Programa de Bolsas IAEA Marie Sklodowska-Curie, 2023 | Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA)

BolsaMC

Inspiradas no nome da cientista franco-polaca galardoada com dois Prémios Nobel e reputada pelo seu trabalho no domínio da radioatividade, o Programa de Bolsas AIEA Marie Sklodowska-Curie (IAEA’s Marie Sklodowska-Curie Fellowship Programme, MSCFP) visa inspirar e encorajar mulheres jovens a seguir uma carreira na área nuclear, oferecendo, a estudantes altamente motivadas, bolsas de estudos para programas de mestrado, bem como a oportunidade de realizar um estágio financiado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Desde o seu lançamento em 2020, o Programa já apoiou 210 mulheres de 93 países, com bolsas de estudo para realizar um mestrado, na área da energia nuclear; 49 bolseiras já concluíram os seus estudos e a maioria iniciou o estágio financiado pela Agência, ou prosseguiu estudos de doutoramento, ou desenvolveu as suas carreiras profissionais.

Objetivo

O programa visa inspirar e encorajar mulheres jovens a seguir uma carreira na área nuclear, oferecendo bolsas de estudos para programas de mestrado e a oportunidade de realizar um estágio financiado pela Agência, até 12 meses.

Destinatários

O programa está aberto a:

  • Estudantes dos Estados-Membros da Agência (Portugal);
  • Candidatas do sexo feminino;
  • Aceites ou matriculadas numa universidade credenciada, no programa de mestrado, numa área relacionada com energia nuclear;
  • Será dada preferência a candidatas com credenciais académicas acima da média.

Candidatura

A candidatura pode ser submetida em linha, de 15 de julho a 30 de setembro de 2022.

Bolsa

As alunas recebem até 20.000 euros para custos de matrícula e até 20.000 euros para custos de vida.

As áreas de estudo devem estar relacionadas com o trabalho da Agência, que visa promover o uso seguro e pacífico da ciência e tecnologia nuclear, como engenharia nuclear, física e química nuclear, medicina nuclear, técnicas isotópicas, biologia da radiação, segurança nuclear, segurança nuclear, não proliferação e direito nuclear. 

As bolsas são concedidas, anualmente, a cerca de 150 estudantes do sexo feminino, dependendo da disponibilidade orçamental. Os critérios de seleção são a área de estudo e a diversidade geográfica e linguística. 

Contacto

Para mais informações, contacte através do email.

Vídeo de lançamento da bolsa

 

Documentos

Brochura [en]
3.45 MB
Folheto [en]
2.35 MB
Poster [en]
1.39 MB