Ciência Aberta na Nuvem (EOSC)

Parceria Europeia

Proporcionar um ambiente multidisciplinar e aberto para fins de investigação, inovação e educação, é o objetivo desta parceria.

Parceria Europeia Nuvem Europeia para a Ciência Aberta (EOSC)

A «Parceria Europeia de Ciência Aberta na Nuvem» visa implantar e consolidar até 2030, um ambiente virtual aberto e de confiança, para permitir aos 2 milhões de investigadores europeus armazenar, partilhar e reutilizar dados de investigação, além-fronteiras, conduzindo à troca de novos conhecimentos e inovações.

A parceria procura promover uma maior produtividade na investigação, melhorar a capacidade de difusão científica e modernizar o espaço europeu de investigação com capacidade para produzir conjuntos de dados "FAIR-by-design" (Acessíveis, Interoperáveis, Reutilizáveis), e povoar a "Nuvem Europeia", com esses novos dados FAIR e serviços relacionados.

Parceria

A parceria conta com a participação de membros do setor público e do setor privado. Essa complementaridade também se verifica no que concerne à governação da Parceria. 

Setor Público:

  • Comissão Europeia, que representa a União Europeia, através das duas Direções-Gerais: Direção-Geral de Investigação e Inovação (DG RTD) e a Direção-Geral de Redes de Comunicação, Conteúdo e Tecnologia (DG CONNECT);
  • Estados Membros e países associados envolvidos no Comité Diretivo da EOSC para financiar e apoiar a implementação do ambiente EOSC na Europa, fazendo avançar um sistema científico aberto e alinhando as políticas nacionais e da UE.

Setor Privado:

Associação "European Open Science Cloud" (EOSC), recém formada, pretende envolver a comunidade mais ampla de partes interessadas composta por mais de 200 Membros e Observadores, 5 Grupos Consultivos e 13 Forças Tarefas com mais de 300 membros privados.

Orçamento

A parceria conta com um orçamento de cerca de mil milhões de euros dos quais:

  • A Comissão Europeia contribui com cerca de 500 milhões de euros;
  • Os membros privados contribuem com 500 milhões de euros. Estes parceiros são todos representados pela Associação EOSC e fornecem contributos para a identificação das atividades prioritárias de investigação e inovação a incluir no Horizonte Europa.

Objetivos

Objetivos Gerais:

  • Assegurar que as práticas e competências da Ciência Aberta sejam recompensadas e ensinadas;
  • Permitir a definição de normas e o desenvolvimento de ferramentas para que os investigadores possam encontrar, aceder, reutilizar e combinar resultados;
  • Estabelecer uma infraestrutura sustentável conjunta que permita a partilha aberta de dados científicos.

Objetivos específicos 

  • Aumentar o número de resultados de investigação relevantes disponibilizados por investigadores que realizam investigação com financiamento público;
  • Desenvolver e adotar incentivos para a realização dos projetos no âmbito da Ciência Aberta;
  • Aumentar a quantidade de dados de investigação produzidos;
  • Apoiar uma grande quantidade de objetos digitais, incluindo dados, software e outros dispositivos de investigação;
  • Fornecer um maior número de serviços e recursos para a investigação europeia;
  • Fornecer uma infraestrutura estável de apoio, a investigadores que enfrentem dificuldades socioeconómicas;
  • Estabelecer laços com iniciativas similares de outras regiões do mundo, estabelecendo parceiros em quadros de cooperação globais para a Ciência.

Documentos relevantes

Memorandum of Understanding (June 2021)
1010.17 KB
Draft proposal under Horizon Europe for the European Open Science Cloud (version 28.05.2020)
3.01 MB
European Open Science Cloud Association Statutes
102.93 KB
Partnership Fiche European Open Science Cloud
748.21 KB