJacquesDelors


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A primeira publicação no Facebook aconteceu a 7 de janeiro de 2010. Divulgou a consulta pública relativa à Iniciativa de Cidadania Europeia (direito previsto no Tratado de Lisboa e que entrou em vigor em 2012).
Destinatários: Cidadãs e cidadãos (em geral) e multiplicadores de informação.
Objetivos: Comunicar informação europeia em língua portuguesa; promover eventos sobre temas europeus; divulgar oportunidades de emprego e estágio nas instituições europeias e responder a questões e sugestões dos utilizadores.
Números: + de 33.000 gostos; + de 32.700 seguidores (31 de janeiro de 2021).

 

/BibliotecaJacquesDelors


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A página da Biblioteca Jacques Delors fez a sua primeira publicação a 15 de outubro de 2013, em homenagem a Jacques Delors, relembrando o seu livro "Mémoires" (lançado em Portugal, em 2004, nas instalações do CIEJD, Centro Cultural de Belém). 
Destinatários: Investigadores, especialistas, estudantes e cidadãos.
Objetivos: Dar a conhecer a Biblioteca e os serviços disponíveis, divulgar obras, especialmente as novidades, e documentos relevantes sobre a União Europeia.
Números: + de 1.500 seguidores; + de 1.500 gostos (31 de janeiro de 2021).

 

Youtube

/channel/UCMiHyn_z0S9mp3-H-hs7WPA

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O primeiro vídeo publicado nesta rede foi «O Processo Spitzenkandidaten», a 14 de janeiro de 2019, integrado no dossiê que o portal Eurocid dedicou às Eleições Europeias desse ano.
Destinatários: Estudantes, docentes e cidadãos.
Objetivos: Carregamento e disponibilização de vídeos produzidos pelo CIEJD e de apoio ao Portal Eurocid; criação de coleções de vídeos (listas de reprodução) sobre assuntos europeus.
Números: + de 50 subscritores | + de 4 000 visualizações (31 de janeiro de 2020).

 

Linkedin

/company/ciejd---centro-de-informa-o-europeia-jacques-delors


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Em 2013, o CIEJD criou o seu perfil institucional no Linkedin. O objetivo foi promover as suas atividades junto desta rede social, proporcionando informação sobre as atividades e os projetos do Centro.
Destinatários: Cidadãos, empresas, administração pública nacional e europeia.
Objetivos: Permitir a criação das páginas afiliadas «Oportunidades de negócios na UE» e «Empregos e estágios na UE», direcionadas para públicos específicos. 
Números: 1 671 seguidores (31 de janeiro de 2021).

  • Página afiliada «Oportunidades de negócio na UE»: https://www.linkedin.com/showcase/oportunidades-de-negocio-na-ue/
    A primeira publicação foi sobre a apresentação dos resultados nacionais da edição 2016 dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial, a 8 de setembro de 2017.
    Destinatários: Empresas, empresários e empreendedores e outros atores económicos.
    Objetivos: Divulgar oportunidades que as instituições da União Europeia proporcionam, tais como prémios, candidaturas, fundos, eventos, parcerias e projetos de sucesso.
    Números: 1 420 seguidores (31 de janeiro de 2021) 

  • Página afiliada «Empregos e estágios na UE»:
    https://www.linkedin.com/showcase/empregos-e-estágios-na-ue/ 

    Recentemente criada, a primeira publicação centrou-se na divulgação dos estágios "Blue Book" na Comissão Europeia, a 13 de janeiro de 2021.  
    Destinatários: Estudantes, trabalhadores/as e desempregados/as à procura de uma experiência profissional ou de complemento curricular europeia. 
    Objetivos: Divulgar e informar sobre oportunidades de empregos e estágios em instituições e agências europeias.  
    Números: 119 seguidores (31 de janeiro de 2021) 

 

Instagram

/centrojacquesdelors


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Em 2020 o CIEJD construiu o seu espaço no Instagram, tendo em conta que esta rede é hoje uma das mais utilizadas em Portugal e no mundo, principalmente pela população mais jovem. A sua primeira publicação aconteceu a 9 de maio de 2020, como forma de comemorar o Dia da Europa.
Destinários: Cidadãos e público mais jovem.
Objetivos: Promover a informação europeia, tais como oportunidades de emprego, estágios, apoios financeiros, agenda europeia bem como alguns projetos que contam com a participação ativa do CIEJD, nomeadamente a Iniciativa de Cidadania Europeia, junto das camadas mais jovens da população.
Números: + de 500 seguidores (31 de janeiro de 2021).

 

SlideShare

/pt.slideshare.net/CIEJDCentroJacquesDe

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A primeira publicação no SlideShare ocorreu em 9 de outubro de 2020, divulgando um recurso pedagógico lúdico correspondente a uma Sopa de letras relacionada com a temática da Iniciativa de Cidadania Europeia (direito previsto no Tratado de Lisboa e que entrou em vigor em 2012).
Destinários: Cidadãos, multiplicadores e jovens.
Objetivos: Partilhar conteúdos pedagógicos e formativos sobre os temas mais relevantes da União Europeia.
Números: 2 seguidores | 295 visualizações (31 de janeiro de 2021).


Atualizado em 23-02-2021