Desafios da Indústria 4.0 em Portugal

Desafios da Indústria 4.0 em Portugal’

No próximo dia 15 de dezembro, realiza-se o Webinar de Capacitação «Desafios da Indústria 4.0 em Portugal» que decorrerá na cidade do Porto, para debater os desafios, oportunidades e as tendências da Indústria 4.0 em Portugal.

Descrição

O seminário é promovido pelo projeto "i4.0 Lead the Digital Transformation" em copromoção com a Associação Fraunhofer Portugal Research, a SANJOTEC – Associação Científica e Tecnológica e a INOVA-RIA – Associação de Empresa para a Rede de Inovação de Aveiro.

O projeto "i4.0 Lead the Digital Transformation", principal responsável pela promoção do evento, visa sensibilizar os empresários para a importância da transformação digital e da incorporação de tecnologias avançadas de produção nos modelos de negócio e de funcionamento.

Este projeto insere-se no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC) que tem como objetivo promover metodologias de Indústria 4.0 nas PME portuguesas, em setores tradicionais e tecnológicos, de forma a potenciar a competitividade e a criação de valor.

Objetivos

O presente evento aborda diversas temáticas tais como:

  • Diferentes oportunidades e desafios para promover a transformação digital no setor industrial;
  • Tecnologias Avançadas da Produção e alteração dos modelos de funcionamento, de trabalho e de negócio;
  • As tendências de inovação no smart manufacturing;
  • Oportunidades de financiamento na Indústria 4.0.

Existem quatro painéis principais ao longo do dia: 

  • Inovação e Tendências tecnológicas no Smart Manufacturing;
  • Tecnologias Avançadas de Produção: a cooperação entre a indústria e a Academia;
  • Apresentação da plataforma Eclipse BaSyx, que pretende ser uma ferramenta de referência na mobilização dos diversos decisores para a adoção de políticas de transformação digital;
  • Financiamento da Indústria 4.0.

Localização

Participação

O evento decorrerá em formato presencial no Edifício Porto Inova Centro Empresarial na cidade do Porto. O evento será transmitido também em linha. A inscrição é obrigatória e está disponível a todos os interessados no sítio Internet do evento.