Inspetores e responsáveis políticos no domínio da energia nuclear (198 candidatos) | EPSO/AD/411/23 | EPSO
O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza um concurso geral documental e mediante prestação de provas para a constituição de listas a partir das quais as instituições e as agências da União Europeia (UE) poderão recrutar novos funcionários como Inspetores e responsáveis políticos no domínio da energia nuclear (grau AD 7). Informam-se os candidatos de que a maior parte das vagas a prover na sequência deste concurso têm como local de afetação o Luxemburgo. Algumas vagas também correspondem a postos do Centro Comum de Investigação (JRC), que tem vários locais de implantação.
O presente anúncio de concurso abrange dois domínios. Cada candidato só pode concorrer a um deles. Os domínios são:
- Domínio 1: Inspetores de salvaguardas nucleares (130 candidatos);
- Domínio 2: Responsáveis pela gestão de políticas no domínio da energia nuclear (68 candidatos).
Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da UE. Devem dominar, pelo menos, duas das 24 línguas oficiais da UE, para o domínio 1 uma das línguas tem de ser o inglês ou o francês e para o domínio 2, uma das línguas tem de ser o inglês.
Para o domínio 1, os candidatos devem ter, na área da física nuclear, química nuclear, medicina nuclear, radioproteção, radiobiologia, física, química, ciência dos materiais ou engenharia:
- Habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, três anos, seguido de, no mínimo, sete anos de uma experiência profissional relevante ou,
- Habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, quatro anos, seguido de, no mínimo, seis anos de experiência profissional relevante ou,
- Um doutoramento ou diploma equivalente numa das áreas indicadas no ponto 3.3.1, alínea a), subalínea i), e, no mínimo, dois anos de experiência profissional relevante.
Para o domínio 2, os candidatos devem ter, na área das ciências ou engenharias nucleares, química, engenharia química, ciência dos materiais, geologia, geoquímica ou física:
- Habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, três anos, seguido de, no mínimo, sete anos de experiência profissional relevante ou,
- Habilitações correspondentes a um ciclo completo de estudos universitários de, pelo menos, quatro anos, seguido de, no mínimo, seis anos de experiência profissional relevante ou,
- Um doutoramento ou diploma equivalente e, no mínimo, dois anos de experiência profissional relevante.
A inclusão numa lista de reserva não confere nem um direito nem uma garantia de recrutamento. No caso de ser recrutado, a remuneração mensal indicativa para o grau AD 7 é, neste momento, 6.980,66 euros, sujeita ao coeficiente de correção por país, mais subsídios.
EPSO/AD/411/23