Dia da Europa 2021

Contribuir com a nossa voz para a definição do futuro da UE. Participe e faça-se ouvir!

Dia da Europa 2021

Em destaque:

Dia da Europa 2021 | Centro de Informação Europeia Jacques Delors  Apresentação: 
  Dia da Europa 2021 
  
Centro de Informação Europeia Jacques Delors

O Dia da Europa comemora-se a 9 de maio, na sequência da histórica «Declaração Schuman», proferida a 9 de maio de 1950, no sentido da paz e unidade do continente europeu, mas a União Europeia (UE) continua a deparar-se com múltiplos desafios, os quais, quando enfrentados em conjunto, se poderão transformar em oportunidades.


O futuro da UE está nas nossas mãos, pelo que poderemos / deveremos participar na sua definição, nomeadamente através da plataforma digital da Conferência sobre o Futuro da Europa (a decorrer entre maio de 2021 e a primavera de 2022), onde serão discutidas as ideias/aspirações para uma UE mais forte, mais sustentável, mais digital e mais resiliente.

A Europa Social, em prol do bem-estar dos cidadãos e das cidadãs, está também presente na celebração em 2021, com destaque para a Cimeira Social do Porto (7 e 8 de maio), representando um dos eventos marcantes da Presidência Portuguesa do Conselho da UE (vigente até ao final de junho de 2021).

Conheça também a mensagem da Direção-Geral dos Assuntos Europeus sobre o Dia da Europa e a secção dedicada ao Dia da Europa, com informações sobre a identidade europeia, materiais relevantes sobre esta data comemorativa em toda a UE e aceda a outros recursos para saber mais.

Conheça, ainda, algumas iniciativas, entre aquelas que são dinamizadas pelas instituições europeias e outras, tais como: o projeto coordenado e organizado pelo recordista mundial da maior orquestra virtual, Jens Illemann, músico e professor que fundou a orquestra virtual #Corona-special e que fez um arranjo para o hino europeu, combinando música clássica, swing e rock num estilo eclético, em cuja iniciativa podem participar cantores, músicos, de principiantes a profissionais, e com instrumentos diversos, nomeadamente cordas, sopro, percussão, guitarra, baixo; uma  outra iniciativa de cariz musical - 27 Vozes, uma Melodia por parte da Embaixada do Reino dos Países Baixos em Portugal; e também o evento em linha da Europeana e do Heritage Lab traduzido numa competição para criar histórias digitais envolventes enquanto oportunidade de descoberta de ferramentas e técnicas orientadas por especialistas do setor cultural.

E, se, entretanto, tiver oportunidade de frequentar, até 18 de maio de 2021, o curso de formação "União Europeia: Construção e Funcionamento" (dinamizado em parceria com o INA), estruturado no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, aproveite!

Em suma, celebremos o Dia da Europa, o projeto de construção da UE, contribuindo com a nossa voz para a definição do seu futuro. Participe e faça-se ouvir!

Mensagens oficiais

Edifício novo DGAE

O Dia da Europa assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman» proferida em 1950...

Participe e explore!

Pai e filhos ao colo, logo Conferência sobre o Futuro da Europa

A Conferência sobre o Futuro da Europa acontece de maio de 2021 à primavera de 2022. Um convite para que cidadãs (...)

Ilustração de mãos e estrelas

O Pilar Europeu dos Direitos Sociais e o Plano de ação para garantir uma Europa Social forte, onde possamos viver (...)

Saber mais...

Logo da Presidência Portuguesa do Conselho 2021

Num ápice, informe-se sobre a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (janeiro-junho 2021). Em linguagem simples.

UE: construção e funcionamento

Uma parceria entre a Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (...)