Conferência Plataforma para uma Transição Justa

Conferência Plataforma para uma Transição Justa

A Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO) e a Direção-Geral da Energia (DG ENER) da Comissão Europeia promovem a 6.ª edição da conferência «Plataforma para uma Transição Justa», entre os dias 24 a 26 de outubro, em Bruxelas.

O Mecanismo para uma Transição Justa é uma ferramenta essencial para garantir que a transição para uma economia com impacto neutro no clima se faça de modo justo e sem deixar ninguém para trás. O Mecanismo mobiliza, pelo menos, 100 mil milhões de euros entre 2021 e 2027 para aliviar o impacto socioeconómico da transição ecológica.

Em Portugal, o Mecanismo apoia os territórios do Pego (Médio Tejo), Sines (Alentejo Litoral) e Matosinhos (Área Metropolitana do Porto) de forma a compensar os impactos negativos resultantes do fim da produção de energia elétrica a partir de carvão nas centrais termoelétricas e das refinarias.

Objetivos

A conferência proporcionará um fórum de partilha de opiniões e experiências sobre o processo de transição justa, envolvendo autoridades nacionais, locais e regionais, bem como parceiros económicos, sociais, a sociedade em geral e representantes da Comissão Europeia.

Pretende-se preparar a implementação do Mecanismo para uma Transição Justa, destacando a importância de criar uma reserva de projetos forte, bem como a necessidade de acelerar a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, a fim de reduzir a dependência energética da Europa, em tempos de crise.

Haverá ainda sessões específicas que abordarão temas como:

  • a participação dos cidadãos e das partes interessadas;
  • as oportunidades oferecidas pelas tecnologias de energias limpas e;
  • a importância das competências e da aprendizagem ao longo da vida para uma economia ecológica e preparada para o futuro.

No dia 26 de outubro, o Comité das Regiões Europeu organizará um diálogo a vários níveis sobre uma transição justa.

Oradores

  • Elisa Ferreira, Comissária Europeia da Política de Coesão e Reformas
  • Kadri Simson, Comissária Europeia da Energia

Participação

O evento decorrerá em formato híbrido, com participação sujeita a registo prévio. As inscrições encerram no dia 27 de setembro.