27.º Aniversário do Centro de Informação Europeia Jacques Delors

27 anos a comunicar a União Europeia em Portugal
Fotografias: CCB, Palacete do Relógio, Palácio Cova da Moura

"O Centro de Informação Jacques Delors é a partir de hoje um instrumento que deve servir as pessoas, informar bem os cidadãos e aprofundar a descentralização, a transparência e a colaboração entre as administrações portuguesa e europeia. Quem deve ouvir o cidadão para melhor informá-lo. Porque, não nos esqueçamos, um cidadão bem informado é um cidadão livre.

Em meu entender a participação em liberdade é uma base indispensável à construção da Europa que desejamos – uma Europa de paz, de progresso e de solidariedade.”
[Tradução nossa] 
Discurso do Comissário Marcelino Oreja, responsável pela Política  da  Cultura e do Audiovisual da Comissão Europeia por ocasião da inauguração do Centro a 27 de março de 1995 
 

A 27 de março de 1995 teve lugar a inauguração do Centro Jacques Delors. Entre as várias personalidades presentes, esteve o seu patrono Jacques Delors, ex -Presidente da Comissão Europeia, o Primeiro-Ministro Aníbal Cavaco Silva, o Secretário de Estado Vítor Martins e os comissários europeus Marcelino Oreja e João de Deus Pinheiro.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD) é desde 1 de janeiro de 2008 um organismo da Administração Central, integrado na Direção-Geral dos  Assuntos Europeus, Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Cumpre ao CIEJD assegurar a informação e o conhecimento sobre a União Europeia, suscitando uma participação informada dos cidadãos no seu processo de construção.

Desde 1 de janeiro de 2020, o Centro é, também, o Ponto de Contacto Nacional para a Iniciativa de Cidadania Europeia – instrumento de democracia participativa na União Europeia – que tem como principal objetivo  fomentar  a  participação dos cidadãos e das  cidadãs no processo legislativo europeu, aproximando-os por essa via do projeto europeu.

Reiteramos o nosso agradecimento a todos os que connosco colaboraram e colaboram, quer integrando a equipa do CIEJD, quer apoiando e promovendo as nossas iniciativas. Um agradecimento especial aos cidadãos e às cidadãs que participaram e/ou participam nesta jornada.