Adesão à União Europeia da Áustria, da Finlândia, da Noruega e da Suécia (27.º Aniversário)

Assinatura a 24 de junho de 1994
Fotografias dos momentos de assinatura do Tratado de Adesão por parte da  Áustria, Finlândia, Noruega e Suécia

A 24 junho de 1994, a República da Áustria, o Reino da Noruega, o Reino da Suécia, e a República da Finlândia assinaram o Tratado de Adesão à União Europeia. A cerimónia ocorreu no Palácio de São Miguel e São Jorge, em Corfu, na Grécia. Este foi o quarto alargamento da União Europeia.

A Noruega não viria a tornar-se oficialmente Estado-Membro da União Europeia de novo. O país realizou um referendo nacional, cujo veredicto foi igualmente não entrar na União Europeia.

Os restantes três países tornaram-se oficialmente Estados-Membros da União Europeia a 1 de janeiro de 1995.

Depositário: Governo de Itália.


Imagem (da esquerda para a direita):

  • Delegação austríaca | Ulrich Stacher (Membro da Chancelaria Federal Austríaca), Manfred Scheich (Negociador-chefe das negociações de adesão da Áustria à UE), Franz Vranitzky (Chanceler Federal da Áustria) e Alois Mock (Ministro Federal das Relações Exteriores da Áustria).

  • Delegação finlandesa | Veli Sundbäck (Secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia), Pertti Salolainen (Vice-primeiro-ministro finlandês e Ministro do comércio externo), Esko Aho (Primeiro-ministro finlandês) e Heikki Haavisto (Ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia).

  • Delegação norueguesa | Eivinn Berg (Embaixador da Noruega na UE), Bjørn Tore Godal (Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega), Gro Harlem Brundtland (Primeira-ministra norueguesa) e Grete Knudsen (Ministra de Comércio e Navegação da Noruega).

  • Delegação sueca | Franck Belfrage (Secretário de Estado para Assuntos Europeus e Comércio Externo da Suécia), Margaretha af Ugglas (Ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia), Carl Bildt (Primeiro-ministro sueco) e Ulf Dinkelspiel (Ministro dos Assuntos Europeus e Comércio Externo da Suécia).

Fonte: União Europeia/Jean Guyaux (adaptado)


Conselho Europeu de Corfu

Fonte: União Europeia