Iniciativa de Jornalismo Científico | Conselho Europeu de Investigação

Science Journalism Initiative

As organizações tradicionais de media em todo o mundo estão em crise e o jornalismo tornou-se uma ocupação precária. A pandemia de Covid19 só acentuou uma situação já má: agravamento da situação de emprego dos jornalistas científicos, menos recursos e tempo para formação e desenvolvimento, oportunidades limitadas para os jornalistas estabelecerem redes entre si, recursos e tempo restritos para estudos e investigações aprofundados, concentração em reportagens sobre saúde e meio ambiente.

O jornalismo de qualidade é um ingrediente essencial da democracia e protegê-lo é uma responsabilidade coletiva. Assim, o Conselho Europeu de Investigação decidiu criar a bolsa Iniciativa de Jornalismo Científico (Science Journalism Initiative).

Esta bolsa deve dar aos jornalistas a oportunidade de aprender e trabalhar em projetos de reportagem aprofundados, mergulhando no ambiente de investigação e interagindo com cientistas e académicos. Essas oportunidades – organizadas, por exemplo, em colaboração com instituições anfitriãs do CEI e em equipas e laboratórios de bolseiros – devem facilitar uma melhor compreensão da investigação de fronteira, respeitando a independência jornalística.

Objetivo

O objetivo visa apoiar uma organização ou um consórcio de organizações a estabelecer um esquema de financiamento, que facilite a permanência de jornalistas, de 3 a 5 meses, em instituições de investigação.

Destinatários

Jornalistas de todo o Mundo, que queiram obter formação em jornalismo científico, em instituições de investigação.

Tópicos

  • Tópicos subnotificados
  • Infodemia, notícias falsas, desinformação
  • Jornalismo científico fraco
  • Disrupção digital e media sem um modelo de negócio viável
  • Jornalistas sob pressão
  • Expectativa da sociedade de que investigadores comuniquem melhor

Como se candidatar

  • Consultar o Programa de trabalho ERC 2023
  • Encontrar um parceiro/beneficiário, através de um convite à apresentação de propostas para gerir o esquema de pequena subvenção
  • Ajudar no encontro de jornalistas e investigadores
  • Garantir a independência editorial dos jornalistas participantes
  • Executar o projeto por até 4 anos

Valores

Para esta Ação de Coordenação e Apoio, o orçamento indicativo é de 1.500.000 euros do orçamento de 2023 e a duração máxima do projeto será de 48 meses. Uma proposta será selecionada. 

Candidatura

Leia atentamente todas as disposições do Portal de Oportunidades de Financiamento e Concurso antes de preparar a sua candidatura. As candidaturas decorrem de 15 de setembro a 15 de dezembro de 2022.

Contactos

Se tiver alguma questão, contacte o seu Ponto de Contacto Nacional, ou envie-nos um e-mail para ERC-SCIENCE-JOURNALISM@ec.europa.eu.

Documentos

A iniciativa em resumo [en]
257.45 KB
ERC Work Programme 2023
1.38 MB
Aviso
Aviso: As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.