Ações Marie Skłodowska-Curie / Redes de Doutoramento, 2022 | Comissão Europeia

Redes de Doutorados

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Bolsas Marie Skłodowska-Curie financiam a investigação e inovação de excelência e apoiam os investigadores, em todas as fases da sua carreira, com novos conhecimentos e competências, através da mobilidade transfronteiras e da exposição a diferentes setores e disciplinas. As Bolsas também financiam o desenvolvimento de excelentes programas de formação de doutoramento e pós-doutoramento e projetos de investigação, em todo o mundo.

Após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o orçamento também inclui 25 milhões de euros para ações de apoio a investigadores anteriormente ativos na Ucrânia sob o novo esquema MSCA4Ukraine.

Objetivo

As Bolsas de Doutoramento visam implementar programas de doutoramento por organizações parceiras, de diferentes setores, em toda a Europa, com vista à formação de candidatos a doutoramento, altamente qualificados, estimulando a sua criatividade, melhorando as suas capacidades de inovação e impulsionando a sua empregabilidade a longo prazo.

Destinatários

Estas bolsas estão abertas a consórcios internacionais de universidades, instituições de investigação, empresas, pequenas e médias empresas e outras organizações não académicas. Os consórcios devem ser constituídos por pelo menos três entidades jurídicas independentes, cada uma estabelecida num Estado-Membro da UE ou País Associado ao Horizonte Europa diferente e com pelo menos uma delas estabelecida num Estado-Membro da UE; podem participar também outras organizações de qualquer país do mundo. os Doutoramentos Industriais e Conjuntos têm condições específicas.

A partir de 2022, serão aplicadas restrições de reenvio para candidaturas que obtiveram pontuação inferior a 80% no ano anterior.

Tipos de Redes de Doutoramento

As Redes de Doutoramento implementam programas de doutoramento, através de parcerias de universidades, instituições e infraestruturas de investigação, empresas, incluindo PME, e outros atores socioeconómicos de diferentes países da Europa e não só. Estes programas de doutoramento vão de encontro a necessidades bem identificadas, em várias áreas de investigação e inovação, expõem os investigadores aos setores académico e não académico e oferecem formação em investigação, bem como competências relevantes para a inovação e empregabilidade a longo prazo.

Para além das Redes de Doutoramento padrão, foram introduzidos incentivos para promover dois tipos específicos de doutoramento:

  • Doutoramentos Industriais - formação a doutorandos que desejam desenvolver as suas competências e sair da academia, em particular na indústria e nos negócios;
  • Doutoramentos Conjuntos - oferecem colaboração internacional, intersetorial e interdisciplinar na formação dos doutorandos.

Candidatura

As candidaturas decorrem de 12 de maio a 15 de novembro de 2022.

Calendário

  • 12 de maio a 15 de novembro de 2022: apresentação de propostas
  • Abril de 2023: notificação dos resultados 
  • Julho de 2023: assinatura do contrato de subvenção 
  • Agosto de 2023: início dos primeiros projetos financiados 

Duração

A duração de cada bolsa é de três a 36 meses. Estas ações podem durar até quatro anos.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: david.marcal@fct.pt.