Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards | Câmara Municipal de Oeiras, Instituto Gulbenkian de Ciência

Ver PDF
Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards
Índice

O Conselho Europeu de Investigação (European Research Council, ERC) é a principal entidade financiadora de projetos de investigação na Europa. Financia projetos impulsionados por investigadores de todas as áreas (ciências da vida, ciências físicas e engenharia, ciências sociais e humanas) que se destacam pelas ideias mais inovadoras e revolucionárias. Desde 2007, mais de 9.000 projetos foram financiados pelo ERC. A taxa de sucesso média é de 13%, deixando muitos trabalhos brilhantes fora do financiamento, embora as propostas tenham um padrão muito elevado, e devessem ser apoiadas.

Para contrariar esta tendência, a Câmara Municipal de Oeiras está a apoiar o Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo lançado os Prémios de incentivo à investigação “Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards”, para financiamento de candidatos a ERC de Instituições de Oeiras.

A iniciativa, pioneira em Portugal, destina-se a financiar projetos de cientistas de instituições localizadas em Oeiras e pretende aumentar a atratividade de Portugal para o desenvolvimento da ciência e inovação, ao nível nacional e internacional.

Objetivo

O financiamento permitirá a continuação das atividades de investigação necessárias e o desenvolvimento de dados preliminares para o aperfeiçoamento de uma nova proposta a submeter aos esquemas de financiamento do ERC no prazo de 3 anos. 

Destinatários

Investigadores de todas as áreas de investigação (ciências da vida, ciências físicas e engenharia, ciências sociais e humanas) que estejam a desenvolver (ou venham a desenvolver) um projeto numa das Instituições científicas no Concelho de Oeiras.

Critérios de atribuição

Investigadores que tenham apresentado uma proposta de financiamento a bolsa individual, para desenvolver numa das instituições científicas do Concelho de Oeiras, que não seja financiada no âmbito do regime ERC (StG – Starting Grant, CoG – Consolidator Grant, AdG – Advanced Grant) e alcançado a fase 2 (com pontuação final A ou B) do processo de avaliação.

Valores

O prémio deverá ser utilizado para desenvolver dados preliminares e outras atividades de investigação que aperfeiçoem a candidatura, a fim de submetê-la novamente ao ERC, no prazo de 3 anos. Direcionado a investigadores de todas as áreas, o incentivo terá um valor de até 240 mil euros por projeto de dois anos, correspondendo a um máximo de 120 mil euros por ano.

Duração

Dois anos.

Candidatura

As candidaturas à Bolsa deverão ocorrer, no prazo de 10 dias úteis, após publicação dos resultados do último concurso de bolsa individual do ERC num ano civil. Para tal, as instituições de acolhimento de Oeiras terão de contactar a Comissão de Acompanhamento, constituída para o efeito, e entregar uma lista de investigadores elegíveis para o prémio, nomeadamente os que tenham submetido propostas que alcançaram a fase 2 (com pontuação A ou B), mas não foram financiadas.

Contactos

Para mais informações: collaborative@igc.gulbenkian.pt.

Vídeo sobre a Bolsa

 

Aviso
Aviso: As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso à informação oficial do anúncio.