Empregos e Estágios
Empregos e Estágios
Informação sobre empregos e estágios na União Europeia
Descrição

Programas de estágio para 66 vagas em vários Gabinetes do BEI na Europa, de duração de 5/6 meses, a começar em março/abril de 2023. Os candidatos devem ser nacionais dos Estados-Membros da UE, ou de países com os quais tenham sido iniciadas negociações de adesão à UE (Albânia, Montenegro, Macedónia do Norte, Sérvia e Turquia). Fluência em inglês (nível B2). Os candidatos podem concorrer até 3 vagas de estágio.

Até
BEI
Descrição

O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza um concurso geral documental e mediante prestação de provas para a constituição de listas de reserva, a partir das quais as instituições e agências da União Europeia poderão recrutar novos funcionários como «assistentes» (grupo de funções AST 3). O concurso abrange três domínios:
1. segurança operacional - 44 candidatos;
2. segurança técnica - 24 candidatos;
3. saúde e segurança no trabalho - 33 candidatos.

Cada candidato só pode concorrer a um deles.

Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da UE, ter conhecimento aprofundado (nível mínimo C1) de uma das 24 línguas oficiais da EU e conhecimento satisfatório (nível mínimo B2) de francês ou inglês, ter nível académico secundário ou pós-secundário, seguido de 2 a 7 anos de experiência profissional.

Até
EPSO
Descrição

Programas de estágio, de cinco a nove meses, a começar entre abril e agosto de 2023. Os candidatos devem ser nacionais dos Estados-Membros, Noruega, Islândia ou Listenstaine, recém-licenciados, e que não tenham beneficiado de qualquer estágio ou emprego anterior (formal ou informal, remunerado ou não) em qualquer instituição, agência, órgão ou delegação da UE. Fluência em inglês e o conhecimento doutras línguas é uma mais-valia. A título indicativo, a bolsa mensal em 2022 foi de 1,958.69 euros.

Os candidatos podem enviar apenas uma candidatura para 14 Serviços diferentes: Comunicação, Gabinete executivo, Infeções associadas a cuidados de saúde, Doenças epidemiológicas, Vigilância, Resposta a emergências, Formação em saúde pública, Serviços corporativos, Aquisições, Processo e métodos científicos, Recursos humanos, Apoio ao investigador chefe, Cooperação europeia e internacional e Vírus transmitidos pelo sangue e tuberculose.

Até
ECDC
Descrição

O Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia (SGC) pretende recrutar um/a diretor/a para o Serviço Jurídico, que prestará assessoria, ao mais alto nível, e dará pareceres orais/escritos sobre questões jurídicas e institucionais em relação a todos os aspetos dos dossiês, a fim de identificar soluções juridicamente corretas e politicamente aceitáveis. Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da UE, ter licenciatura, 15 anos de experiência profissional relevante, incluindo pelo menos três anos num cargo de direção no domínio jurídico. Muito bons conhecimentos de inglês ou francês e bons conhecimentos da outra língua. Remuneração mensal indicativa de 17.639,97 euros, mais subsídios.

Até
Conselho
Descrição

O Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia (SGC) pretende recrutar um/a diretor/a para a Direção-Geral da Competitividade e Comércio (DG COMPET), que coordena a organização das reuniões das formações «Competitividade» e «Negócios Estrangeiros (Comércio)» do Conselho. Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da UE, ter licenciatura, 15 anos de experiência profissional relevante, dos quais pelo menos três anos de exercício efetivo de responsabilidades de gestão e organização. Muito bons conhecimentos de inglês ou francês e bons conhecimentos da outra língua. Remuneração mensal indicativa de 15.225,35 euros, mais subsídios.

Até
Conselho
Descrição

Programa de estágio para estudantes, de duração de três a seis meses, a começar a partir de fevereiro de 2023. Os candidatos devem ser estudantes do último ou penúltimo ano de mestrado, numa disciplina técnica ou científica, estar matriculados na universidade durante todo o período do estágio e ser cidadãos de um Estado-Membro da ESA (Portugal). É necessário um bom conhecimento de inglês e/ou francês; o conhecimento de outra língua de um Estado-Membro seria uma vantagem.

Podem candidatar-se a um máximo de duas vagas de estágio. As 139 vagas são para várias instalações da Agência: Sede da ESA (Paris, França), Centro Europeu de Astronomia Espacial, em Villanueva de la Cañada (Madrid, Espanha), Centro Europeu de Investigação e Tecnologia Espacial (Noordwijk, Países Baixos), Centro Europeu de Operações Espaciais (Darmstadt, Alemanha), Centro de Observação da Terra (Frascati, Itália), Centro Europeu de Segurança e Educação Espacial (Redu, Bélgica), Centro Europeu de Aplicações Espaciais e Telecomunicações (Harwell, Reino Unido).

Bolsa mensal de 800 euros para não residentes e 500 euros para residentes.

Até
AEE

Saber mais sobre empregos e estágios na UE

Artigos, ligações e documentos úteis.

Três mulheres e um homem erguem um dos braços em sinal de vitória

As instituições e outros organismos da UE oferecem-lhe um vasto número de oportunidades de trabalho. Um trabalho na União Europeia dar-lhe-á a ...

Jovens felizes caminham na rua mostrando apontamentos

Oportunidades de estágio em organismos da União Europeia localizados em vários países.

Outras organizações internacionais

Oportunidades de emprego e estágio em grandes organizações.

 

conselho da europa

O Conselho da Europa é uma organização internacional fundada a 5 de maio de 1949, a mais antiga instituição europeia em funcionamento ...

ONU

ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional, fundada em 1945, com o compromisso de manter a paz ...

NATO

A Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN), também chamada de Aliança do Atlântico Norte, é uma aliança intergovernamental entre 30 países da ...

OCDE

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) é uma organização internacional, composta por 38 Estados-Membros.

OSCE

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa é uma organização internacional composta por 57 Estados participantes.

União para o Mediterrâneo

A União para o Mediterrâneo (UpM) é uma organização intergovernamental composta pelos países da União Europeia, pelo Reino Unido e ...