Bolsas Marie Skłodowska-Curie de Pós-doutoramento | Comissão Europeia

Bolsa Pós-doutoramento Curie

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, as Bolsas Marie Skłodowska-Curie financiam a investigação e inovação de excelência e apoiam os investigadores, em todas as fases da sua carreira, com novos conhecimentos e competências, através da mobilidade transfronteiras e da exposição a diferentes setores e disciplinas. As Bolsas também financiam o desenvolvimento de excelentes programas de formação de doutoramento e pós-doutoramento e projetos de investigação, em todo o mundo.

Objetivo

O objetivo desta Bolsa (HORIZON-MSCA-2022-PF-01) é apoiar a carreira dos investigadores e promover a excelência na investigação. Esta Bolsa destina-se a investigadores doutorados, que pretendam desenvolver a sua atividade de investigação no estrangeiro, adquirir novas competências, desenvolver a sua carreira e ganhar experiência noutros países, disciplinas e setores não académicos. As bolsas estão abertas a excelentes investigadores de qualquer nacionalidade.

O regime também incentiva os investigadores a trabalhar em projetos de investigação e inovação no setor não académico e está aberto a investigadores que pretendam reintegrar-se na Europa, a pessoas deslocadas por conflitos, bem como a investigadores com elevado potencial que pretendam recomeçar suas carreiras de investigação.

Destinatários

  • com o grau de doutor, à data limite para apresentação de candidaturas
  • com um máximo de oito anos de experiência em investigação
  • que cumpram as regras de mobilidade: não devem ter residido ou exercido a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) no país do beneficiário (para bolsas de pós-doutoramento europeias), ou na organização de acolhimento para a fase de saída (para bolsas de pós-doutoramento globais), por mais de 12 meses, nos 36 meses, imediatamente anteriores, ao prazo da convocatória

Tipos de Bolsas

Existem dois tipos de bolsas de pós-doutoramento:

  • Bolsas de Pós-doutoramento Europeias - abertas a investigadores de todas as nacionalidades, que se desloquem na Europa, ou que venham para a Europa de outra parte do mundo, para prosseguir a sua carreira de investigador. Estas bolsas têm lugar num Estado-Membro da UE, ou num país do Horizonte Europa e podem durar entre 1 e 2 anos;
  • Bolsas de Pós-doutoramento Globais - financiam a mobilidade de investigadores fora da Europa e duram entre 2 a 3 anos, dos quais os primeiros 1 a 2 anos são passados ​​num país terceiro não associado, seguido de uma fase de regresso obrigatório de 1 ano a uma organização sediada num Estado-Membro da UE ou num orizon Europe Associated País. Apenas os nacionais ou residentes de longa duração dos Estados-Membros da UE ou num país do Horizonte Europa.

Critérios de seleção

Os projetos são selecionados através de um convite à apresentação de propostas e de uma avaliação transparente independente, com base num conjunto de critérios previamente determinados.

Orçamento indicativo

257 milhões de euros.

Candidatura

Os investigadores interessados apresentam uma candidatura juntamente com uma organização de acolhimento, que pode ser uma universidade, instituição de investigação, empresa, Pequena e Média Empresa ou outra organização com sede num Estado-Membro da UE, ou país associado ao programa Horizonte Europa.

Todas as disciplinas são elegíveis para bolsas de pós-doutoramento, incluindo áreas de investigação abrangidas pelo Programa Euratom de Investigação e Formação.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: david.marcal@fct.pt.

Aviso
As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.