Bolsas de Pós-doutoramento Líder júnior, 2024 | Fundação "la Caixa", Banco Português de Investimento (BPI)

Ver PDF
Bolsas de pós-doutoramento "La Caixa"
Índice

O programa Bolsas de Pós-doutoramento Líder júnior (Postdoctoral Junior Leader Fellowships programme), promovido pela Fundação "la Caixa", Banco Português de Investimento (BPI), destina-se à contratação de investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que desejem continuar a sua carreira de investigação, em Espanha ou Portugal, na área CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Objetivos

Este programa de bolsas tem como objetivo fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade e apoiar os melhores talentos científicos, oferecendo-lhes um ambiente atrativo e competitivo, no qual podem realizar uma investigação de excelência em Centros de Investigação e Universidades de Espanha e Portugal.

Bolsas

A Fundação ”la Caixa” oferece 40 bolsas de pós-doutoramento, com duração de três anos que visam recrutar investigadores experientes para desenvolver os seus projetos em Universidade ou Centros de Investigação, em Espanha ou Portugal. Os investigadores deste Programa de Bolsas dispõem de um contrato de trabalho que respeita a legislação laboral em vigor em Espanha e Portugal, em harmonia com as disposições em matéria de saúde e segurança laboral e de Segurança Social, com acesso aos recursos, equipas e instalações adequados.

A investigação deve ser realizada nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), incluindo Ciências Biológicas e da Saúde.

O valor máximo da Bolsa será de 305.100 euros.

Modalidades

O programa tem duas modalidades distintas:

  • Líder Júnior Pós-Doutoramento - Admissão: 25 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades, que tenham residido em Espanha ou Portugal menos de 12 meses, nos últimos três anos; visam a realização de um projeto de investigação nos centros certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III ou unidades qualificadas como “Excelentes” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
  • Líder Júnior Pós-Doutoramento - Retenção: 15 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades. Estas bolsas destinam-se à investigação, em qualquer universidade ou centro de investigação, em Espanha ou Portugal. 

Destinatários

Os candidatos devem ser investigadores experientes, cujo desempenho se destaque em originalidade e importância nas disciplinas científicas. Devem também ter o perfil para liderar o seu próprio grupo de investigação.

  • Experiência: ter obtido o título de doutor(a) num prazo de dois a sete anos antes da data de encerramento do concurso. Entende-se como data de obtenção do título de doutor(a) a data do ato de defesa da tese de doutoramento. Aplicam-se prazos especiais a candidatos com interrupção da carreira de investigação

  • Mobilidade: para candidaturas a centros ou unidades espanholas: os candidatos não podem ter residido, nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta. Para candidaturas a unidades portuguesas: os candidatos não podem ter residido, nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta

  • Candidatura completa: apenas poderão ser admitidos os candidatos, cuja candidatura apresentada cumpra todas as condições do concurso

Candidatura

O período de candidaturas decorre até 5 de outubro 2023, 14h00, Espanha Peninsular. As candidaturas devem ser efetuadas em linha e em inglês.

Calendário

  • Candidaturas: até 5 de outubro de 2023
  • Resultados da pré-seleção e convocatória para entrevistas: 25 de janeiro de 2024
  • Entrevistas de seleção: 5 e 6 de março de 2024
  • Publicação dos resultados: 19 de março de 2024

Contacto

Para qualquer sugestão ou consulta, envie um e-mail para: fellowships@fundaciolacaixa.org.

 

Aviso

As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.

Documentos

Regulamento das Bolsas [en]
541.62 KB
Avaliação [en]
188.14 KB
Processo de seleção [en]
1.55 MB