Bolsas Prova de Conceito ERC, 2023 | Conselho Europeu de Investigação

Logótipo do ERC

As bolsas Prova de Conceito ERC (ERC Proof of Concept Grant) oferecem financiamento atraente e de longo prazo para apoiar excelentes investigadores e as suas equipas, levando a investigações inovadoras, na área do conhecimento e constituindo uma inspiração para a investigação na Europa.

Objetivo

As Bolsas Prova de Conceito ERC (PoC) são um financiamento complementar às Bolsas Iniciação, Consolidação, Avançadas ou Sinergia. Visam facilitar a exploração do potencial da inovação comercial e social da investigação financiada pelo ERC e daí estarem abertas apenas a investigadores que são, ou foram anteriormente, financiados pelo ERC e que irão usar este financiamento para desenvolver descobertas feitas durante projetos de investigação financiados pelas bolsas ERC.

Destinatários

Os investigadores de uma das principais bolsas de investigação do ERC (Iniciação, Consolidação, Avançadas ou Sinergia) são elegíveis para se candidatarem a uma Bolsa de Prova de Conceito ERC. 

Os bolseiros, que tenham terminado antes de 1 de janeiro de 2023, são elegíveis para se candidatar ao convite ERC-2023-PoC.

Critérios de seleção

A avaliação dos pedidos de financiamento é realizada por cientistas de renome e investigadores selecionados pelo Conselho Científico ERC, podendo ainda ser assistidos por especialistas independentes. Os critérios para atribuição das bolsas são:

  • excelência científica;
  • potencial de inovação;
  • impacto;
  • qualidade e eficiência da implementação.

Valores

A contribuição financeira é de 150.000 euros, por um período de 18 meses. Os projetos devem estar concluídos num ano. Contudo, existem projetos que exigem mais tempo de preparação, pelo que o prolongamento do prazo pode ser concedido, a título excecional.

Candidatura

Um pedido de subvenção deve incluir o formulário administrativo, a proposta (parte B) e os documentos complementares (declaração de apoio vinculativa da instituição anfitriã e, se aplicável, autoavaliação ética, documentação ética adicional e cartas de apoio ou intenção das partes interessadas relevantes). É feita em linha, até 24 de janeiro de 2023.

Processo de avaliação

A avaliação é realizada com base:

  • Potencial de inovação revolucionária;
  • Abordagem e metodologia;
  • Capacidade e comprometimento do Investigador.

Vencedores nacionais 2022

João Barata, do Instituto de Medicina Molecular, Elvira Fortunado, da Universidade Nova de Lisboa, Manuela Gomes, da Universidade do Minho e Ana Roque, da NOVA School of Science and Technology.

Vídeo

 

Documentos

Programa de trabalho ERC 2023 [en]
1.38 MB
Guia de candidatura [en]
577.54 KB
Instruções para candidatura [en]
1.32 MB
Aviso
Aviso: As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.