Bolsas de Investigação para Doutoramento | Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM)

O Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) abre concurso para atribuição de 5 (cinco) Bolsas de Investigação para Doutoramento, em qualquer área científica, no âmbito das Relações Europa-Ásia e dos Estudos Asiáticos, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI).
As bolsas serão financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento.
Objetivo
As bolsas destinam-se a financiar a realização, pelo bolseiro, de atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor em universidades portuguesas. As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor decorrerão no CCCM, o qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser realizados em colaboração entre mais do que uma instituição.
Destinatários
As Bolsas destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem num Programa de Doutoramento e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor no CCCM e em instituições de acolhimento a ela associadas.
Duração das Bolsas
As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem estar enquadradas em qualquer área científica que permita o desenvolvimento do conhecimento no âmbito das Relações Europa-Ásia e dos Estudos Asiáticos. Consulte os temas no Aviso de abertura em anexo.
O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente). A duração das bolsas é, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses), não podendo ser concedida bolsa por um período inferior a 3 meses consecutivos. No caso de bolsa mista, o período do plano de trabalhos que decorra numa instituição estrangeira não pode ser superior a 24 meses.
Candidatura
Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas.
As candidaturas estão abertas de 9 de novembro e as 17h00 (hora de Lisboa) de 9 de dezembro de 2022. As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura previstos no Aviso de Abertura de Concurso devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico enviado para bolsas@cccm.gov.pt.
Critérios de avaliação
A avaliação tem em conta o mérito do candidato e o do projeto de investigação apresentado e subsequente entrevista.
- Mérito do Candidato, com o peso de 50%
- Projeto de Investigação Preliminar e Entrevista, com o peso de 50%
Contacto
Mais informações e esclarecimentos, contacte através do e-mail: bolsas@cccm.gov.pt.