Bolsas de Pós-doutoramento Junior Leader, 2023 | Fundação "la Caixa", BPI

Bolsas de pós-doutoramento "La Caixa"

O programa Bolsas de Pós-doutoramento Junior Leader, promovido pela Fundação "la Caixa", Banco Português de Investimento (BPI), destina-se à contratação de investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que desejem continuar a sua carreira de investigação, em Espanha ou Portugal, na área CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Objetivos

Este programa de bolsas tem como objetivo fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade e apoiar os melhores talentos científicos, oferecendo-lhes um ambiente atrativo e competitivo, no qual podem realizar uma investigação de excelência em centros de investigação e universidades de Espanha e Portugal.

Bolsas

A Fundação ”la Caixa” oferece 15 + 25 bolsas de pós-doutoramento, com duração de três anos para recrutar investigadores experientes para desenvolver os seus projetos em qualquer universidade ou centro de investigação, em Espanha ou Portugal. Os investigadores deste Programa de Bolsas dispõem de um contrato de trabalho que respeita a legislação laboral em vigor em Espanha e Portugal, em harmonia com as disposições em matéria de saúde e segurança laboral e de Segurança Social, com acesso aos recursos, equipas e instalações adequados.

A investigação deve ser realizada nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM), incluindo Ciências Biológicas e da Saúde.

O valor máximo da Bolsa será de 305.100 euros.

Modalidades

O programa tem duas modalidades distintas:

  • Líder Júnior Pós-Doutoramento - Admissão: 25 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades, que tenham residido em Espanha ou Portugal menos de 12 meses, nos últimos três anos para a realização de um projeto de investigação nos centros certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III ou unidades qualificadas como “Excelentes” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia;
  • Líder Júnior Pós-Doutoramento - Retenção: 15 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades. Estas bolsas destinam-se à investigação, em qualquer universidade ou centro de investigação, em Espanha ou Portugal. Para instituições espanholas, os candidatos devem ter residido em Espanha mais de 12 meses, nos últimos três anos, enquanto para instituições portuguesas, os candidatos devem ter residido, em Portugal, mais de 12 meses, nos últimos três anos.

Destinatários

Os candidatos devem ser investigadores experientes, cujo desempenho se destaque em originalidade e significado nas disciplinas científicas. Devem também ter o perfil para liderar o seu próprio grupo de investigação.

  • Experiência: ter obtido o título de doutor(a) num prazo de dois a sete anos antes da data de encerramento do concurso (entre 7 de outubro de 2015 e 7 de outubro de 2020). Entender-se-á como data de obtenção do título de doutor(a) a data do ato de defesa da tese de doutoramento. Aplicam-se prazos especiais a candidatos com interrupção da carreira de investigação

  • Mobilidade: para candidaturas a centros ou unidades espanholas: os candidatos não podem ter residido, nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta. Para candidaturas a unidades portuguesas: os candidatos não podem ter residido, nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta

  • Candidatura completa: apenas poderão ser admitidos os candidatos, cuja candidatura apresentada cumpra todas as condições do concurso

Candidatura

O período de candidaturas decorre até 7 de outubro 2022. As candidaturas devem ser efetuadas em linha e em inglês.

Calendário

  • 7 de julho a 7 de outubro de 2022 - candidatura
  • 25 de janeiro de 2023 - notificação dos resultados de pré-seleção
  • 22/23 de fevereiro - entrevistas de seleção
  • 21 de março de 2023 - publicação dos resultados da seleção
  • 2 de maio e 31 de dezembro de 2023 - começo da Bolsa

Contacto

Para qualquer sugestão ou consulta, envie um e-mail para: fellowships@fundaciolacaixa.org.

 

Aviso

As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.

Documentos

Regulamento da Bolsa Retenção
591.78 KB
Regulamento da Bolsa Admissão
591.78 KB