Universo CIEJD na Internet

O Centro Jacques Delors como ponto de encontro sobre a União Europeia em Portugal

Informação europeia em língua portuguesa, para diferentes públicos em diferentes meios, para aproximar os cidadãos da União Europeia.

À distância de um click

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), inaugurado em março de 1995, tem como principal missão informar os cidadãos, respondendo às necessidades de públicos diversificados. O CIEJD procura constituir-se como um local de encontro, de formação e de animação permanentes em torno dos temas europeus. Pretende-se ainda estimular a participação dos cidadãos, em particular jovens, na vida e na construção europeias, através da informação e debate. Para atingir os seus objetivos, o Centro Jacques Delors está presente em vários canais de comunicação, nomeadamente os que são acessíveis através da Internet.

Canais de comunicação em linha

O universo CIEJD na Internet inclui um Portal, uma Base de Dados Documental, duas páginas no Facebook, presença no Linkedin, no Youtube e no Instagram. Brevemente estaremos no SlideShare.

 


Sítios Internet

Os sítios/portais na Internet são canais de comunicação estruturada, indexada, com calendário editorial, perfeitamente identificados com o detentor, que podem ou não ter subscritores. São constituídos por conteúdos, imagens e vídeos disponibilizados em permanência.

O CIEJD criou o seu primeiro sítio Internet com domínio próprio em 1996. O seu endereço era www.cijdelors.pt. Este site foi renovado em 2000 e, em 2001, passou a ter uma newsletter para divulgar as novidades aos subscritores registados.

Em 2005, o CIEJD criou e disponibilizou em linha um novo portal. O seu endereço era www.eurocid.pt. Constituído por canais temáticos, sempre sujeito a alterações e melhoramentos, esteve em linha durante mais de 10 anos. Com novas potencialidades, manteve as newsletters periódicas e temáticas com envios para cerca de 18.000 subscritores.

Eurocid.mne.gov.pt

Logo Eurocid

 


Em 2019, respondendo à evolução e às grandes mudanças no mundo digital e também à cada vez maior integração no Serviço Público governamental, o CIEJD deu início à construção de um novo portal Internet, sempre com o compromisso de servir de forma mais segura e apelativa os seus vários públicos.  O seu endereço é eurocid.mne.gov.pt.

O portal eurocid.mne.gov.pt constitui o maior ponto nacional de acesso do cidadão à informação europeia em língua portuguesa. Está estruturado de acordo com os seguintes canais temáticos:

  • ABC da UE
  • Biblioteca
  • Dossiês
  • Oportunidades
  • Sobre nós

Os utilizadores do portal Eurocid têm ao seu dispor: notícias da União Europeia, atividades do CIEJD, eventos, efemérides, consultas públicas, documentos, conteúdos pedagógicos, concursos públicos, prémios, empregos, estágios, destacamentos, candidaturas a programas nacionais ou comunitários e recebem, se inscritos e sem qualquer encargo, newsletters periódicas.

Infoeuropa.pt

Logo Infoeuropa

 

 


Em 2005, para desenvolvimento da Biblioteca Jacques Delors, foi adquirida uma Base de Dados Documental, cujo endereço é infoeuropa.pt. Constituída por catálogos, apresenta registos de todas as obras e documentos existentes na biblioteca, documentos em formato digital, incluindo o acervo da integração de Portugal à CEE. Mais tarde foi desenvolvido um desenho mais amigável para consulta em linha por qualquer utilizador e ainda criado um catálogo que permite registar e pesquisar oportunidades de emprego, estágios e negócios para cidadãos e empresas.

 


Redes sociais digitais

As redes sociais digitais são plataformas facilitadoras de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que partilham entre elas, em tempo real, informações, imagens e vídeos. Esta informação instantânea, temporária e interativa é adequada aos interesses/objetivos do grupo a que se destina e partilha opiniões/informações e perfis. O CIEJD tem uma presença ativa em várias redes sociais.

 

Facebook.com

/CentrodeInformacaoEuropeiaJacquesDelors


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Em 2009, o CIEJD criou a sua página institucional. A primeira notícia foi publicada a 7 de janeiro de 2010, o primeiro post divulgou a consulta pública relativa à Iniciativa de Cidadania Europeia (novo direito dos cidadãos previsto no Tratado de Lisboa e que entrou em vigor em 2012)..
Destinatários: Cidadãos em geral e multiplicadores de informação.
Objetivos: Comunicar informação europeia em língua portuguesa; promover eventos sobre temas europeus; divulgar oportunidades de emprego e estágio nas instituições europeias e responder a questões e sugestões dos utilizadores.
Números: + de 33.000 seguidores; + de 32.000 gostos (junho de 2020).

 

/BibliotecaJacquesDelors


Logo Facebook

 

 

Lançada em 2013, a página da Biblioteca Jacques Delors publicou a sua primeira notícia a 15 de outubro de 2013, em homenagem a Jacques Delors, relembrando o livro "Memórias" (lançado em Portugal, no CIEJD, no espaço da Mediateca).
Destinatários: Investigadores; estudantes; bibliotecas e centros de documentação e cidadãos.
Objetivos: Dar a conhecer a Biblioteca; divulgar os serviços disponíveis ao público; divulgar obras e documentos sobre a União Europeia.
Números: + de 1.500 seguidores; + de 1.400 gostos (junho de 2020).

 

Youtube.com

/channel/UCMiHyn_z0S9mp3-H-hs7WPA

Logo Youtube

 

 

 

A 2 de novembro de 2011, o CIEJD arranca com a sua presença institucional no Youtube. No entanto, só em janeiro de 2019 é que passa a utilizar este Canal.
Destinatários: Estudantes; docentes e cidadãos.
Objetivos: Carregamento e disponibilização de vídeos produzidos pelo CIEJD; apoio ao portal Eurocid; criação de coleções de vídeos (listas de reprodução) sobre assuntos europeus.
Números: + de 25 subscritores; + de 2.100 visualizações (junho de 2020).

 

Linkedin.com

/company/ciejd---centro-de-informa-o-europeia-jacques-delors


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Em 2013, o CIEJD criou o seu perfil institucional no Linkedin. O objetivo foi promover as suas atividades junto desta comunidade virtual, proporcionando informação sobre as atividades e projetos virados essencialmente para as empresas.
Destinatários: Empresas, empresários ou empreendedores; profissionais de qualquer ramo e redes de networking.
Objetivos: Aproveitar efeitos multiplicadores desta ferramenta para fazer chegar o CIEJD e o seu projeto  «Oportunidades de Negócios na União Europeia» ao maior número de empresas e profissionais. 
Números: + de 1.520 seguidores (junho de 2020).

  • Grupo «Oportunidades de Negócio na UE»: https://www.linkedin.com/groups/4957632/
    O Grupo foi criado a 13 de abril de 2013 e desde essa data que o principal objetivo consiste em fazer chegar aos integrantes do grupo, informação sobre abertura de concursos e outras oportunidades de negócio lançadas pela UE (instituições, órgãos, agências, etc.).
    Números: + de 490 integrantes (junho de 2020).
     
  • Showcase page «Oportunidades de negócio na UE»: https://www.linkedin.com/showcase/oportunidades-de-negocio-na-ue/
    Em 2017, para dar resposta às necessidades de um público mais específico, foi criada uma outra página dedicada em exclusivo às oportunidades de negócio na União Europeia com o objetivo de divulgar as oportunidades existentes, prémios, candidaturas, fundos, eventos, parcerias, entre outros, junto de empresas, empresários, empreendedores e organizações.
    Números: + de 1.190 seguidores (junho de 2020).
     

Instagram.com

/centrojacquesdelors


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Em 2020 o CIEJD construiu o seu espaço no Instagram, tendo em conta que esta rede é hoje uma das mais utilizadas em Portugal e no mundo, principalmente pela população mais jovem. A sua primeira publicação aconteceu a 9 de maio de 2020, como forma de comemorar o Dia da Europa.
Destinários: Cidadãos e público mais jovem.
Objetivos: Promover a informação europeia junto das camadas mais jovens da população.
Números: + de 130 seguidores.

SlideShare

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O CIEJD continua a apostar na diversificação da sua presença nas redes sociais. Assim, em setembro de 2020, irá expandir a sua ação, publicando os seus conteúdos formativos / informativos, designadamente as apresentações, no SlideShare.

Esta rede social, gratuita, contempla um dos públicos-alvo do CIEJD - docentes, formadores e alunos - pelo que contribuirá para reforçar a partilha de conteúdos pedagógicos e formativos sobre os temas mais relevantes da União Europeia.

 


Atualizado em 29-06-2020