Programa de Bolsas ESO no Chile, 2024/2025 | Organização Europeia para a Investigação Astronómica no Hemisfério Sul (ESO)

Ver PDF
Bolsas ESO
Índice

A  Organização Europeia para a Investigação Astronómica no Hemisfério Sul (ESO) é a principal Organização Intergovernamental de Astronomia da Europa. É composta por cerca de 110 astrónomos, 40 bolseiros e 40 estudantes de doutoramento, que realizam investigação de alta qualidade, em áreas que vão de exoplanetas a cosmologia, oferecendo um dos ambientes científicos mais colaborativos e estimulantes do mundo.

Os bolseiros ESO beneficiam de um ambiente científico colaborativo, internacional e multidisciplinar que valoriza a inovação e a criatividade. Contactam com os últimos desenvolvimentos da ciência e têm a oportunidade de interagir com muitos dos principais investigadores. Simultaneamente, os alunos são incentivados a complementar o seu perfil científico, participando ativamente nos eventos científicos, como palestras, clubes de leitura, cafés temáticos e seminários. 

Objetivos

O Programa é planeado para ajudar jovens cientistas a desenvolver os programas de investigação independentes e alcançar com sucesso novas fases das suas carreiras científicas:

  • desenvolverem o percurso académico, beneficiando de um ambiente científico rico e estruturado e interagindo com cientistas mais experientes;
  • tornarem-se investigadores sénior e independentes, de forma a desenvolverem os seus próprios projetos de investigação e contribuírem efetivamente para empreendimentos científicos colaborativos;
  • prepararem-se para assumir responsabilidades científicas, técnicas ou de supervisão/gestão superiores, em cargos futuros.

Condições gerais de admissão

As vagas para bolsas de estudos estão abertas a estudantes matriculados num programa de doutoramento em astronomia ou áreas científicas relacionadas (astrofísica observacional, teórica e fundamental). Os bolseiros aceites no programa trabalham no seu projeto de bolsa, sob a supervisão formal do supervisor da sua universidade de origem, mas espera-se que venham para o ESO para trabalhar e estudar sob a supervisão de um astrónomo, ou sob a co-supervisão de uma equipa da ESO.

Duração

De 6 meses a dois anos.

Local

Os candidatos às bolsas de estudo em Vitacura (Santiago, Chile) são acolhidos nos escritórios da ESO em Santiago (Chile), onde também são disponibilizadas vagas para estudantes matriculados em universidades chilenas.

Candidatura

A candidatura é efetuada em linha, até 30 de abril de 2024.

Subsídio base mensal

Informações sobre o salário, as horas de trabalho, o seguro de saúde, a pensão, consulte as condições gerais de trabalho na ESO

Júri

O processo de recrutamento é feito por um comité de seleção, presidido por Astrónomos do Corpo Docente da ESO e por bolseiros sénior. 

Critérios de seleção

A excelência científica do candidato e dos programas de investigação propostos são os principais critérios de seleção. No Chile, são também consideradas as capacidades técnicas, observacionais ou de software, conhecimento astronómico em geral, independência e sentido de responsabilidade. 

Contactos

Para mais informações em Santiago: Ruediger Kneissl, e-mail: rkneissl@eso.org.   

Vídeo

 

Documentos

Bolsas na ESO [en]
3.29 MB