Bolsa de Investigação Pós-doutoramento | Agência Espacial Europeia (ESA)

As Bolsas de Investigação Pós-doutoramento da Agência Espacial Europeia (ESA) oferecem a oportunidade de contribuir para a exploração do Sistema Solar e do Universo, em áreas da exploração humana e robótica, heliofísica, ciência planetária, astrofísica e física fundamental.

Objetivos

Esta bolsa oferece aos jovens cientistas e engenheiros a possibilidade de realizar investigação numa variedade de disciplinas relacionadas com as ciências espaciais, aplicações espaciais ou tecnologia espacial.

Em 2020, serão atribuídas cerca de 9 bolsas em Ciências Espaciais e 9 bolsas em Exploração Humana e Robótica.

Condições gerais de admissão

São elegíveis os cidadãos nacionais dos Estados Membros da ESA e dos Estados Cooperantes Europeus, bem como da Letónia e da Eslovénia, como Estados Membros Associados e do Canadá, como Estado Cooperante. 

Os candidatos devem ter concluído recentemente, ou estar prestes a concluir, o doutoramento numa disciplina técnica ou científica. Será dada preferência às candidaturas apresentadas pelos candidatos que tenham obtido o doutoramento no prazo de cinco anos.

As candidaturas de mulheres cientistas são especialmente encorajadas.

Duração

Os contratos para uma bolsa de investigação são, inicialmente, por dois anos; frequentemente, a bolsa é concedida por mais um ano.

Candidatura

A candidatura deve ser submetida seguindo as instruções do convite à candidatura, até 29 de outubro de 2020.

Processo de seleção

  • Final de novembro - os candidatos pré-selecionados serão contactados para produzir um vídeo
  • Janeiro de 2021 - os candidatos selecionados serão convidados para uma entrevista em linha 
  • Final de janeiro de 2021 - atribuição das bolsas

Subsídio base mensal

A bolsa depende das qualificações e da experiência do candidato, assim como da localização do estabelecimento e pode variar entre 3 000 EUR e 3 800 EUR por mês.
Os bolsistas podem ter direito a um subsídio de expatriação e / ou a um subsídio de instalação à chegada, se preencherem as condições. 
 

Local

As bolsas em Exploração Humana e Robótica podem ser realizadas em:

As bolsas em Ciência Espacial podem ser realizadas em: