Cimeira União Africana - União Europeia: e agora o quê?

O Clube de Lisboa com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr - IMVF, organiza no próximo dia 28 de fevereiro a conferência intitulada «Cimeira União Europeia-União Africana: e agora o quê?».
Nos dias 17 e 18 de fevereiro, a União Africana e a União Europeia realizaram uma Cimeira em Bruxelas e aprovaram um pacote de investimento África-Europa de 150 mil milhões de euros para ajudar a construir economias mais diversificadas, inclusivas, sustentáveis e resilientes. O evento pretende analisar as implicações desta Cimeira.
Objetivos:
Com a presente conferência pretende-se olhar para a cimeira UE-UA e analisar alguns dos seus principais desenvolvimentos e impactos para o futuro próximo não apenas nestas duas áreas de integração regional como também no mundo em geral. Assim destacam-se tópicos como por exemplo:
- a Cimeira como um ponto de viragem na relação recíproca das duas regiões?
- o impacto da Cimeira para a melhoria do tipo habitual de relações entre países europeus e africanos;
- em que medida a Cimeira representa uma resposta a movimentos estratégicos e concretos de outras potências, nomeadamente da China em África?
- quais os moldes de aplicação do pacote de investimento aprovado e em que consistirá a sua aplicação?
Oradores
- Michelle Ndiaye, Instituto para a Paz e Estudos de Segurança (IPSS)
- Lidet Tadesse, Centro Europeu de Gestão de Políticas de Desenvolvimento (ECDPM)
- Ottilia Maunganidze, Instituto de Estudos de Segurança (ISS)
- Fernando Jorge Cardoso, Clube de Lisboa
Participação
O debate decorrerá em inglês, e será transmitido em direto na página de Facebook e no canal de YouTube do Clube de Lisboa.
O público poderá colocar comentários e questões em ambas as plataformas. A participação está aberta a todos os interessados a assistir ao evento.