Bolsas de Consolidação ERC, 2024 | Conselho Europeu de Investigação

Ver PDF
ERC Consolidator Grants, COG
Índice

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC), estabelecido pela Comissão Europeia, opera de acordo com os princípios da excelência científica, ciência aberta, autonomia, eficiência, eficácia, transparência, responsabilidade e integridade da investigação assegurada pela Comissão Europeia.

As Bolsas de Consolidação (ERC Consolidator Grants, COG) fazem parte das principais bolsas de investigação do ERC, financiadas pelo Programa-Quadro Horizonte Europa da União Europeia para Investigação e Inovação. Estas bolsas visam capacitar investigadores individuais, oferecendo estímulo à sua criatividade. A excelência científica é o único critério de avaliação. 

Objetivo

Estas bolsas apoiam investigadores individuais, na fase de consolidação do seu programa de investigação independente. Em certas áreas (humanidades e matemática), onde a investigação é frequentemente realizada individualmente, a equipa pode consistir apenas no investigador principal.

Destinatários

São candidatos investigadores independentes, de qualquer idade, de qualquer nacionalidade e a residir em qualquer parte do mundo, ou em qualquer fase da sua carreira. Os candidatos já devem ter mostrado investigação independente e evidência de maturidade, por exemplo, ao ter produzido várias publicações importantes enquanto autor principal sem a supervisão do tutor de doutoramento.

O doutoramento deve ter sido obtido de 7 a 12 anos antes de 1 de janeiro de 2024, ou seja, 1 de janeiro de 2012 a 31 dezembro de 2016 (inclusive).

Critérios de seleção

A avaliação dos pedidos de financiamento é realizada por cientistas de renome e investigadores selecionados pelo Conselho Científico ERC, podendo ainda ser assistidos por especialistas independentes. Os critérios para atribuição das bolsas são:

  • excelência;
  • transparência;
  • justiça e imparcialidade;
  • confidencialidade;
  • eficiência e tempo;
  • considerações de ética e segurança;
  • considerações de integridade de investigação.

Valores

As bolsas de consolidação ERC-2024-CoG podem ir até um máximo de 2.000.000 euros, por um período de 5 anos.

Para projetos de menor duração, o montante máximo da subvenção é reduzido proporcionalmente. Pode ser solicitado um financiamento adicional de até 1.000.000 euros para cobrir os seguintes custos elegíveis:

  • custos de "arranque" para a deslocação do investigador principal;
  • compra de equipamentos principais;
  • acesso a grandes instalações;
  • outros grandes custos experimentais e de trabalho de campo, excluindo custos de pessoal.

Candidatura

As propostas devem ser efetuadas no portal Funding and tenders Opportunities, de 12 de setembro a 12 de dezembro de 2023, 17h00 CET.

Vai realizar-se um webinário interativo sobre a candidatura às Bolsas ERC 2024, no dia 20 de setembro - os potenciais candidatos aprenderão mais sobre as novidades do Programa de Trabalho do ERC para 2024. Terão a oportunidade de colocar questões sobre os concursos de subvenções atuais e futuros.

Vencedores 2022

Três projetos de investigação nacionais ganharam as bolsas: Fundação Champalimaud, Instituto de Telecomunicações e Universidade Nova de Lisboa.

Contacto

Para mais informações, deverá contactar através do seguinte e-mail: ERC-2024-ADG-APPLICANTS@ec.europa.eu.

Vídeo sobre a candidatura às Bolsas ERC

 

Documentos

Programa de trabalho 2024 [en]
713.57 KB
Informação aos candidatos [en]
1.02 MB
Regulamento das bolsas [en]
577.54 KB
Formulários 2024 [en]
1.22 MB
Aviso
Aviso: As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.