UpM

A União para o Mediterrâneo (UpM) é uma organização intergovernamental composta pelos países da União Europeia, o Reino Unido e os países do Mediterrâneo Meridional e Oriental, num total de 43 membros.

União para o Mediterrâneo

A União para o Mediterrâneo (UpM) é uma organização intergovernamental Euro-Mediterrânica que agrega todos os países da União Europeia, o Reino Unido e 15 países do Mediterrâneo Meridional e Oriental.

Foi criada por uma decisão dos Chefes de Estado e de Governo dos seus membros, realizada em Paris em julho de 2008, e surge como reforço do designado “Processo de Barcelona”, lançado em 1995 com o objetivo de reforçar as relações entre a Europa e os países do Mediterrâneo Meridional.

A sua missão é promover o diálogo e a cooperação regional entre os países membros e implementar projetos e iniciativas que possam ter impacto concreto nos seus cidadãos, particularmente nos jovens e nas mulheres, em torno de três objetivos estratégicos: estabilidade, desenvolvimento humano e integração.

A UpM é governada por uma estrutura baseada na apropriação e responsabilidade partilhada por ambas as margens do Mediterrâneo e a sua presidência é assegurada por dois copresidentes. Desde 2012, a copresidência é desempenhada pela União Europeia e pela Jordânia.

Os membros da UpM reúnem regularmente ao nível de Altos-Funcionários dos respetivos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, das Instituições Europeias e da Liga Árabe, para debater assuntos comuns e preparar as decisões nas reuniões ministeriais.

Em 2010, foi criado, em Barcelona, o Secretariado da União para o Mediterrâneo, instituição que operacionaliza as decisões tomadas pelos seus Estados membros, apoia as reuniões ministeriais, facilita o diálogo regional e desenvolve projetos estratégicos.

Em janeiro de 2017, durante o segundo Fórum Regional da UpM, os Ministros dos Negócios Estrangeiros e representantes dos Estados membros adotaram o roteiro “A União para o Mediterrâneo: uma organização orientada para a ação com uma ambição comum”.

Saber mais...[en]

Regras nacionais

A União para o Mediterrâneo (UpM) é uma organização intergovernamental Euro-Mediterrânica que agrega todos os países da União Europeia, o (...)

Encontrar local num mapa

A UpM - União para o Mediterrâneo, tem sede em Barcelona, Espanha.

Três mulheres e um homem erguem um dos braços em sinal de vitória

O Secretariado da UpM conta com um quadro de pessoal de mais de 60 pessoas, provenientes de 17 Estados, incluindo (...)

Preencher formulário

A União para o Mediterrâneo (UpM) divulga as suas ofertas de emprego e estágio em linha.