Tratado de adesão às Comunidades Europeias da Dinamarca, da Irlanda, da Noruega e do Reino Unido (50.º Aniversário)

Assinatura a 22 de janeiro de 1972
Ver PDF
Fotografias das delegações da Dinamarca, Irlanda, Noruega e Reino Unido no Tratado de Adesão

A 22 de janeiro de 1972, a Dinamarca, a Irlanda, a Noruega e o Reino Unido assinaram o Tratado de Adesão às Comunidades Europeias (Comunidade Económica Europeia, Comunidade Europeia da Energia Atómica e Comunidade Europeia do Carvão e do Aço). A cerimónia de assinatura realizou-se no Palácio de Egmont, em Bruxelas, na Bélgica.

A 1 de janeiro de 1973, a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido tornaram-se oficialmente Estados-Membros da então Comunidade Económica Europeia. A Noruega não concretizou a sua adesão, como consequência de um referendo nacional que determinou que o país não deveria aderir às Comunidades Europeias.

O Reino Unido saiu da União Europeia a 31 de janeiro de 2020, igualmente fruto do resultado de um referendo realizado em 2016.


Imagem (da esquerda para a direita):

À esquerda, a delegação dinamarquesa | Ivar Nørgaard, (Ministro dinamarquês dos Negócios Estrangeiros, Assuntos Europeus e Assuntos Nórdicos), Jens-Otto Krag (Primeiro-ministro dinamarquês) e Jens Christensen (Secretário da Economia Estrangeira do Ministério dos Negócios Estrangeiros dinamarquês), sentado no meio.

Ao meio, segunda posição, a delegação irlandesa | Patrick Hillery (Ministro irlandês dos Negócios Estrangeiros), e John Lynch (Primeiro-ministro irlandês - Taoiseach).

Ao meio, terceira posição, a delegação norueguesa | Andréas Zeier Cappelen (Ministro norueguês dos Negócios Estrangeiros), Trygve Bratteli (Primeiro-ministro norueguês), e Søren Christian Sommerfelt (Embaixador e Chefe da Delegação para as negociações de adesão da Noruega à Comunidade Económica Europeia).

À direita, a delegação britânica | Sir Alec Douglas-Home (Ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade), Edward Heath (Primeiro-Ministro britânico), Geoffrey Rippon (Chanceler do Ducado de Lancaster encarregado das negociações de adesão à Comunidade Económica).

Fonte: União Europeia/Jean-Louis Debaize (adaptado)


Assinatura dos Tratados de Adesão da Dinamarca, Irlanda, Noruega e Reino Unido

Fonte: União Europeia

00:00 - 23:59
...loading...