Erasmus+

Jovens a tirar selfie

O Programa Erasmus+ é o programa de ação da União nos domínios da educação e formação, da juventude e do desporto, para o período de 2021-2027.

Objetivo

Apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal das pessoas nos domínios da educação e formação, da juventude e do desporto, na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para estimular a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa. O Programa é um instrumento fundamental para construir um espaço europeu da educação, apoiar a execução da cooperação estratégica europeia em matéria de educação e formação, nomeadamente das respetivas agendas setoriais, fazer progredir a cooperação no domínio da política de juventude ao abrigo da Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027 e desenvolver a dimensão europeia do desporto.

O programa tem, ainda, como objetivos específicos:

  • Promover a mobilidade individual e em grupo para fins de aprendizagem, e a cooperação, a qualidade, a inclusão e a equidade, a excelência, a criatividade e a inovação ao nível das organizações e políticas no domínio da educação e da formação;

  • Promover a mobilidade para fins de aprendizagem não formal e informal e a participação ativa entre os jovens, e a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação ao nível das organizações e políticas no domínio da juventude;

  • Promover a mobilidade do pessoal desportivo para fins de aprendizagem, e a cooperação, a qualidade, a inclusão, a criatividade e a inovação ao nível das organizações desportivas e das políticas desportivas.

Estes objetivos serão prosseguidos através de três ações principais:

  • Ação-chave 1: Mobilidade para fins de aprendizagem;
  • Ação-chave 2: Cooperação entre organizações e instituições;
  • Ação-chave 3: Apoio à elaboração de políticas e à cooperação

Há, ainda, as ações Jean Monnet que apoiam o ensino, aprendizagem, investigação e os debates sobre questões relacionadas com a integração europeia, inclusive sobre os futuros desafios e oportunidades da União.

No período 2021-2027, o programa ambiciona ser ainda mais inclusivo e apoiar as transições ecológica e digital, bem como colaborar para a resiliência dos sistemas de educação e formação face à pandemia. assim, terá como principais características as seguintes:

  • Erasmus+ inclusivo: proporcionar melhores oportunidades às pessoas com menos oportunidades, incluindo as de origens culturais, sociais e económicas diversas, e as que vivem em zonas rurais e remotas. O programa será também mais internacional, a fim de cooperar com países terceiros.
  • Erasmus+ digital: a pandemia salientou a necessidade de acelerar a transição digital dos sistemas de educação e formação. O Erasmus+ apoiará o desenvolvimento de competências digitais, através da formação e intercâmbios digitais de elevada qualidade e incentivará os estágios no setor digital.
  • Erasmus+ verde: em sintonia com o Pacto Ecológico Europeu, o programa oferecerá incentivos financeiros aos participantes que utilizam modos de transporte sustentáveis. Investirá igualmente em projetos que promovam a sensibilização para as questões ambientais e facilitem os intercâmbios relacionados com a atenuação da crise climática.
  • Erasmus+ para os jovens: a iniciativa DiscoverEU torna-se agora parte integrante do programa Erasmus+ e dá aos jovens de 18 anos a possibilidade de obterem um passe ferroviário para viajar por toda a Europa, aprender com outras culturas e conhecer outros europeus. O Erasmus+ apoiará igualmente oportunidades de intercâmbio e cooperação através de novas atividades de participação dos jovens, a fim de ajudar os jovens a participar e a aprender a participar na vida democrática, sensibilizando para os valores europeus comuns e os direitos fundamentais e unir jovens e decisores a nível local, nacional e europeu.

O enquadramento financeiro para a execução do Programa Erasmus+, para o período de 2021 a 2027, é de 24 574 000 000 EUR, a preços correntes.


Destaques

Ligações úteis

Vídeos

Erasmus+ 2021-27 (1'50'') | Juventude em Ação | 27 maio 2021

Candidaturas

Convite à apresentação de candidaturas 2021 - Programa Erasmus+

Legislação

Processo legislativo

Documentos

Guia do Programa 2021 | Comissão Europeia | Abril 2021
4.25 MB
Programa de trabalho anual 2021 [en]
2.11 MB
Ficha informativa sobre o novo programa Erasmus+ 2021-2027: «Uma experiência de vida enriquecedora que abre horizontes» | 2021
902.63 KB
Ficha informativa: Digital Education Action Plan (2021-2027) | Comissão Europeia | setembro 2020
2.05 MB
Erasmus + 2021-2027: At a glance | Parlamento Europeu | maio 2021 [en]
553.54 KB
Ficha informativa: Investir nas pessoas. Melhorar ainda mais o programa Erasmus
2.36 MB
Coronavírus: conselhos sobre as atividades de mobilidade do Programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade [en]
198.71 KB
Erasmus + 2019 em números [en]
400.83 KB