Bolsas de Investigação para Doutoramento, 2023-24 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação para Doutoramento, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI). As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre o Instituto Diplomático.
As áreas científicas são: História; História Diplomática; Ciência Política; Relações Internacionais.
Objetivos
As bolsas destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas. As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas no plano de atividades e estratégia do Instituto Diplomático. O plano de trabalhos decorrerá integralmente em Portugal.
Elegibilidade
Podem candidatar-se ao presente concurso:
- Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados-Membros da União Europeia;
- Cidadãos de Estados terceiros;
- Apátridas;
- Cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.
Para concorrer à Bolsa é necessário:
- a) Ser titular do grau de mestre em História, Ciência Política ou Relações Internacionais;
- b) Não ter beneficiado de uma bolsa de doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração;
- c) Não ser detentor do grau de Doutor.
Candidatura
O concurso está aberto entre 15 de janeiro de 2023 e as 23h59 (hora de Lisboa) de 15 de março de 2023. As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura deverão ser obrigatoriamente submetidos por email para dab@mne.pt, com o assunto “Candidatura BID FCT – IDI/MNE 2023”.
Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas.
Bolsas
Proposta de investigação elaborada pelo candidato incidindo sobre História, Diplomacia, Relações Internacionais e temáticas afins.
Duração
A bolsa terá início previsto em 1 de outubro de 2023. A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), mediante parecer favorável, não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos.
Local
As atividades de investigação subjacentes às bolsas decorrerão, no todo ou em parte, no Instituto Diplomático, o qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição. Endereço: Largo do Rilvas, 1399-030 Lisboa, Portugal.
Processo de avaliação
As candidaturas admitidas serão classificadas numa escala de 0 a 100 pontos, com arredondamento às centésimas, em dois critérios de avaliação:
A) Avaliação Curricular:
- Percurso académico;
- Currículo pessoal.
O currículo será considerado de forma integrada, partindo de uma visão global do mérito do percurso científico e profissional. Serão consideradas as cartas de recomendação e de motivação. Nesta última, ter-se-á em conta a estrutura, a expressão escrita e a argumentação.
B) Plano de trabalhos:
- Relevância fundamentada do objeto de estudo;
- Abordagem científica (estado da arte, metodologia);
- Relevância das fontes do Arquivo Diplomático e Biblioteca do Ministério dos Negócios Estrangeiros para o desenvolvimento do trabalho;
- Exequibilidade do plano de trabalho.
Valor
Aos bolseiros é atribuído um subsídio mensal de manutenção nos termos da tabela constante do Anexo I do RBI (em anexo).
Contacto
Pedidos de esclarecimento relativos a este concurso deverão ser dirigidos por email para dab@mne.pt, com o assunto “Esclarecimento BID FCT – IDI/MNE 2023”.