Bolsas de Consolidação ERC, 2023 | Conselho Europeu de Investigação

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), estabelecido pela Comissão Europeia, opera de acordo com os princípios da excelência científica, ciência aberta, autonomia, eficiência, eficácia, transparência, responsabilidade e integridade da investigação assegurada pela Comissão Europeia.
As Bolsas de Consolidação (ERC Consolidator Grants, COG) fazem parte das principais bolsas de investigação do ERC, financiadas pelo Programa-Quadro Horizonte Europa da União Europeia para Investigação e Inovação. Estas bolsas visam capacitar investigadores individuais, oferecendo estímulo à sua criatividade. A excelência científica é o único critério de avaliação.
Objetivo
Estas bolsas apoiam investigadores individuais, na fase de consolidação do seu programa de investigação independente. Em certas áreas (humanidades e matemática), onde a investigação é frequentemente realizada individualmente, a equipa pode consistir apenas no investigador principal.
Destinatários
São candidatos investigadores independentes, de qualquer idade, de qualquer nacionalidade e a residir em qualquer parte do mundo, ou em qualquer fase da sua carreira. Os candidatos já devem ter mostrado investigação independente e evidência de maturidade, por exemplo, ao ter produzido várias publicações importantes enquanto autor principal sem a supervisão do tutor de doutoramento.
O doutoramento deve ter sido obtido de 7 a 12 anos antes de 1 de janeiro de 2023, ou seja, 1 de janeiro de 2011 a 31 dezembro de 2015 (inclusive).
Critérios de seleção
A avaliação dos pedidos de financiamento é realizada por cientistas de renome e investigadores selecionados pelo Conselho Científico ERC, podendo ainda ser assistidos por especialistas independentes. Os critérios para atribuição das bolsas são:
- excelência;
- transparência;
- justiça e imparcialidade;
- confidencialidade;
- eficiência e tempo;
- considerações de ética e segurança;
- considerações de integridade de investigação.
Valores
As bolsas de consolidação ERC-2023-CoG podem ir até um máximo de 2.000.000 euros, por um período de 5 anos.
Para projetos de menor duração, o montante máximo da subvenção é reduzido proporcionalmente. Pode ser solicitado um financiamento adicional de até 1.000.000 euros para cobrir os seguintes custos elegíveis:
- custos de "arranque" para a deslocação do investigador principal;
- compra de equipamentos principais;
- acesso a grandes instalações;
- outros grandes custos experimentais e de trabalho de campo, excluindo custos de pessoal.
Candidatura
As propostas devem ser efetuadas no portal Funding and tenders Opportunities, de 28 de setembro de 2022 a 2 de fevereiro de 2023.
Vencedores 2021
Dos 313 investigadores vencedores, cinco projetos de investigação situam-se em universidades portuguesas e abordam áreas tão diversas como a astrofísica ou os circuitos alimentares promovidos pelas migrações: Universidade do Algarve, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Universidade do Porto.
Contactos
Para mais informações, deverá contactar através do seguinte e-mail: ERC-2021-COG-APPLICANTS@ec.europa.eu.
Vídeo sobre a candidatura às Bolsas ERC