Dia da Criança 2021

Criança no bosque

O Dia Mundial da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris. Portugal, à semelhança de vários países, adotou este dia para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.

Por vezes é difícil distinguir este dia, 1 de junho, do dia 20 de novembro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal da Criança, dia em que se celebram dois marcos importantes. A 20 de novembro, de 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança [en]. Nesse mesmo dia, mas em 1989, foi adotada, também pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção dos Direitos da Criança [en], que Portugal ratificou no dia 21 de setembro de 1990.

Não existe uniformização de data para a celebração dos direitos das crianças, contudo, o seu objetivo será sempre o mais nobre: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam.


Imagem: Jennifer Jacquemart, União Europeia, 2020.


Vídeo: Dia Mundial da Criança - Plano Nacional das Artes - OPART | Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Ministério da Educação, 1 de junho de 2021

Documentos
Estratégia da UE para os Direitos das Crianças [en]
313.32 KB
Plano de ação da UE para os Direitos das Crianças [en]
1.69 MB
Ficha de trabalho EU e a UE | CIEJD, 2021
258.1 KB