Cultura, Coesão e Impacto Social

Conferência da Presidência
Ver PDF
Cultura, Coesão e Impacto Social

Com lugar em Serralves, no Porto, e organização do Ministério da Cultura, a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia vai realizar uma Conferência sobre a «Cultura, Coesão e Impacto Social», nos próximos dias 5 e 6 de maio.

Enquadramento

Esta Conferência marca a importante discussão para uma melhor compreensão dos benefícios da cultura para a coesão social e visa propor soluções para maximizar o seu impacto social.

Dada a conjuntura pós-pandémica e o consequente agravamento dos mecanismos de comunicação interpessoal, dos problemas de saúde mental, dos desafios ambientais, das desigualdades e da intolerância, reconhece-se a importância da mobilização europeia para o desbloqueio do potencial da cultura para a coesão social e os desafios societais da atualidade.

A conferência será estruturada em torno de uma sessão plenária e quatro painéis principais, subordinados aos seguintes temas:

  1. O Impacto Social da Cultura;
  2. Cultura, Saúde Mental e Bem-Estar;
  3. Cultura, Coesão e Território;
  4. Cultura e Sustentabilidade Ambiental;
  5. Cultura e Igualdade de Género.

Objetivos

  1. Mobilizar plenamente a cultura e as artes para moldar um futuro melhor e para superar as crises contemporâneas;
  2. Aproveitar o potencial da cultura para a saúde mental e o bem-estar;
  3. Explorar formas de como a cultura pode aumentar a resiliência das comunidades nos territórios mais periféricos e remotos;
  4. Consolidar a cultura como uma ponte entre as sociedades e a sustentabilidade ambiental;
  5. Propor formas de a cultura abordar as desigualdades de género dentro e fora dos sectores culturais e criativos, promovendo uma maior compreensão do outro.

Oradores

Entre todos os oradores, conta-se com a presença de Graça Fonseca, Ministra da Cultura de Portugal, Elisa Ferreira, Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e Mariya Gabriel, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude. 

Participação

O acesso a este evento é possível mediante inscrição prévia. Este terá um formato híbrido, com as sessões a decorrerem nas instalações da Fundação de Serralves, Porto. Pode inscrever-se até dia 27 de abril.

08:30 - 12:00
...loading...