Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie | Comissão Europeia

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Bolsas Marie Skłodowska-Curie apoiam investigadores que queiram desenvolver a sua carreira trabalhando no exterior. Elas oferecem novas e interessantes oportunidades de aprendizagem.
Objetivo
As Bolsas Individuais Marie Skłodowska-Curie financiam investigadores, de qualquer nacionalidade, que pretendam adquirir e partilhar novos conhecimentos e investigar e trabalhar em inovação na Europa (Estados-Membros da UE e países associados ao Horizonte 2020). Promovem também o reinício da carreira de investigadores individuais que mostrem grande potencial.
Destinatários
Estas Bolsas destinam-se a investigadores experientes de todo o mundo. Os candidatos devem possuir um diploma de doutoramento, ou pelo menos quatro anos de experiência, em investigação, a tempo integral no momento da candidatura. Todas as áreas de investigação podem ser financiadas.
Tipos de Bolsas Individuais
Existem dois tipos de bolsas individuais:
- Bolsas de Estudo Europeias;
- Bolsas de Estudo Globais.
Os dois tipos de bolsa também podem incluir um período de destacamento de até três ou seis meses noutra organização na Europa.
Características
O foco da iniciativa são oito grandes áreas de ciência:
- Ciências Ambientais e Geociências;
- Ciências Biológicas;
- Ciências da Informação e Engenharia,
- Ciências Económicas;
- Ciências Sociais e Humanidades;
- Física;
- Matemática e Química.
Critérios de seleção
Os projetos são selecionados através de um convite à apresentação de propostas e de uma avaliação transparente independente, com base num conjunto de critérios previamente determinados.
Valores
As bolsas subsidiam as despesas com os estudos, alojamento e viagens. Os investigadores recebem um salário bruto de 4 880 EUR por mês, corrigido segundo o país de destino, e do qual devem ser deduzidos impostos e outras contribuições.
Candidatura
As propostas devem ser apresentadas, no âmbito de um convite à apresentação de propostas. Todos os convites à apresentação de propostas e respetivas informações, como o guia do candidato e os critérios de elegibilidade, podem ser consultados no portal do participante.
Resultados 2020
Um montante total de 328 milhões de euros financiará 1 630 excelentes investigadores de pós-doutoramento, entre os quais 19 portugueses, que trabalham em universidades e organismos de investigação na Europa e em todo o mundo, bem como na indústria e nas PME.
Os bolseiros trabalharão em projetos dedicados a desafios globais, como as alterações climáticas, a saúde e a migração, bem como em domínios relevantes como o cancro, as cidades inteligentes, os solos e os oceanos saudáveis.
Contacto
Para mais conselhos e informações, deverá contactar o Ponto de contacto nacional (NCP) do Programa Horizonte 2020.