Bolsas Marie Skłodowska-Curie de Intercâmbio de Pessoal, 2022 | Comissão Europeia

Bolsas de Intercâmbio de Pessoal

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Bolsas Marie Skłodowska-Curie financiam a investigação e inovação de excelência e apoiam os investigadores, em todas as fases da sua carreira, com novos conhecimentos e competências, através da mobilidade transfronteiras e da exposição a diferentes setores e disciplinas. As Bolsas também financiam o desenvolvimento de excelentes programas de formação de doutoramento e pós-doutoramento e projetos de investigação, em todo o mundo.

As Bolsas de Intercâmbio de Pessoal (MSCA Staff Exchanges), anteriormente conhecidas por Bolsas de Intercâmbio de Pessoal de Investigação e de Inovação, RISE apoiam consórcios internacionais de universidades, instituições de investigação, empresas, pequena e médias empresas e outras organizações não académicas.

Objetivo

Estas Bolsas financiam intercâmbios internacionais e intersetoriais, de curto prazo, de funcionários envolvidos em atividades de investigação e inovação das organizações participantes. O objetivo é desenvolver projetos colaborativos sustentáveis, entre diferentes organizações do setor académico e não académico (em particular as pequenas e médias empresas), sediadas na e fora da Europa.

A equipa em intercâmbio beneficia de novos conhecimentos, competências e perspetivas de desenvolvimento de carreira, enquanto as organizações participantes aumentam as capacidades de investigação e inovação.

Destinatários

Os intercâmbios de pessoal estão abertos a consórcios internacionais de universidades, instituições de investigação, empresas, PME e outras organizações não académicas. Devem incluir:

  • pelo menos três organizações em três países diferentes, duas das quais localizadas num Estado-Membro da UE diferente ou num País Associado do Horizonte Europa;
  • mais do que 3 organizações, é possível a participação de organizações de qualquer país;
  • se todas as organizações participantes forem do mesmo setor (académico ou não académico), pelo menos uma deve ser de um país terceiro não associado.

Referência

HORIZON-MSCA-2024-SE-01-01.

Duração

Os projetos de intercâmbio de pessoal podem durar até quatro anos. O subsídio financia a mobilidade de funcionários destacados, de um mês a um ano. Os funcionários envolvidos devem voltar às organizações de origem, após o destacamento, para transmitir seus conhecimentos.

Critérios de seleção

Os critérios de avaliação e de pontuação são a excelência, o impacto e a qualidade e eficiência da implementação.

Valores

A bolsa concede um subsídio para cobrir os custos de vida, viagem e família. Além disso, a UE contribui para os custos de formação, trabalho em rede e investigação do bolseiro, bem como para os custos de gestão e custos indiretos do projeto. A subvenção é concedida à organização anfitriã, geralmente uma universidade, um centro de investigação ou uma empresa na Europa.

Candidatura

As propostas devem ser apresentadas no âmbito de um convite à apresentação de propostas. A candidatura é efetuada em linha, de 6 de outubro de 2022 a 8 de março de 2023.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: david.marcal@fct.pt.

Aviso
As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.