Bolsas de Consolidação ERC | Conselho Europeu de Investigação

Logótipo do ERC

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), estabelecido pela Comissão Europeia, opera de acordo com os princípios da excelência científica, ciência aberta, autonomia, eficiência, eficácia, transparência, responsabilidade e integridade da investigação assegurada pela Comissão Europeia.

As Bolsas de Consolidação 2022 (COG) fazem parte das principais bolsas de investigação do ERC, financiadas pelo Programa-Quadro Horizonte Europa da União Europeia para Investigação e Inovação. Estas bolsas visam capacitar investigadores individuais, oferecendo estímulo à sua criatividade. A excelência científica é o único critério de avaliação. 

Objetivo

Estas bolsas apoiam investigadores individuais, na fase de consolidação do seu programa de investigação independente. Em certas áreas (humanidades e matemática), onde a investigação é frequentemente realizada individualmente, a equipa pode consistir apenas no investigador principal.

Destinatários

São candidatos investigadores independentes, de qualquer idade, de qualquer nacionalidade e a residir em qualquer parte do mundo, ou em qualquer fase da sua carreira. Os candidatos já devem ter mostrado investigação independente e evidência de maturidade, por exemplo, ao ter produzido várias publicações importantes enquanto autor principal sem a supervisão do tutor de doutoramento.

O doutoramento deve ter sido concedido de 7 a 12 anos, antes de 1 de janeiro de 2022, ou seja, obtido entre 1 de janeiro de 2010 a 31 dezembro de 2014 (inclusive).

Critérios de seleção

A avaliação dos pedidos de financiamento é realizada por cientistas de renome e investigadores selecionados pelo Conselho Científico ERC, podendo ainda ser assistidos por especialistas independentes. Os critérios para atribuição das bolsas são:

  • excelência;
  • transparência;
  • justiça e imparcialidade;
  • confidencialidade;
  • eficiência e tempo;
  • considerações de ética e segurança;
  • considerações de integridade de investigação.

Valores

As bolsas de consolidação podem ir até um máximo de 2.000.000 euros, por um período de 5 anos.

Para projetos de menor duração, o montante máximo da subvenção é reduzido proporcionalmente. Pode ser solicitado um financiamento adicional de até 1.000.000 euros para cobrir os seguintes custos elegíveis:

  • custos de "arranque" para a deslocação do investigador principal;
  • compra de equipamentos principais;
  • acesso a grandes instalações;
  • outros grandes custos experimentais e de trabalho de campo, excluindo custos de pessoal.

Candidatura

As propostas devem ser efetuadas no portal Funding and tenders Opportunities, até 17 de março de 2022.

Vencedores 2021

Dos 313 investigadores vencedores, cinco projetos de investigação situam-se em universidades portuguesas e abordam áreas tão diversas como a astrofísica ou os circuitos alimentares promovidos pelas migrações: Universidade do Algarve, Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Universidade do Porto.

Contactos

Para mais informações, deverá contactar através do seguinte e-mail: ERC-2021-COG-APPLICANTS@ec.europa.eu.

Vídeo sobre a candidatura às Bolsas ERC

 

Aviso
Aviso: As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.