Conferência - Iniciativa de Cidadania Europeia 2.0

Concepção, participação e impacto
Conferência 6 de março Iniciativa de Cidadania Europeia

Enquadramento

O novo Regulamento sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia (ICE) começou a ser aplicado em 1 de janeiro de 2020, trazendo mudanças significativas para este importante instrumento de democracia participativa.

Pretende a União Europeia (UE) sensibilizar os cidadãos para a importância da participação, incentivando para a apresentação e desenvolvimento de iniciativas próprias, com impacto real na formulação de políticas e, sobretudo, na definição de prioridades a nível da UE.

Descrição

Esta conferência, envolvendo todas as partes interessadas na Iniciativa de Cidadania, no exercício efetivo da democracia participativa, pretende suscitar o debate de experiências e de ideias.

A Comissão Europeia, enquanto entidade promotora deste evento, acredita que todos temos um papel a desempenhar como “embaixadores” da Iniciativa de Cidadania Europeia, que só através de uma colaboração empenhada e estruturada se poderá contribuir  para aumentar a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisão da UE.

O Centro de Informação Europeia Jacques Delors, designado Ponto de Contacto Nacional da ICE, será representado pela sua Diretora, Regina Quelhas Lima, no tema "ENGAGE | Interactive sessions #1" - 2º painel "Communicating locally on the European citizens’ initiative".

Para participar, inscreva-se em : http://bit.ly/DEI_Register

Inscrições abertas até ao dia 21 de fevereiro de 2020.

European Citizens’ Initiative 2.0 (1'54") | European Commission

Localização


Este evento é organizado pela Comissão Europeia, com a participação de outras instituições e órgãos consultivos da UE, bem como organizações da sociedade civil.