Bolsas de Investigação, 2024-25 | Organização Europeia para a Investigação Astronómica no Hemisfério Sul (ESO)

Ver PDF
Postal da ESO desenvolvido para ilustrar as bolsas
Índice

A  Organização Europeia para a Investigação Astronómica no Hemisfério Sul (ESO) é a principal Organização Intergovernamental de Astronomia da Europa. É composta por cerca de 110 astrónomos, 40 bolseiros e 40 estudantes de doutoramento, que realizam investigação de alta qualidade.

As Bolsas de investigação da ESO podem ser realizadas na sede, em Garching, Alemanha, ou no Centro de Astronomia da ESO, em Santiago, Chile. 

Objetivos

O Programa de Bolsas de Investigação oferece uma excelente oportunidade para os jovens cientistas:

  • Desenvolverem a sua carreira de investigação, beneficiando de um ambiente científico rico e estruturado, onde podem interagir com cientistas mais experientes;
  • Tornarem-se investigadores experientes e independentes, desenvolvendo os seus próprios projetos de investigação e contribuírem efetivamente para empreendimentos científicos colaborativos;
  • Prepararem-se para assumir responsabilidades científicas, técnicas ou de supervisão/gestão superiores em cargos futuros.

Condições gerais de admissão

O programa está aberto a candidatos que tenham obtido o doutoramento em Astronomia, Física ou disciplina relacionada, antes de 1 de novembro de 2022. Podem também concorrer cientistas em início de carreira, de todas as áreas da astrofísica.

São recrutados por ano 5 a 6 bolseiros para Garching e 4 a 7 bolseiros para Santiago. 

Duração

A duração das bolsas é de três anos em Garching, Alemanha e de quatro anos em Santiago, Chile.

Candidatura

A candidatura é efetuada em linha, até 15 de outubro de 2023.

Bolsa

Informação sobre o salário, as horas de trabalho, o seguro de saúde, a pensão, etc., consulte as condições gerais de trabalho na ESO

Júri

O processo de recrutamento é feito por um comité de seleção, presidido por Astrónomos do Corpo Docente do ESO e por um ou mais bolsistas seniores. Existem dois comités de seleção independentes, um para Garching e outro para Santiago.

Critérios de seleção

A excelência científica do candidato e dos programas de investigação propostos são os principais critérios de seleção. No Chile, são também consideradas as capacidades técnicas, observacionais ou de software, conhecimento astronómico em geral, independência e sentido de responsabilidade. 

Contactos

Documentos

Brochura da Bolsa [en]
1 MB

Documentos

Brochura [en]
1 MB
Aviso
As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.