Bolsas Pós-doutoramento Marie Skłodowska-Curie, 2023 | Comissão Europeia

Ver PDF
Bolsa Pós-doutoramento Curie
Índice

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca (1867-1934) galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Bolsas Marie Skłodowska-Curie financiam a investigação e inovação de excelência e apoiam os investigadores, em todas as fases da sua carreira, com novos conhecimentos e competências, através da mobilidade transfronteiras e da exposição a diferentes setores e disciplinas. 

As Bolsas financiam ainda o desenvolvimento de excelentes programas de formação de doutoramento e pós-doutoramento e projetos de investigação, em todo o mundo.

Objetivo

O objetivo é apoiar a carreira dos investigadores e promover a excelência na investigação. As Bolsas de pós-doutoramento destinam-se a investigadores doutorados, que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação no estrangeiro, adquirir novas competências, desenvolver a sua carreira e ganhar experiência noutros países, disciplinas e setores não académicos. As bolsas estão abertas a excelentes investigadores de qualquer nacionalidade.

O regime também incentiva os investigadores a trabalhar em projetos de investigação e inovação no setor não académico e está aberto a investigadores que pretendam reintegrar-se na Europa, a pessoas deslocadas por conflitos, bem como a investigadores com elevado potencial que pretendam recomeçar suas carreiras de investigação.

Destinatários

  • com o grau de doutor, à data limite para apresentação de candidaturas
  • com um máximo de oito anos de experiência em investigação
  • que cumpram as regras de mobilidade: não ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) no país do beneficiário (para bolsas de pós-doutoramento europeias), ou na organização de acolhimento para a fase de saída (para bolsas de pós-doutoramento globais), por mais de 12 meses, nos 36 meses, imediatamente anteriores, ao prazo da convocatória

Tipos de Bolsas

Existem dois tipos de bolsas de pós-doutoramento:

  • Bolsas Pós-doutoramento Europeias - abertas a investigadores de todas as nacionalidades, que se desloquem na Europa, ou que venham para a Europa de outra parte do mundo, para prosseguir a sua carreira de investigador. Estas bolsas têm lugar num Estado-Membro da UE, ou num país do Horizonte Europa e podem durar entre 1 e 2 anos;
  • Bolsas Pós-doutoramento Globais - financiam a mobilidade de investigadores fora da Europa e duram entre 2 a 3 anos, dos quais os primeiros 1 a 2 anos são passados ​​num país terceiro não associado, seguido de uma fase de regresso obrigatório de 1 ano a uma organização sediada num Estado-Membro da UE ou num País associado ao programa Horizonte Europa. 

Critérios de seleção

Os projetos são selecionados através de um convite à apresentação de propostas e de uma avaliação transparente independente, com base num conjunto de critérios previamente determinados.

Candidatura

Os investigadores interessados apresentam a candidatura juntamente com uma organização de acolhimento, que pode ser uma universidade, instituição de investigação, empresa, Pequena e Média Empresa ou outra organização com sede num Estado-Membro da UE, ou país associado ao programa Horizonte Europa.

Todas as disciplinas são elegíveis para bolsas pós-doutoramento, incluindo áreas de investigação abrangidas pelo Programa Euratom de Investigação e Formação.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: david.marcal@fct.pt.

Aviso
As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.