Dia da Língua Árabe

2023
Ver PDF
Dia internacional da língua árabe

O Dia da Língua Árabe celebra-se a 18 de dezembro. Este idioma pertence ao grupo semítico e é considerado sagrado para os muçulmanos, pois é nele em que está escrito o Alcorão.

A adoção deste dia coincide com a data de adoção da língua árabe como a sexta língua oficial e como língua de trabalho da ONU, através da Resolução 3190 (XXVIII) Assembleia Geral, em 1973.

A comemoração do Dia da Língua Árabe insere-se na iniciativa do Dia dos Idiomas, que contempla as seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas: inglês, francês, árabe, chinês, espanhol e russo. O seu objetivo é fomentar a consciencialização e o respeito pela história, cultura e legado dessas línguas.

O tema este ano é «Árabe - a língua da poesia e das artes». A língua árabe é conhecida há muito tempo pela sua contribuição para a poesia e as artes. O objetivo deste tema é destacar a importância da língua para reunir o diálogo construtivo entre culturas e promover a compreensão no atual cenário global de incerteza e turbulência.

A celebração deste ano coincide com o quinquagésimo aniversário da declaração do árabe como língua oficial nas Nações Unidas. A UNESCO, que aspira a enaltecer a glória da língua árabe nos níveis poético e artístico, reunirá investigadores, académicos, jovens e dirigentes de organismos internacionais.


Imagem: Unsplash - Khadeeja Yasser (adaptado)

Documentos
Res. 3190 (XXVIII) da AG da ONU que incluí o Árabe entre as línguas oficiais e de trabalho da AG e comités principais | ONU [en]
198.72 KB
00:00 - 23:59
...loading...