Empresas Comuns (Joint Undertakings)
As Empresas Comuns Europeias (Joint Undertakings) permitem que a Comissão Europeia e a indústria privada trabalhem em conjunto para atingir objetivos comuns em áreas e desafios prioritários para a Europa.

O que são empresas comuns?
As Empresas Comuns (em inglês, Joint Undertakings, com a sigla JU) Europeias permitem que a Comissão Europeia (CE) e a indústria privada trabalhem em conjunto para atingir objetivos comuns. A CE seleciona áreas prioritárias, que cobrem alguns dos desafios mais prementes da Europa, e as JU abordam estas questões em conjunto através de iniciativas concertadas de investigação e inovação.
As parcerias entre a UE e a indústria procuram aproximar os resultados destes projetos aos mercados e melhorar a ligação entre a investigação e o crescimento económico. Através destas parcerias com o setor privado, a UE reúne recursos para enfrentar os maiores desafios, apoiar a competitividade, criar empregos de alta qualidade e encorajar um maior investimento privado na investigação e inovação.
Existem atualmente 10 Empresas Comuns que funcionam no âmbito do programa Horizonte Europa, nove criadas ainda no quadro do anterior programa Horizonte 2020. Todas as parcerias partilham o objetivo de alcançar uma Europa neutra para o clima e uma Europa digital. As JU partilham alguns objetivos gerais, tais como:
- aumentar a competitividade da UE;
- contribuir para a resposta da UE aos desafios globais (incluindo a saúde);
- acelerar as transições verde e digital;
- reforçar a excelência científica;
- estimular a investigação e a inovação nas PME.
Financiamento
As Empresas Comuns são alvo de cofinanciamento entre agentes públicos e privados.
Os agentes públicos subdividem-se entre a Comissão Europeia e os vários Estados-Membros ou Estados terceiros que participam em cada JU. No que concerne aos agentes privados, estes diferem entre as nove empresas comuns. Os principais são por norma associações empresariais, conglomerados industriais, PME ou universidades e centros de investigação.