Dia da Língua Árabe

2021
Arabic Day

O Dia da Língua Árabe celebra-se a 18 de dezembro. Este idioma pertence ao grupo semítico e é considerado sagrado para os muçulmanos, pois é nele em que está escrito o Alcorão.

A adoção deste dia coincide com a data de adoção da língua árabe como a sexta língua oficial e como língua de trabalho da ONU, através da Resolução 3190 (XXVIII) Assembleia Geral, em 1973.

A comemoração do Dia da Língua Árabe insere-se na iniciativa do Dia dos Idiomas, que contempla as seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas: inglês, francês, árabe, chinês, espanhol e russo. O seu objetivo é fomentar a consciencialização e o respeito pela história, cultura e legado dessas línguas.

O tema deste ano “Arabic Language, a bridge between civilisations”, permite reafirmar a importância do papel da língua árabe na conexão de pessoas através da cultura, ciência e literatura. Assim, o tema foca-se no papel que esta língua tem na criação e transmissão de conhecimento, e também como promotora de diálogo e construção da paz.

Imagem: Exhibition on Arabic Language, a Bridge Between Civilizations | UNESCO

Documentos
Res. 3190 (XXVIII) da AG da ONU que incluí o Árabe entre as línguas oficiais e de trabalho da AG e comités principais | ONU [en]
198.72 KB