Comunidades de Conhecimento e Inovação (KIC)

As Comunidades de Conhecimento e Inovação (KIC) constituem organizações em parceria (universidades, centros de investigação e empresas) criadas para desenvolver atividades de investigação e inovação em projetos comuns.

Ver PDF
Tecnologia; tecnologia digital; investigação; inovação; energia; saúde.
Índice

O que são as Comunidades de Conhecimento e Inovação (KIC)?

As Comunidades de Conhecimento e Inovação / "Knowledge and Innovation Communities" (KIC) são parcerias que reúnem empresas, centros de investigação e universidades, selecionadas pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia / European Institute of Innovation and Technology (EIT), e que integram a maior rede de inovação da Europa.

Assentam no aproveitamento da inovação e do empreendedorismo europeus de forma a encontrar soluções para grandes desafios societais em áreas com elevado potencial de inovação, promovendo a criação de empregos de qualidade e o crescimento económico.

Além deste objetivo central, destacam-se ainda:

  • desenvolver produtos e serviços inovadores em todas as áreas, incluindo alterações climáticas, a vida saudável e o envelhecimento ativo, entre outras;
  • apoiar a criação de novas empresas;
  • contribuir para a aprendizagem e formação de uma nova geração de empresários;
  • reforçar a cooperação entre empresas (incluindo PME), instituições de ensino superior e organizações de investigação;
  • formar parcerias pan-europeias dinâmicas e ambientes favoráveis ao desenvolvimento de processos de pensamento criativos e de inovações.

Relação entre as KIC e o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

As KIC são criadas para cumprir a missão do EIT de impulsionar a inovação, criar crescimento e emprego e preparar futuros empreendedores na Europa.

O EIT define as estratégias educacionais, empresariais e de inovação para as KIC, delineando atividades que contribuem para o seu funcionamento e integração. Estas atividades encontram-se definidas em dois tipos de acordos:

  • Acordos-quadro de parceria que estabelecem a cooperação a longo prazo (sete anos) e os seus termos e condições;
  • Acordos específicos com as KIC.

Financiamento 

A contribuição financeira do EIT para uma determinada KIC é fornecida sob a forma de subvenção em que a taxa de financiamento pode atingir 100% dos custos totais elegíveis das atividades de valor acrescentado da KIC.

O EIT incentiva as KIC a obter financiamento a partir de outros recursos, apoiando assim o seu caminho para a sustentabilidade financeira. Este financiamento pode ser obtido através das receitas e recursos próprios dos parceiros e de financiamento privado e/ou público a nível nacional, regional e da UE, particularmente com base nos Fundos Estruturais e no programa Horizonte Europa.