Bolsas de Investigação para Doutoramento no âmbito da Aliança EUTOPIA | Universidade Nova de Lisboa

eutopia nova

A Universidade Nova de Lisboa (UNL) está a lançar um concurso para a atribuição de seis bolsas de investigação para doutoramento, em qualquer área do conhecimento, ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia e do Estatuto de Bolsa de Investigação.

As bolsas serão financiadas pela Fundação, no âmbito do Protocolo de Colaboração com a Aliança da Universidade Europeia EUTOPIA (EUTOPIA European University alliance, the Alliance), celebrado entre a FCT e a NOVA. Esta Aliança tem como objetivo geral promover atividades conjuntas de ensino, inovação e investigação de alto nível, em diferentes áreas de interesse comum.

Objetivo

O plano de trabalho dos bolseiros consistirá no desenvolvimento de um projeto de investigação conducente ao grau de doutor, sob a coordenação científica do orientador e do coorientador, que devem ser docentes ou investigadores da NOVA e de uma das universidades parceiras.

As atividades de investigação conducentes ao grau académico de Doutor dos bolseiros selecionados devem enquadrar-se no Plano Estratégico da NOVA, promovendo a criação de sinergias entre os membros da Aliança EUTOPIA e promovendo a partilha de ambientes de investigação entre as entidades envolvidas.

Destinatários

As Bolsas de Investigação de Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos, ou que cumpram os requisitos de inscrição num Programa de Doutoramento da NOVA, e que pretendam desenvolver atividades de investigação para a obtenção do grau de doutor na NOVA, em regime de cotutela e em qualquer domínio científico, com uma das seguintes Universidades: Vrije Universiteit Brussel; CY Cergy Paris Université; University of Warwick.

Podem candidatar-se a este convite: 

  • Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados-Membros da União Europeia;
  • Cidadãos de Estados terceiros;
  • Apátridas;
  • Cidadãos com estatuto de refugiado político.

Os candidatos devem:

  • Possuir a Licenciatura ou o Mestrado;
  • Não ter sido titular de qualquer bolsa anterior de Doutoramento ou Doutoramento em Indústria diretamente financiada pela FCT, de qualquer duração;
  • Ser cidadão permanente e habitualmente residente em Portugal no início do período do plano de trabalho em Portugal e/ou no estrangeiro; este requisito aplica-se a cidadãos nacionais e estrangeiros;
  • Não possuir o grau de doutor.

Como participar

As candidaturas devem ser submetidas, obrigatoriamente, por correio eletrónico: eutopia.phd@unl.pt, de 27 de julho até 26 de agosto de 2022.

Processo de seleção

A avaliação tem em conta o mérito do candidato, o plano de atividades a desenvolver e as condições de acolhimento, nomeadamente, a complementaridade entre as duas instituições envolvidas. As candidaturas consideradas admissíveis serão classificadas de acordo com a média ponderada das notas obtidas em cada um dos três critérios, da seguinte forma:

  • Critério A – Mérito do candidato, com o peso de 60%;
  • Critério B – Mérito do plano de trabalho, com o peso de 20%;
  • Critério C – Complementaridade entre as duas instituições, com o peso de 20%.

Duração da bolsa

As atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor dos bolseiros selecionados devem potenciar a criação de sinergias entre os parceiros do consórcio e de promover a partilha de ambientes de investigação entre as entidades da Aliança envolvidas. O plano de trabalhos deverá decorrer de forma parcial na NOVA, sendo concedida uma bolsa mista, de duração, em regra, anual, renovável até ao máximo de quatro anos (48 meses). O período do plano de trabalhos que decorra numa das instituições estrangeiras não pode ser inferior a 12 meses nem superior a 24 meses, seguidos ou interpolados.

Subsídio mensal

A bolsa mensal é de 2.070 euros.

Local

Lisboa, Portugal.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: eutopia.phd@unl.pt.


 

Aviso
As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.