Bolsas Criar Lusofonia, 2023/2024 | Centro Nacional de Cultura

Ver PDF
Bolsas CRIAR
Índice

As Bolsas Criar Lusofonia, geridas pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), pretendem fomentar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos escritores/investigadores de língua portuguesa, a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono.

Objetivo

O concurso tem por objetivo a atribuição de bolsas, no domínio da escrita, a cidadãos dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

São instituídas duas bolsas de criação/investigação literária, que permitirão estadas de quatro meses, em Portugal, ou num dos outros sete países lusófonos. Pelo menos uma das bolsas será atribuída a um português.

Destinatários

Podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação escritores e investigadores com obra publicada nos respetivos países e, preferencialmente, também fora deles.

Candidatura

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para bolsadasartes@cnc.pt, em pdf, em simultâneo com o preenchimento da Ficha de Candidato, de 1 a 30 de novembro de 2023.

Critérios

O programa de cada bolseiro será de sua livre escolha devendo, no entanto, respeitar as seguintes condições:

  • Estabelecer um plano geral para o tempo de estada e dar dele conhecimento ao CNC, antes do início de vigência da bolsa;
  • O referido plano deverá prever deslocações a vários pontos do país onde se encontra, despesas que serão cobertas pelo bolseiro.

Valores

Será atribuída a cada bolsa a quantia de 4.000 euros, em duas tranches, obrigando-se o Bolseiro a enviar ao CNC um relatório mensal de progresso.

A viagem aérea de ida e volta, em classe económica, será paga, num montante máximo de 1.000 euros, por bolsa.

Júri

Será constituído um júri com três elementos de reconhecida competência, na área da literatura, um representante da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e um representante do Centro Nacional de Cultura. 

Calendário

  • Candidaturas entre 1 e 30 de novembro de 2023
  • Seleção pelo júri até 30 de janeiro de 2024
  • Entrega pelos bolseiros de programas individuais de desenvolvimento do projeto: entre 1 e 15 de fevereiro de 2024
  • Desenvolvimento dos projetos entre 1 de março e 30 de setembro de 2024
  • Entrega de relatórios finais de estada e das obras realizadas até 31 de outubro de 2024
  • Entrega da obra final no prazo de 1 ano após o último relatório

Contacto

Mais informações e esclarecimentos, contacte através do e-mail: bolsadasartes@cnc.pt, ou do tel: 213 466 722.

Documentos

Regulamento da Bolsa 2023
190.09 KB