Ciência Aberta na Nuvem (EOSC)
Proporcionar um ambiente multidisciplinar e aberto para fins de investigação, inovação e educação, é o objetivo desta parceria.

A «Parceria Europeia de Ciência Aberta na Nuvem» visa implantar e consolidar até 2030, um ambiente virtual aberto e de confiança, para permitir aos 2 milhões de investigadores europeus armazenar, partilhar e reutilizar dados de investigação, além-fronteiras, conduzindo à troca de novos conhecimentos e inovações.
A parceria procura promover uma maior produtividade na investigação, melhorar a capacidade de difusão científica e modernizar o espaço europeu de investigação com capacidade para produzir conjuntos de dados "FAIR-by-design" (Acessíveis, Interoperáveis, Reutilizáveis), e povoar a "Nuvem Europeia", com esses novos dados FAIR e serviços relacionados.
Parceria
A parceria conta com a participação de membros do setor público e do setor privado. Essa complementaridade também se verifica no que concerne à governação da Parceria.
Setor Público:
- Comissão Europeia, que representa a União Europeia, através das duas Direções-Gerais: Direção-Geral de Investigação e Inovação (DG RTD) e a Direção-Geral de Redes de Comunicação, Conteúdo e Tecnologia (DG CONNECT);
- Estados Membros e países associados envolvidos no Comité Diretivo da EOSC para financiar e apoiar a implementação do ambiente EOSC na Europa, fazendo avançar um sistema científico aberto e alinhando as políticas nacionais e da UE.
Setor Privado:
Associação "European Open Science Cloud" (EOSC), recém formada, pretende envolver a comunidade mais ampla de partes interessadas composta por mais de 200 Membros e Observadores, 5 Grupos Consultivos e 13 Forças Tarefas com mais de 300 membros privados.
Orçamento
A parceria conta com um orçamento de cerca de mil milhões de euros dos quais:
- A Comissão Europeia contribui com cerca de 500 milhões de euros;
- Os membros privados contribuem com 500 milhões de euros. Estes parceiros são todos representados pela Associação EOSC e fornecem contributos para a identificação das atividades prioritárias de investigação e inovação a incluir no Horizonte Europa.
Objetivos
Objetivos Gerais:
- Assegurar que as práticas e competências da Ciência Aberta sejam recompensadas e ensinadas;
- Permitir a definição de normas e o desenvolvimento de ferramentas para que os investigadores possam encontrar, aceder, reutilizar e combinar resultados;
- Estabelecer uma infraestrutura sustentável conjunta que permita a partilha aberta de dados científicos.
Objetivos específicos
- Aumentar o número de resultados de investigação relevantes disponibilizados por investigadores que realizam investigação com financiamento público;
- Desenvolver e adotar incentivos para a realização dos projetos no âmbito da Ciência Aberta;
- Aumentar a quantidade de dados de investigação produzidos;
- Apoiar uma grande quantidade de objetos digitais, incluindo dados, software e outros dispositivos de investigação;
- Fornecer um maior número de serviços e recursos para a investigação europeia;
- Fornecer uma infraestrutura estável de apoio, a investigadores que enfrentem dificuldades socioeconómicas;
- Estabelecer laços com iniciativas similares de outras regiões do mundo, estabelecendo parceiros em quadros de cooperação globais para a Ciência.