Dia da Organização das Nações Unidas (ONU) 2021

Dia das Nações Unidas

O Dia da Organização das Nações Unidas (ONU) é celebrado anualmente a 24 de outubro. Em 2021, assinala-se o 76.º aniversário da entrada em vigor da «Carta das Nações Unidas», assim como da sua fundação, em 1945.

Criada no contexto do final da II Guerra Mundial em que a Humanidade se reerguia e procurava a salvaguarda da dignidade humana e do desenvolvimento, a ONU dedica a sua atividade em prol da paz e da defesa dos Direitos Humanos. A permanente reafirmação dos seus princípios implica um constante diálogo com os desafios atuais, seja as alterações climáticas ou a desigualdade social e cultural que persiste no Mundo.

Esta data foi implementada através da Resolução 168 (II) da Assembleia Geral da ONU, a 31 de outubro de 1947.

O Dia da Organização das Nações Unidas é celebrado mundialmente com várias iniciativas e o objetivo da sua celebração é que se amplifiquem e reafirmem os princípios e objectivos comuns que têm guiado a ONU.

Em 2021, a celebração na ONU ocorreu de forma híbrida, com o concerto patrocinado pela Missão Permanente da Coreia nas Nações Unidas sob o tema «Building Back Together for Peace and Prosperity».

 

Imagem: UNICEF

Documentos
Resolução 168 (II) da Assembleia Geral das Nações Unidas que implementa o Dia das Nações Unidas | ONU [en]
78.28 KB