Europa Circular de Base Biológica (CBE)

Empresa Comum

A Empresa Comum para uma Europa Circular de Base Biológica (CBE JU) é uma parceria entre a União Europeia e o "Bio-based Industries Consortium" (BIC) que financia projetos de promoção de indústrias de base biológica competitivas na Europa.

Ver PDF
Circular Bio Based
Índice

O que é?

A Empresa Comum para uma Europa Circular de Base Biológica (CBE JU) é uma parceria entre a União Europeia e o "Bio-based Industries Consortium" (BIC) que financia projetos de promoção de indústrias de base biológica competitivas na Europa. É a sucessora legal e universal da Empresa Comum Bioindústrias (BBI JU) em relação a todos os contratos, acordos de subvenção e responsabilidades.

Passar de matérias-primas fósseis não renováveis para processos de produção circular de base biológica, é essencial para alcançar as metas climáticas da UE, tal como estabelecido no Pacto Ecológico Europeu. Indústrias fortes, eficientes em termos de recursos e competitivas, de base biológica, são importantes motores desta mudança. Ao produzirem materiais biológicos renováveis a partir de resíduos e biomassa, de uma forma inovadora, sustentável e circular, estas empresas e indústrias contribuem para o objetivo da neutralidade climática ao mesmo tempo que criam emprego e promovem o crescimento económico em toda a Europa.

Parceria

O papel desta Empresa Comum é reunir vários atores das indústrias de base biológica, desde agricultores a cientistas, para resolver os desafios tecnológicos, regulamentares e de mercado do setor. O seu esquema de financiamento público-privado impulsiona a inovação e a implantação no mercado e prepara o caminho para investimentos futuros.

No caso do setor público, a Empresa Comum funciona segundo as regras da Comissão Europeia patentes no Horizonte Europa. 

No que concerne aos agentes privados, a Empresa Comum financia projetos que abordam desafios estratégicos através de convites anuais à apresentação de propostas. Os agentes privados que nela participam e que para ela contribuem, são PME, universidades, centros de investigação, cientistas e agentes do setor agrícola e industrial. 

Financiamento

A Empresa Comum para uma Europa Circular de Base Biológica (CBE JU) já financiou 142 projetos de inovação de base biológica envolvendo mais de mil beneficiários de 39 países, sejam Estados-Membros da UE, sejam países associados. Esta Empresa Comum possui um orçamento de 3,7 mil milhões de euros comparticipado da seguinte forma:

  • 975 milhões de euros de financiamento facultados pelo programa Horizonte Europa;
  • 2,7 mil milhões de euros são contributos do setor privado, representado em grande parte pelo BIC.

Estratégia 

  • Fomentar a segurança alimentar para um mundo em crescimento populacional e satisfazer a procura de produtos sustentáveis. Através da produção integrada e eficiente de alimentos, rações, produtos de base biológica, serviços e energia com um impacto ambiental mínimo.

  • Criar empregos e promover o crescimento na bioeconomia circular. Com cadeias de valor que mobilizem matérias-primas locais, disponíveis e potenciais, fabricando produtos que satisfaçam a procura e beneficiem todos os atores.

  • Contribuir para um planeta sustentável. Com cadeias de valor neutras em carbono, usando recursos naturais de forma ótima, protegendo o ambiente, acrescentando valor à sociedade e à economia.

  • Atingir uma sociedade circular de bioeconomia. Através de redes eficazes de inovação e centros de conhecimento, ligando centros industriais, diversos atores, investidores e município sem limites da geografia e da competência, com cidadãos informados e participantes.

Objetivos 

  • Acelerar o processo de inovação e desenvolvimento de soluções inovadoras de base biológica;
  • Assegurar um elevado nível de desempenho ambiental dos sistemas industriais de base biológica;
  • Desbloquear o futuro da bioeconomia circular na Europa;
  • Apoiar a investigação e inovação para soluções sustentáveis de base biológica;
  • Enfrentar os desafios tecnológicos, regulamentares e comerciais da bioeconomia;
  • Reforçar a colaboração de todos os atores da bioeconomia envolvendo mais intervenientes ao longo das cadeias de valor;
  • Demonstrar que existem tecnologias que permitem desenvolver novos blocos de construção química de base biológica, novos materiais e produtos de consumo para substituir alternativas de base fóssil;
  • Desenvolver modelos de negócio que fomentem a colaboração entre partes interessadas de toda a Europa, aproximando-as dos consumidores;
  • Criar bio-refinarias que utilizem tecnologias e modelos de negócio para demonstrar que o custo e o desempenho dos produtos de base biológica são tão ou mais competitivos que as alternativas de base fóssil.