Bolsas de Estudo de Avaliação de Risco Alimentar, 2023-2024 | Autoridade Europeia para a segurança Alimentar (EFSA)

O Programa Europeu de Bolsas de Estudo de Avaliação de Risco Alimentar (EU-FORA), criado pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), em 2016, permite o desenvolvimento profissional, a formação na área de avaliação de risco alimentar e, ao mesmo tempo, a aquisição de experiência prática nas principais organizações da UE, em segurança alimentar.
O foco principal do programa de bolsas EU-FORA é dirigido para a investigação química e microbiológica, avaliação de risco e, de forma mais geral, para as atividades da EFSA, de modo a atrair profissionais de áreas relevantes como: agricultura, bioquímica, bioinformática, biologia, biometria, biotecnologia, química, exposição dietética, ciências ambientais, epidemiologia, tecnologia de alimentos, genética, saúde e segurança alimentar, medicina humana, ciências da vida, matemática, microbiologia, biologia molecular, ciências naturais, nutrição, farmácia, saúde pública, estatística, toxicologia, medicina veterinária e/ou áreas afins.
Objetivos
O programa EU-FORA estabeleceu uma bolsa regular de 12 meses de aprendizagem prática, com os seguintes objetivos:
- atrair e motivar profissionais a tornarem-se avaliadores de risco, aumentando, assim, o conjunto de especialistas disponíveis na Europa;
- intensificar o intercâmbio e a cooperação entre as agências nacionais de avaliação dos alimentos e a EFSA, estimulando o envolvimento dos EM no trabalho de avaliação de risco regulatório;
- contribuir para harmonizar e desenvolver ainda mais as práticas de avaliação de risco de segurança alimentar e as metodologias em toda a Europa, com o objetivo de construir uma cultura comum da UE para riscos.
Condições gerais de admissão
Os candidatos devem respeitar os seguintes critérios de elegibilidade, na data de encerramento da candidatura:
1. Requisitos gerais
- Ser nacional de um Estado-Membro da União Europeia ou da EFTA
- Desfrutar de todos os direitos como cidadão
- Ter um bom conhecimento da língua inglesa (nível B2)
2. Qualificações
Ter licenciatura, de pelo menos três anos, numa das áreas de conhecimento.
3. Experiência:
Máximo de 15 anos de experiência em trabalhos relacionados com a segurança alimentar (incluindo avaliação de risco, comunicação de risco, gestão de risco).
Duração
Um ano.
Candidatura
A candidatura ao programa da Bolsa é efetuada em linha.
Subsídio mensal
Bolsa mensal líquida de 2.200 a 55.000 euros por bolseiro. No início do programa, o bolseiro recebe ainda um subsídio para instalação igual a um mês de bolsa.
Critérios de seleção
São avaliadas as competências técnicas e comportamentais.
Contactos
Para mais informações contacte através do e-mail: EUFORA@efsa.europa.eu.
Vídeo