Conferência dos Oceanos - Nações Unidas

Lisboa, 27 junho - 1 julho 2022
Conferência dos Oceanos das Nações Unidas

A segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC), realiza-se em Lisboa entre 27 de junho e 1 de julho de 2022 e tem como tema geral «Reforçar a ação dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do objetivo de desenvolvimento sustentável 14: avaliação, parcerias e soluções». 

Recorde-se que o objetivo 14 - Conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável - integra os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecidos pelas Nações Unidas. 

A importância dos Oceanos | Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC)

O evento coorganizado pelos Governos de Portugal e do Quénia, surge num momento crítico no panorama global, uma vez que muitos dos problemas profundamente enraizados das sociedades, foram colocados a descoberto pela pandemia, e a sua resolução exigirá grandes transformações estruturais e soluções comuns partilhadas, ancoradas nos 17 ODS da Agenda 2030.

Objetivos

A Conferência procurará impulsionar soluções inovadoras, baseadas em dados científicos, através das quais se pretende iniciar um novo capítulo da ação mundial sobre os oceanos. 

As soluções para uma gestão sustentável dos oceanos abrangem as tecnologias verdes e utilizações inovadoras dos recursos marinhos, a luta contra as ameaças para a saúde, a ecologia, a economia e a governação dos oceanos - acidificação, lixo marinho e poluição, pesca ilegal, não declarada e não regulamentada e perda de habitats e biodiversidade.

A participação das diversas entidades e organizações da sociedade civil portuguesa apresenta-se como uma oportunidade de contribuir para a proteção e conservação de um dos recursos mais importantes para Portugal.

Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa | Direção-Geral de Política do Mar

Documentos
Programa do Evento [en]
233.56 KB