Hino europeu

Fonogramas
Audio file
Hino europeu (União Europeia)
Publicado dia
12 de Agosto 2019

A melodia escolhida para simbolizar a UE é o «Hino à Alegria», composto por Ludwig Van Beethoven em 1823, enquanto parte da Nona Sinfonia, para o poema com o mesmo nome de Friedrich Schiller, de 1785.

O hino, que não tem letra, utiliza a linguagem universal da música para exaltar os ideais europeus da liberdade, paz e solidariedade. O hino europeu não se destina a substituir os hinos nacionais dos países da UE, mas antes a celebrar os valores que estes partilham.

Esta versão é executado pela Orquestra dos Instrumentos de Sopro da Juventude da União Europeia, dirigida por André Reichling, e gravado em 1994 no Teatro da Trindade, em Lisboa, com arranjos de Herbert von Karajan.

Fonte: https://europa.eu/european-union/about-eu/symbols/anthem_pt

Audio file
Hino europeu (Conselho da Europa)
Publicado dia
12 de Agosto 2019

O Hino Europeu foi adotado pelo Conselho da Europa em 1972. É um extrato do prelúdio do “Hino à Alegria” da 9ª Sinfonia de Beethoven.

Estas gravações foram extraídas da “Rhapsodie sur l'Hymne Européen”, pelo compositor francês Christophe Guyard, a pedido do Conselho da Europa para utilização em documentários, notícias e outros programas relativos ao Conselho da Europa. A "Rhapsodie sur l'Hymne Européen" é uma obra protegida por direitos de autor e está registada no repertório da SACEM (França). O compositor é Christophe Guyard.

Fonte: https://www.coe.int/pt/web/about-us/the-european-anthem