Bolsas de pós-graduação 2022-2023 | Colégio da Europa

College of Europe logótipo

A Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros (DGAE / MNE) convida à apresentação de candidaturas com vista à frequência de um dos programas de pós-graduação no Colégio da Europa nas seguintes áreas de investigação:

Áreas de investigação em Bruges (Bélgica)

Áreas de investigação em Natolin (Varsóvia, Polónia)

Estudos Europeus Interdisciplinares, com possibilidade de especialização numa das seguintes 4 áreas:

Objetivos

O Colégio da Europa, para além de atribuir o grau de pós-graduação, permite a todos que o frequentam uma experiência multicultural e de abertura a novas realidades e formas de pensar.

Apresentação das candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas em linha, no sítio Internet do Colégio da Europa, até ao prazo estabelecido (19 de janeiro de 2022).

Condições gerais de admissão

Para que possam ser admitidos ao Colégio da Europa, os candidatos deverão possuir um diploma universitário de 240 ECTs numa área de estudos considerada relevante no conjunto dos programas ministrados no Colégio da Europa (um Mestrado de Bolonha, o seu equivalente no antigo Processo de Bolonha, ou um grau académico (licenciatura) e, pelo menos, 240 ECTs adquiridos no curso de um programa de estudos (por exemplo uma licenciatura de 180 ECTs e o 1º ano de Mestrado, o que totaliza 240 ECTs).

Candidatos que apenas possuam uma licenciatura (180 ECTs) são também elegíveis desde que comprovem na sua candidatura que possuem outras qualificações e méritos curriculares relacionados com o programa académico a que se candidatam.

Toda a informação sobre os requisitos académicos podem ser consultados na respetiva página do Colégio da Europa.

Os candidatos devem igualmente ter domínio das línguas francesa e inglesa, tanto escrito como falado - consulte "Language Requirements" em Bruges;  "Language Requirements" em Natolin.

Duração

Um ano letivo.

Datas relevantes do processo de seleção

  • Outubro de 2021 a 19 de janeiro de 2022: apresentação de candidaturas em linha, a submeter junto do Colégio da Europa
  • Fevereiro / março - fase da pré-seleção, em conjunto com o Comité Nacional de Seleção - notificação dos candidatos pré-selecionados para entrevista
  • Março / maio - entrevistas dos candidatos pré-selecionados
  • Maio / junho - período de decisão. Notificação por e-mail

O calendário completo pode ser consultado aqui.

Propinas

Consulte aqui.

Bolsas

A DGAE/MNE comparticipa, anualmente, total ou parcialmente, e até ao limite da disponibilidade orçamental, os encargos com propina e alojamento para a frequência dos cursos de pós-graduação no Colégio da Europa, por um ano letivo, não sendo estas prestações pecuniárias cumuláveis com bolsas concedidas por outras entidades. 

Os candidatos devem assinalar no formulário de candidatura ao Colégio da Europa que pretendem candidatar-se a essa comparticipação do Governo Português, não existindo nenhum outro procedimento para o efeito.

A primeira análise das candidaturas é feita pelos serviços académicos do Colégio da Europa, a qual é, em seguida, remetida ao Ministério dos Negócios Estrangeiros para posterior realização da entrevista.

Com base na avaliação curricular e na prestação do candidato na entrevista, é tomada a decisão de admissão ao Colégio da Europa e de atribuição de comparticipação.

Para informação detalhada sobre o processo de seleção e de atribuição de comparticipação, consulte o regulamento em «Documentos».

Mais bolsas no Colégio da Europa:

Contactos para questões adicionais

Direção-Geral dos Assuntos Europeus

Ministério dos Negócios Estrangeiros
Rua da Cova da Moura, 1
1350-115 Lisboa
Tel.: + 351 213 935 614
E-mail: ins@mne.pt 

Marcelo em Homenagem a Soares no Colégio da Europa, TVI

Documentos

Regulamento Interno
138.96 KB
Aviso
As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.